FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Especial AgroFuncionário do Mês: "mantenha sempre uma relação verdadeira com a sua equipe"

RAQUEL MARIA CURY RODRIGUES

EM 09/05/2016

3 MIN DE LEITURA

0
0

Com o intuito de homenagear a mão de obra rural, fundamental para todas as atividades do agronegócio e cada vez mais escassa, o MilkPoint lançou em abril o “Especial AgroFuncionário do Mês”. O objetivo é conhecer com detalhes quem são essas pessoas que trabalham nos bastidores mas, ao mesmo tempo, são essenciais para o negócio como um todo, colaborando com grandes benfeitorias dentro das fazendas leiteiras em todo o país.

Maria Stela Barretto de Figueiredo Santos, proprietária da Fazenda Boa Esperança da Serra, localizada em Mococa/SP, oferece o suporte necessário para os seus funcionários, com orientações e condições para que ambos, produtor e funcionários, obtenham sucesso.

“Disponibilizamos conhecimento e assessoria relacionados à atividade, orientando e dando suporte para execução de corretas e boas práticas da pecuária leiteira. O objetivo é colher melhores resultados dia a dia. É fundamental também atender as necessidades da família dos funcionários, como moradia, assistência de saúde, educação, com remuneração justa e reconhecida. A mão de obra representa uma boa parcela dos custos e tem influência direta na qualidade do leite e na produtividade do negócio como um todo. Falta de comprometimento com as atividades da fazenda resultam em baixo rendimento e qualidade do funcionário” comentou Maria Stela que cria animais da raça Gir Leiteiro e Girolando na propriedade.

Hoje a fazenda possui três funcionários fixos. “O responsável pela ordenha e manejo dos animais é o Luis Carlos da Silva, junto de seu filho Lucas, que também é o responsável pelo bezerreiro, um setor muito importante da fazenda, pois é de lá que sairão nossas futuras matrizes. Luis chegou à fazenda há 5 anos, quando ainda tínhamos ordenha com balde ao pé, trabalho difícil e cansativo”, disse a proprietária.

Ainda, de acordo com ela, depois da implantação da sala de ordenha, tudo melhorou, tanto para o bem-estar das vacas como dos ordenhadores e, o resultado logo apareceu. “Luis adquiriu conhecimento e prática na condução do trabalho, e hoje resolve com facilidade e dedicação as ocorrências diárias dentro do um rebanho leiteiro, como casos de mastite, retenções de placenta, assistência em partos difíceis, intoxicações, tristeza parasitária e outras ocorrências, podendo atender os animais com segurança conforme cada caso”, disse ela.

Luis tornou-se também o inseminador, ficando feliz e confiante a cada prenhez confirmada, colaborando para o melhoramento genético do rebanho.

À frente da alimentação dos animais da fazenda está o Sebastião Ramos, o Tião como é chamado. Ele é um homem simples e nato do campo, sempre executando sua tarefa com capricho e dedicação “Tião é muito observador, atento a qualquer alteração, tanto no consumo como na qualidade da dieta ofertada, tanto para as vacas em lactação como também no setor de recria de animais jovens. Ele é responsável também pelo plantio e colheita da safra de milho para a produção anual de silagem da fazenda”, ponderou a proprietária.
 

 

Na foto, da esquerda para direita: o funcionário Luis, a produtora Maria Stela, e o funcionário Sebastião.
Segundo ela, alguns acontecimentos foram marcantes e contaram com a participação dos funcionários, como o dia que a fazenda embarcou dois terços do rebanho da fazenda. Os animais foram vendidos em um momento de necessidade e 11 cargas de animais – que eles virão crescer e trataram – foram embora para Goiás.

Para administrar as particularidades de cada funcionário, Maria Stela destacou que, quando necessário, senta individualmente com cada um deles e ajusta aquilo que for preciso. “Como rotina, já temos o hábito de nos reunir para sintonizar a equipe e, com entusiasmo, destacar sempre os objetivos principais - que são os bons resultados e o êxito na produção”, pontuou. “Mantenha sempre com a sua equipe uma relação verdadeira, de respeito, transparência e gratidão”, finalizou Maria.

*Clique aqui e confira a história da Fazenda Boa Esperança da Serra, que desenvolve um importante trabalho de seleção genética das raças Gir Leiteiro e Girolando.

Confira a primeira edição do Agrofuncionário do Mês:

Mão de obra rural: o que os bastidores escondem sobre a verdadeira alma do negócio

Sua propriedade também conta com um funcionário que é o braço direito nos afazeres do dia a dia? Você gostaria de homenageá-lo? Participe do “Especial AgroFuncionário do mês” enviando um email para contato@milkpoint.com.br

A Equipe MilkPoint agradece a sua participação!


 

 

RAQUEL MARIA CURY RODRIGUES

Zootecnista pela FMVZ/UNESP de Botucatu e Coordenadora de Conteúdo do MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint