ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ben & Jerry´s: há mais de dois anos no Brasil, marca cai no gosto dos brasileiros

RAQUEL MARIA CURY RODRIGUES

EM 28/11/2016

7 MIN DE LEITURA

1
0
Após estudar o mercado por cinco anos, em 2014 a Ben & Jerry´s desembarcou no Brasil. O plano de expansão global da marca levou em consideração uma série de fatores como, por exemplo, a procura por produtos diferenciados pelos consumidores e a receptividade do país para uma marca que tem em seu DNA movimentos sociais que defende e apoia. 

ben & jerrys´s - "cookie dough"

Após mais de dois anos de operação, a Ben & Jerry’s vem ganhando o gosto dos brasileiros. Já são cinco sorveterias em São Paulo (sendo uma em Campinas) e três no Rio de Janeiro, além de estar presente em mais de 1.700 pontos de venda nas mesmas capitais, Belo Horizonte e Brasília. A sorveteria também possui uma Kombi Truck que roda as ruas da capital paulistana.

“O amadurecimento de Ben & Jerry’s no país é extremamente gratificante, mas o mais bacana é ver que o consumidor se aproxima cada vez mais da marca e entende que além do nosso produto ser cremoso e ‘pedaçudo’, ele também é generoso e carrega uma incrível história e missão social”, destacou André Lopes, diretor de Ben & Jerry’s no Brasil, em entrevista exclusiva para o MilkPoint. 

 
andré lopes - ben & jerry´s
André Lopes, diretor de Ben & Jerry’s no Brasil

História da marca

A marca norte-americana foi criada em 1978, quando os amigos de infância Ben Cohen e Jerry Greenfield decidiram fazer um curso de sorvetes por correspondência na Universidade da Pensilvânia. Custou cinco dólares. Decididos a abrir o próprio negócio, eles reformaram um antigo posto de gasolina na cidade de Burlington, Vermont, EUA, e começaram a criar produtos com combinações inusitadas, feitos com os melhores ingredientes, da melhor maneira possível.

Ao longo dos anos, a Ben & Jerry’s sempre reconheceu o papel que os negócios desempenham na sociedade, pensando em maneiras inovadoras de preservar o meio ambiente, as comunidades e dessa forma, contribuir para a qualidade de vida das pessoas no mundo.

O negócio foi crescendo e hoje a marca pode ser encontrada em vários países do mundo. Segundo a empresa, a principal missão da Ben & Jerry´s é trazer prosperidade para todos aqueles que, de algum modo, são ligados ao negócio: fornecedores, funcionários das lojas, fazendeiros, consumidores e vizinhos. Por isso, de acordo com a empresa, na receita do sorvete são usados ingredientes feitos de forma saudável e sustentável e comercializados de maneira justa.

ben & jerrys´s - sorvetes

Variedade de sabores e importação do sorvete

Nas lojas brasileiras os clientes encontram 18 sabores de sorvetes com inserções de brownies, cookies e caramelos, entre outros, além de shakes, sundaes, smoothies e bolos de sorvete (os icecakes). Também é possível encontrar 13 sabores dos sorvetes nos outros pontos de venda espalhados pelo país. Vale frisar que o sorvete é importado.

“Todo o leite de Ben & Jerry’s é proveniente do programa Caring Dairy, que conta com cerca de 300 pequenos produtores nas Américas e Europa. O programa tem como base uma ferramenta na web, de fácil utilização, que permite que os agricultores avaliem a sua fazenda e o tratamento que é dado aos animais, por meio de ‘indicadores de sustentabilidade’ para a agricultura. Por conta da missão social da marca e de toda a cadeia envolvida na produção do sorvete, ele é feito no exterior e exportado para o Brasil”, explicou André.

Segundo ele, as fazendas locais vendem seu leite in natura para a St. Albans Cooperative Creamery, em St. Albans, Vermont. Na cooperativa, o leite é separado em creme de leite e leite condensado desnatado e, em seguida, enviado por caminhão-tanque para as fábricas em St. Albans e Waterbury, em Vermont.

Quando os caminhões chegam à fábrica, o leite e o creme de leite são bombeados para quatro silos de armazenamento de 6.000 galões cada, e mantidos sob refrigeração a 36ºC até que estejam prontos para serem transformados em sorvete. “Na produção global de sorvete, fazer a mistura talvez seja a parte mais importante de todo o processo. Procedimentos são realizados no tanque de mistura, o nosso mega liquidificador de aço inoxidável de 1.000 galões. Após a mistura de sorvete ser feita, ela está pronta para ser pasteurizada e homogeneizada. O pasteurizador é formado por uma série de placas de aço inoxidável muito finas”, explicou.

Uma vez que a quantidade adequada de aromatizante é adicionada, a mistura é bombeada para o freezer. Após congelar a mistura em 22ºC, a base pode seguir dois caminhos distintos: se os sabores são sem pedaços, como baunilha ou chocolate, o sorvete é bombeado diretamente para as máquinas de enchimento, mas, se são sabores com pedaços, o sorvete vai para a máquina que os coloca.

tanques de sabor - ben & jerry´s
Tanques de sabor 

Os pedaços são carregados na parte superior da máquina até um funil. Na parte inferior, um tubo regula o fluxo até uma roda estrelada. Enquanto a roda estrelada gira, empurra os pedaços no fluxo de sorvete.

     ben & jerrys´s - sorvetes                    ben & jerrys´s - sorvetes

                                        ben & jerrys´s - sorvetes

O sorvete com pedaços finalmente passa por um liquidificador especial que mistura os pedaços em todo o fluxo de sorvete, garantindo uma distribuição homogênea de pedaços. “Mas esses ingredientes nunca iriam encontrar o seu caminho para um pote de sorvete se não fosse por um grande sistema de orientação. Felizmente possuímos o melhor sistema de ‘redemoinhos’ que existe. Depois que os pedaços e os ‘redemoinhos’ são adicionados, o sorvete está pronto para distribuição em embalagens”, detalhou Lopes.

controle de qualidade - ben & jerry´s
Controle de qualidade 

ben & jerrys´s - sorvetes

Movimentos sociais & Sustentabilidade

A Ben & Jerry´s usa ovos de galinhas criadas fora de cativeiros e atestados pelo programa de certificação humana, assegurando que estas aves tenham alimentos nutritivos, integrais e acesso a água limpa.

Um dos sabores mais vendidos, o Chocolate Fudge Brownie, tem seus brownies provenientes da Greyston Bakery, em Nova Iorque. Com sua política de “portas abertas”, a padaria se compromete a empregar e treinar pessoas que enfrentam obstáculos ao emprego, independente de barreiras sociais, educação e histórico profissional. A Greyston também conta com diversos prêmios ganhos pelos seus maravilhosos bolos e tortas.

Outros ingredientes como bananas, café, açúcar, cacau e vanila vêm de cooperativas Fairtrade. Isso quer dizer que os fazendeiros recebem um preço justo por seus alimentos e não estão suscetíveis às flutuações cambiais. Em contrapartida eles investem em educação, saúde e melhorias para suas comunidades. 

Questões com as quais a Ben & Jerry´s se preocupa: 

ben & jerrys´s - sustentabilidade
valores - ben & jerry´s


Sorvete e Nutrição

Para André, o sorvete pode contribuir para a nutrição dos brasileiros já que por sua composição, ele é um alimento rico em proteínas, açúcares, gorduras vegetal e animal, vitaminas, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais. “Na Ben & Jerry’s, podemos dizer que o alimento é ainda mais especial, já que é feito com ingredientes frescos e de altíssima qualidade. Como já falei algumas vezes, o nosso leite é feito por vacas ‘felizes’, que pastam em um solo bem tratado, por meio do programa Caring Dairy. As nossas principais matérias-primas são produzidas por pequenas cooperativas ao redor do mundo que ganham um preço acima da média do mercado e se comprometem com práticas responsáveis em suas fazendas e comunidades. Enfim, acreditamos que boas práticas e ingredientes de altíssima qualidade tornam o nosso produto melhor e mais saboroso”.

ben & jerrys´s - sorvetes

RAQUEL MARIA CURY RODRIGUES

Zootecnista pela FMVZ/UNESP de Botucatu e Coordenadora de Conteúdo do MilkPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROSELY CARVALHO

SÃO PAULO - SÃO PAULO - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 01/12/2016

Nossa, nunca vi nada igual ... gostaria muito de conhecer a fábrica, pois defendo sempre o processo de um produto natural com frutas na sua essencia e sabor.



MilkPoint AgriPoint