ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Iogurte é e continuará sendo a categoria mais "quente" do setor

POR JULIANA SANTIN

DAIRY VISION

EM 11/09/2015

3 MIN DE LEITURA

1
0
Um artigo de Mark Fink publicado no blog Seize the Whey, do Dairy Innovation Australia, afirma que o iogurte é a categoria do setor de lácteos que está passando pela maior quantidade de mudanças nos últimos anos. A Chobani é um bom exemplo disso, alterando e levando ao crescimento do mercado de iogurtes dos Estados Unidos com sua linha de iogurte grego. Em outros países do mundo, a inovação no setor de iogurtes continua avançando. O gráfico abaixo mostra o número de produtos lançados em 2014. Percebe-se que 40% dos 639 novos produtos lácteos lançados no mundo eram iogurtes. Isso é bem acima da taxa que se esperaria se fosse medida a contribuição dos iogurtes nas vendas de lácteos em valor ou volume.



Essa relativa explosão de produtos nos leva a fazer algumas questões, como o que está causando essa rápida taxa de inovação? E os mercados de iogurte estão crescendo como resultado desse crescimento nos produtos ou é só um caso de concorrentes brigando pelo mesmo pedaço da torta?

Bem, a boa notícia é que grande parte dessa inovação está levando ou respondendo a um crescimento significativo. O Datamonitor Consumer reportou previsões de taxa de crescimento anual composta (CAGR) para importantes mercados na região da Ásia Pacífico em uma média de 5% ao ano nos próximos cinco anos, até 2019, ou de o mercado ser cerca de 27% maior no geral. O mercado já bem grande de iogurte da China deverá crescer em 45%. O gráfico abaixo mostra as taxas previstas de crescimento para alguns mercados selecionados em todo o mundo e claramente há a expectativa de que a maioria dos mercados continuará com forte crescimento.



Os consumidores estão realmente consumindo mais agora do que jamais consumiram antes? No mercado dos Estados Unidos, o crescimento do consumo foi grande na última década. O artigo da Forbes chamado Yogurt Wars diz que mesmo após dobrar o consumo per capita nos Estados Unidos nos últimos 10 anos, a quantidade consumida por pessoa (6,7 quilos/ano) ainda é menos da metade do que muitas pessoas consomem em países europeus.

Os australianos estão consumindo cerca de 7,5 quilos de iogurte por pessoa por ano, de acordo com o Dairy Australia (2013-14), mais do que os 5,5 quilos por pessoa por ano em 2000 e com uma taxa prevista de crescimento de 6% ao ano (Datamonitor).

Globalmente, o mercado de iogurtes está estimado no valor de US$ 60 bilhões em vendas varejistas por ano, com quase um terço dessas vendas sendo realizadas na região da Ásia Pacífico. A competição é claramente intensa entre os processadores, mas, como mostrado pelos exemplos da Chobani nos Estados Unidos e da five:am na Austrália, os líderes tradicionais desses mercados podem ser ultrapassados por start-ups.

O que faz com que os consumidores estejam mais interessados em iogurte agora do que nunca? Claro que não há uma resposta única, mas uma série de fatores que chegaram juntos na hora certa. O iogurte tem uma imagem de ser um lanche saudável, é rico em proteína, frequentemente com baixo teor de gordura e uma série de sabores e formatos foram lançados para ter maior apelo junto a mais consumidores.





A diversidade de produtos tem segmentado o mercado de muitas maneiras e suprindo as demandas de uma gama maior de consumidores. Contínua inovação por parte dos processadores tem colocado o iogurte em espaços que permitem que o mercado cresça em valor e em volume. O gráfico acima mostra como o Datamonitor Consumer vê o uso de iogurtes se ampliando com o tempo.

Fonte: Seize the Whey – Dairy Innovation Australia.

JULIANA SANTIN

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PAULO BENTO

EM 26/09/2015

Porém com baixo custo de produção e um alto valor de venda ao consumidor final e aliado ao prazo muito curto.Se lançam muitos e muitos sabores mais o principal poucos se firmam e marcam presença no mercado.

Até hoje todo mundo sabe o que é um Yakult!!! Quanto ao restante dos funcionais quais são?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures