FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Gruyère Suíço, o verdadeiro sabor dos Alpes

POR RENATA CURZI

E CARLA REIS

O QUÊ DO QUEIJO

EM 19/04/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
Produzido nas montanhas dos Alpes suíços o verdadeiro queijo Gruyère tem ou não tem buracos (o que nós queijeiros chamamos poeticamente de “olhaduras”)? Eis a tão polêmica questão.

Conforme definição, o queijo para ser chamado Gruyère não pode ter nenhum orifício, nenhuma olhadura. O autêntico queijo suíço deve ser produzido com leite cru da região dos Alpes, durante o verão. É um queijo de massa semidura e que depois de pronto deve permanecer nas caves de maturação por no mínimo 5 meses para desenvolver o sabor característico. Sua textura é lisa, tem a crosta (casca) espessa e bem definida – como a da foto.


 
Ou seja, o queijo Gruyère suíço não tem olhaduras. Queijos com orifícios mesmo pequenos são desqualificados durante o processo de maturação e não podem ser denominados Gruyère. Mas o que acontece então com os outros queijos com olhaduras também chamados de gruyère, como os produzidos na França?

A confusão se dá, porque os franceses produzem os queijos Comté e o Emental entre outras variedades, com um método de fabricação parecido com o queijo suiço, mas que pela sua composição final , origem do leite e tecnologia de fabricação, produzem várias olhaduras de tamanhos variados na massa do produto durante a maturação. Estes queijos também são conhecidos pelo nome genérico de gruyère.



Os produtores do queijo suíço, para evitar essa ambiguidade e manter a autenticidade, conseguiram para “seu” Gruyère, em 2001, o certificado AOC (Appellation d’Origine Contrôlée), o qual estabelece que apenas o queijo produzido em determinadas áreas geográficas do país e seguindo uma tecnologia específica podem levar esse nome. No entanto a Suíça entrou com o pedido de AOC tarde demais e outros países já haviam denominado queijos de tecnologias similares como Gruýere.  Mas, resumindo a história e com disputas geográficas à parte, o fato é que o gruyère suíço não tem olhaduras: se tiver olhadura é um gruyère francês, não suíço!


 
 
Mas o que realmente importa é que o sabor de ambos é especial, mas diferenciado: O gruyère suíço é produzido com leite de vacas alimentadas com ervas e flores típicas dos alpes, exclusivas da região. O perfume das flores passa para o leite e consequentemente para o queijo, tornando seu sabor e aroma únicos e especiais. Se você pegar um pedacinho do queijo gruyère maturado e esfregar a massa entre os dedos, poderá sentir o aroma adocicado e frutado. Só de pensar nesta riqueza de sabores e aromas, ficamos com água na boca! O gruyère é usado na receita da famosa fondue suíça, um ícone de sucesso na Europa e vem se popularizando cada vez mais em países como o Brasil.

Dicas para escolhar um bom Gruyére Suiço:

• Um bom gruyère deverá ter no mínimo 5 meses de maturação para que seja possível perceber seus aromas e sabores, portanto fique atento à data de fabricação do produto.

• Os queijos brasileiros são denominados “tipo gruyère” e são fabricados com leite pasteurizado conforme legislação brasileira. A maioria das marcas apresenta olhaduras pois são inspirados na tecnologia francesa e não suíça.

• Sirva o gruyère com pães, uvas verdes, um vinho tinto de sua preferência. Também fica ótimo gratinado ou derretido!

RENATA CURZI

Formada em Jornalismo pela UFJF e Técnica em Leite e Derivados pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes.

CARLA REIS

Administradora com MBA em Marketing, Especialista em Alimentos pela UFLA, Técnica em Leite e Derivados pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes .

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint