FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Especial AgroFuncionário do Mês: "o crescimento da fazenda é mais importante para os funcionários do que para os patrões"

RAQUEL MARIA CURY RODRIGUES

EM 17/06/2016

4 MIN DE LEITURA

2
0

Com o intuito de homenagear a mão de obra rural, fundamental para todas as atividades do agronegócio e cada vez mais escassa, o MilkPoint lançou em abril o “Especial AgroFuncionário do Mês”. O objetivo é conhecer com detalhes quem são essas pessoas que trabalham nos bastidores, mas, ao mesmo tempo, são essenciais para o negócio como um todo, colaborando com grandes benfeitorias dentro das fazendas leiteiras em todo o país.

Maria Antonieta Guazzelli, proprietária da Agropecuária Rex/Fazenda Palmito, localizada em Boa Esperança/MG, destaca em primeiro lugar, que considera o ambiente de trabalho um dos principais fatores para a motivação e o incentivo da mão de obra na fazenda.

Figura 1 - Agropecuária Rex/Fazenda Palmito. 



“Nós temos uma boa convivência entre os funcionários, gerentes, técnicos e patrões. Sempre estamos buscando cursos e palestras com o intuito de incentivar os nossos funcionários. Também temos um sistema de reconhecimento para todos os envolvidos na atividade leiteira alinhado aos resultados de produção e qualidade do leite”, avaliou.

Segundo ela, a fazenda também preza pelo emprego das esposas e dos filhos dos funcionários, criando uma sinergia na família e no aumento da renda familiar. “Acredito que é esse o conjunto de fatores que faz com que os funcionários sempre busquem melhorar a qualidade e o aumento da produção, além de termos uma equipe bastante estável”, completou.

Atualmente a fazenda possui 53 funcionários, sendo que 23 deles dedicam-se à produção leiteira. O funcionário mais antigo é Toninho, que apresenta como características a dedicação e o amor pela atividade, além de conhecer muito bem os animais da propriedade.

Figuras 2 e 3 - Agropecuária Rex/Fazenda Palmito. 





“O Toninho começou a trabalhar conosco no mês de maio de 1999 como retireiro, e ficou nessa atividade por dois anos. Após esse período, ele foi nomeado chefe da ordenha e permaneceu por mais três anos nessa função. Em maio de 2004 tornou-se responsável pela recria e por todo o rebanho. Com certeza ele tem papel fundamental no nosso negócio e, o alto crescimento do rebanho e sua respectiva consistência, é resultado deste trabalho”, ponderou a proprietária.

Figura 4 - Toninho, da Agropecuária Rex/Fazenda Palmito. 
 


De acordo com Toninho, os setores nos quais ele mais contribuiu na fazenda foram o de recria e área reprodutiva. “Sempre me esforcei com muito amor e carinho na atividade”, disse. Ele comentou que há muitas histórias interessantes, mas, a que mais marcou foi na época em que as vacas ficavam nos piquetes. “No período seco tudo era uma maravilha, porém, com a chegada da chuva, era uma tristeza só. O meu maior sonho era vê-las fora daquele barro. Em outubro de 2014 – com a construção do free stall – tive meu sonho realizado”, relembrou.

Para recrutar novos funcionários, a fazenda procura especificar as funções, qualidades e experiências exigidas. Além disso, uma avaliação é feita para conhecer as referências do candidato, sua índole e se ele tem facilidade no trabalho em grupo e convívio diário com outras pessoas. Maria frisa que o mais importante no seu ponto de vista é o caráter e a vontade do funcionário. “Sem esses dois fatores fica difícil. Nós exigimos educação e respeito e deles nunca abriremos mão”, declara. Para ela, outro ponto sensível é o modo como os funcionários tratam e respeitam os animais. “A atenção para esse fator é constante”, ressalta.

Os resultados da fazenda são acompanhados e monitorados por meio de indicadores, como por exemplo, de produtividade, qualidade do leite, reprodução, manejo sanitário, procedimentos padrão, taxa de parição, mortalidade, saúde das bezerras, entre outros.

Para administrar as particularidades de cada funcionário, Maria pontua que cada um deles tem o seu potencial e suas aptidões, desde capacidade técnica até facilidade nos relacionamentos e comunicação. “Procuramos encontrar esses itens em cada trabalhador - às vezes erramos às vezes acertamos. Costumamos acertar. Tentamos incentivá-los trazendo-os para as discussões importantes. E o que mais tentamos mostrar para eles é que o crescimento da fazenda é mais importante para os funcionários do que para os patrões. Se houver crescimento, será melhor para todos”, completou ela.

Maria realçou a imensa gratidão por Toninho e toda a sua maravilhosa família. “São pessoas do bem, que amam os animais, sem falar na honestidade e lealdade presentes. Estamos juntos nessa atividade nobre que é a produção leiteira e hoje temos grandes desafios, mas tenho certeza que serão alcançados com comprometimento e vontade”, finalizou.

Confira as edições anteriores do Especial Agrofuncionário do Mês:

1) Especial AgroFuncionário do Mês: "mantenha sempre uma relação verdadeira com a sua equipe"

2) Mão de obra rural: o que os bastidores escondem sobre a verdadeira alma do negócio

Sua propriedade também conta com um funcionário que é o braço direito nos afazeres do dia a dia? Você gostaria de homenageá-lo? Participe do “Especial AgroFuncionário do mês” enviando um email para contato@milkpoint.com.br

A Equipe MilkPoint agradece a sua participação!

Os seus colaboradores estão satisfeitos em trabalhar para seu negócio? Será que a sua equipe poderia conseguir melhores resultados? Você se considera um bom gestor de pessoas?

Durante o curso on-line “Gestão de pessoas em propriedades leiteiras”, que começará no dia 21/06, Maria Thereza Rezende, produtora de leite, ensinará como ela implantou um modelo de gestão que se tornou o diferencial de sua propriedade - utilizando as principais técnicas aplicadas por grandes empresas, trazidas para o universo do leite.

 

RAQUEL MARIA CURY RODRIGUES

Zootecnista pela FMVZ/UNESP de Botucatu e Coordenadora de Conteúdo do MilkPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PEDRO BARBOSA DE OLIVEIRA

GOIÂNIA - GOIÁS

EM 20/06/2016

Que o seu exemplo seja seguido por muitos e muitos funcionnários. O crescimento da empresa, é também o crescimento dos funcionários. Parabens pela reprocidade.
JEAN CARMO DA COSTA

CAMPO BELO - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 20/06/2016

Parabéns! Toninho, Agropecuária Rex, Beto & Olga e equipe, Deus abençoe a todos e a matéria que ficou muito legal.
MilkPoint AgriPoint