FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Burrata, a mussarela fresca e cremosa: inspiração italiana

POR RENATA CURZI

E CARLA REIS

O QUÊ DO QUEIJO

EM 14/12/2016

1 MIN DE LEITURA

0
0
A especial “burrata” é uma mussarela recheada com massa fresca e creme de leite, o que faz dela um derivado nobre entre os queijos de massa filada. Seu nome foi originado da palavra “burro”, que significa manteiga em italiano, devido a consistência cremosa do interior do queijo.

Originalmente, a burrata era uma especialidade produzida na região de Puglia – Itália, com leite de búfala. No entanto, sua tecnologia foi adaptada e hoje é possível encontrar versões com leite de vaca em todas as partes do mundo.

A burrata ainda não possui nenhum selo de proteção mas temos informação que estão tramitando entre as autoridades europeias um pedido para reconhecimento do IGP da “Burrata di Andria”. 

burrata - queijos

A produção da Burrata:

O diferencial deste tipo de mussarela acontece na moldagem da massa em água quente (processo conhecido como filagem). A massa é moldada em formato de bolas e dentro é colocado um recheio feito com creme de leite fermentado e massa fresca de mussarela sem filar. O sabor do recheio é suave, extremamente fresco, acidulado e quando aquecida a massa derrete e forma fios.

O queijo solta soro pois é muito fresco: isto é normal! Veja na foto o creme dentro do produto: é azedinho, lembrando ao sabor do iogurte natural.

É um processo extremamente artesanal, o que faz deste queijo tão especial e ainda uma raridade. Geralmente encontram-se burratas em lojas especializadas (às vezes é necessário encomendar) e em supermercados mais nobres.

Alguns fabricantes comercializam a burrata em potes com solução de salmoura para melhorar a conservação e evitar que o produto se deforme.

burrata - queijos

É um queijo de consumo rápido e deve ser mantido sempre refrigerado para conservar seu frescor e de preferência na embalagem original do produto.

Este queijo é muito leve e combina bem com saladas e sanduíches. É sinônimo de prato sofisticado e rápido de preparar. Um detalhe importante: por ser feito com leite semidesnatado, tem média 75 Kcal em cada 30g, ou seja, não compromete a dieta, valoriza o prato e ainda é saboroso.

RENATA CURZI

Formada em Jornalismo pela UFJF e Técnica em Leite e Derivados pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes.

CARLA REIS

Administradora com MBA em Marketing, Especialista em Alimentos pela UFLA, Técnica em Leite e Derivados pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes .

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint