FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Especial AgroFuncionário do Mês: "os funcionários conhecem todos os setores, pois assim, ninguém fica sobrecarregado"

RAQUEL MARIA CURY RODRIGUES

EM 21/07/2016

3 MIN DE LEITURA

2
0

Com o intuito de homenagear a mão de obra rural, fundamental para todas as atividades do agronegócio e cada vez mais escassa, o MilkPoint lançou em abril o “Especial AgroFuncionário do Mês”. O objetivo é conhecer com detalhes quem são essas pessoas que trabalham nos bastidores, mas, ao mesmo tempo, são essenciais para o negócio como um todo, colaborando com grandes benfeitorias dentro das fazendas leiteiras em todo o país.

Ari Belmiro de Oliveira, proprietário da Fazenda Roda D`Água, localizada em Formiga/MG, destaca que todos os funcionários exercem um papel importante para a evolução da fazenda, pois formam uma equipe. Os funcionários sempre participam de capacitações e a fazenda é vista como uma empresa, com metas planejadas, buscando sempre aumentar a produção de leite e criando animais de boa qualidade. A fazenda possui hoje 11 funcionários e em média cada um deles está trabalhando há oito anos na Roda D´Água.
 

Ari Belmiro
Ari Belmiro 
 

Funcionários da Fazenda Roda D`Água
 
“Todas as histórias vividas na fazenda são marcantes e importantes, pois sempre ensinam algo, possibilitando o nosso crescimento. Para incentivar e motivar a mão de obra rural, sempre mantemos a equipe unida e o trabalho é descentralizado de acordo com o cargo e capacidade de cada funcionário. Cada um deles sabe da sua importância dentro da empresa e isso é fundamental para a motivação pessoal e para o crescimento do negócio”, comentou Ari. 

De acordo com ele, outro ponto importante é que as tomadas de decisão da empresa são realizadas após reuniões com os funcionários. “Conversamos desde fatos mais simples, como o descarte de um animal, até a decisão da construção de um galpão de compost barn”, completou. Ele citou que outro fator motivador/incentivador é a promoção de reuniões e treinamentos com o objetivo de oferecer o melhor ambiente de trabalho possível. “Além disso, o regime de trabalho – que é realizado em forma de rodízio e dividido em dois turnos – também contribui com o ânimo da equipe, pois todos os empregados ficam satisfeitos com as folgas e condições de trabalho”, frisou o produtor. 

compost barn - ari belmiro
A mão de obra da fazenda normalmente é contratada a partir da indicação dos próprios funcionários, mas, o candidato deve ter alguns pré-requisitos segundo Ari. “Prezamos pelo bom relacionamento interpessoal, honestidade, responsabilidade e disciplina. Buscamos pessoas com consciência ambiental e com abertura às mudanças. A empresa é dividida em setores e cada um possui um funcionário responsável. Logo, ao ser contratado, o funcionário realiza um treinamento com o responsável de cada setor. A ideia é que todos os funcionários conheçam todos os setores, para que nenhum funcionário seja sobrecarregado e a empresa funcione normalmente em caso de faltas e férias. Para exemplificar, tem um funcionário responsável pela inseminação artificial, mas atualmente tenho cinco funcionários aptos a exercer essa atividade. Além disso, quando estou ausente na empresa, sempre existe um responsável pela equipe capaz de tomar decisões”, ponderou.

Com relação a administrar as particularidades de cada funcionário e os meios para aproveitá-las, Belmiro ressaltou que a fazenda respeita a individualidade de cada um. “O funcionário é designado para determinada função de acordo com seu perfil”, finalizou.

Ari Belmiro de Oliveira desenvolve a atividade leiteira na Fazenda Roda D'Água desde 1988. Localizada em Formiga, MG, a propriedade iniciou com produção de 50 litros diários, sem infraestrutura e com muitas dificuldades. Hoje, produz diariamente 5.500 litros de leite, com 202 vacas em lactação, confinadas em um compost barn recém construído e já com muitos resultados. Destaque entre as fazendas do projeto Educampo na região, a Fazenda Roda D'Água é referência em uma das maiores bacias leiteiras de Minas Gerais. Ari Belmiro é também um exemplo pela sua garra e determinação, que fizeram com que ele vencesse inúmeros desafios ao longo destes 30 anos na atividade.

Ari será um dos palestrantes do painel “Compost barn na prática” no Interleite 2016 que ocorrerá nos dias 03 e 04 de agosto.
Confira a programação completa do evento!

Confira as edições anteriores do Especial Agrofuncionário do Mês:

Especial AgroFuncionário do Mês: "o crescimento da fazenda é mais importante para os funcionários do que para os patrões"

Especial AgroFuncionário do Mês: "mantenha sempre uma relação verdadeira com a sua equipe"

Mão de obra rural: o que os bastidores escondem sobre a verdadeira alma do negócio

 

RAQUEL MARIA CURY RODRIGUES

Zootecnista pela FMVZ/UNESP de Botucatu e Coordenadora de Conteúdo do MilkPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GEISIANE GONÇALVES DA SILVA

CONTAGEM - MINAS GERAIS

EM 26/07/2016

Parabéns Sr. Ari, já tive a oportunidade de conviver com a sua equipe e tenho certeza que na sua propriedade as pessoas são respeitadas e se respeitam! Que o Sr. multiplique essa habilidade de como estabelecer boa convivência e liderança com outros produtores engrandecendo nosso meio. Grande abraço!
PAULO FERNANDO MACHADO

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 21/07/2016

Parabéns Seu Ari!



A liderança é um dos principais fatores de sucesso nos negócios e o senhor mostra-se como um excelente líder. Tenho visto muitas fazendas onde a média de permanência dos funcionários é de dois anos e, no entanto, no seu caso é de oito anos. Isto é reflexo do seu trabalho no engajamento dos funcionários.



Mais uma vez "parabéns"!
MilkPoint AgriPoint