Essa relativa explosão de produtos nos leva a fazer algumas questões, como o que está causando essa rápida taxa de inovação? E os mercados de iogurte estão crescendo como resultado desse crescimento nos produtos ou é só um caso de concorrentes brigando pelo mesmo pedaço da torta?
Bem, a boa notícia é que grande parte dessa inovação está levando ou respondendo a um crescimento significativo. O Datamonitor Consumer reportou previsões de taxa de crescimento anual composta (CAGR) para importantes mercados na região da Ásia Pacífico em uma média de 5% ao ano nos próximos cinco anos, até 2019, ou de o mercado ser cerca de 27% maior no geral. O mercado já bem grande de iogurte da China deverá crescer em 45%. O gráfico abaixo mostra as taxas previstas de crescimento para alguns mercados selecionados em todo o mundo e claramente há a expectativa de que a maioria dos mercados continuará com forte crescimento.
Os consumidores estão realmente consumindo mais agora do que jamais consumiram antes? No mercado dos Estados Unidos, o crescimento do consumo foi grande na última década. O artigo da Forbes chamado Yogurt Wars diz que mesmo após dobrar o consumo per capita nos Estados Unidos nos últimos 10 anos, a quantidade consumida por pessoa (6,7 quilos/ano) ainda é menos da metade do que muitas pessoas consomem em países europeus.
Os australianos estão consumindo cerca de 7,5 quilos de iogurte por pessoa por ano, de acordo com o Dairy Australia (2013-14), mais do que os 5,5 quilos por pessoa por ano em 2000 e com uma taxa prevista de crescimento de 6% ao ano (Datamonitor).
Globalmente, o mercado de iogurtes está estimado no valor de US$ 60 bilhões em vendas varejistas por ano, com quase um terço dessas vendas sendo realizadas na região da Ásia Pacífico. A competição é claramente intensa entre os processadores, mas, como mostrado pelos exemplos da Chobani nos Estados Unidos e da five:am na Austrália, os líderes tradicionais desses mercados podem ser ultrapassados por start-ups.
O que faz com que os consumidores estejam mais interessados em iogurte agora do que nunca? Claro que não há uma resposta única, mas uma série de fatores que chegaram juntos na hora certa. O iogurte tem uma imagem de ser um lanche saudável, é rico em proteína, frequentemente com baixo teor de gordura e uma série de sabores e formatos foram lançados para ter maior apelo junto a mais consumidores.
A diversidade de produtos tem segmentado o mercado de muitas maneiras e suprindo as demandas de uma gama maior de consumidores. Contínua inovação por parte dos processadores tem colocado o iogurte em espaços que permitem que o mercado cresça em valor e em volume. O gráfico acima mostra como o Datamonitor Consumer vê o uso de iogurtes se ampliando com o tempo.
Fonte: Seize the Whey – Dairy Innovation Australia.