Uso de areia reciclada na cama de vacas leiteiras |
A interação entre a vaca e o ambiente é fundamental para a saúde e a produtividade do rebanho. Existem vários tipos de ambientes que as vacas podem permanecer confinadas, nos quais são utilizados diferentes materiais como cama (orgânicos ou inorgânicos). No entanto, o tipo de material que é utilizado como cama afeta o tempo que as vacas permanecem deitadas e a saúde. Vacas alojadas em ambientes confortáveis podem permanecer por até 12 a 13 horas deitadas.
Pelo fato das vacas permanecerem grande parte do tempo deitadas, a superfície das camas torna-se uma das principais interações que elas têm com o seu ambiente. No entanto, isso pode representar uma ameaça para a saúde das vacas, pois os diferentes materiais utilizados como cama podem apresentar diferentes contagens bacterianas, e forma oportunista, as bactérias contaminantes das camas podem colonizar o canal do teto e ocasionar mastite. As camas de origem orgânica (como a serragem e maravalha) permitem uma maior velocidade de multiplicação de microrganismos que as camas inorgânicas (e.g., areia), pois há a disponibilidade de substratos para as bactérias presentes no material orgânico.
A utilização da areia como material de cama apresenta bons resultados em relação ao conforto das vacas. Quando comparado o uso de areia com outros tipos de materiais (e.g., palha ou serragem), observou-se que o número de vacas que permaneciam deitadas em camas de areia era maior em comparação a camas de palha ou serragem. Atualmente, muito rebanhos tem usado a areia reciclada na cama, mas deve-se estar atento a algumas diferenças entre estes dois tipos de materiais: o teor de matéria orgânica, o teor de matéria seca e o tamanho de partícula, que podem alterar o grau de sujidade das vacas e o risco de mastite.
Um estudo desenvolvido por pesquisadores americanos determinou os efeitos do uso de cama de areia reciclada sobre o comportamento de deitar e a higiene de vacas leiteiras em lactação. Foram utilizadas 64 vacas, divididas igualmente em 4 grupos (8 vacas cada grupo), durante duas estações (inverno e verão). As vacas foram alojadas em duas condições de cama: a) com areia reciclada; b) com areia limpa (sem uso anterior). Foi mensurado o tempo e a duração de cada período em que as vacas permaneceram deitadas e o número de passos por dia. Além disso, foi mensurada a temperatura retal das vacas, colhidos suabes da pele dos tetos, amostras de leite das vacas e de areia das camas e avaliados o escore de higiene do úbere.
Em ambas as estações o comportamento de deitar das vacas não foi afetado pelo tipo de cama, que variou de 11,5 a 11,9 h/dia (Figura 1). Este resultado sugere que as camas estavam adequadas, o que pode ter ocorrido pela pequena variação no teor de matéria seca das areias utilizadas como cama no estudo atual (> 88%).
Figura 1: Tempo que as vacas permaneceram deitadas em camas com areia limpa e reciclada durante as estações de verão e inverno (média de uma a semana). Adaptado de Kull et al, 2017.
Com relação ao escore de higiene, as vacas foram consideradas limpas nos dois tipos de cama, apresentando escore inferior a 1 com base em uma escala que varia de 1 (vaca com pouca sujeira aderida) a 4 (vaca coberta por sujeira). Diante disso, os riscos de as vacas desenvolverem mastite subclínica foi baixo nos dois tipos de cama. Da mesma forma, esse resultado também está associado à pequena variação no teor de matéria seca dos dois tipos de areia, diminuindo a adesão de substrato a região do úbere. No entanto, o escore de higiene foi maior para as vacas em areia reciclada durante o inverno, mas mesmo assim, ambas as estações apresentaram escores inferiores ao que é considerado como fator de risco para as vacas (escore 3 ou 4).
Apesar das pontuações de higiene do úbere indicar que as vacas estavam limpas, foi encontrada uma maior contagem bacteriana para a areia reciclada. No entanto, mesmo com o aumento da carga bacteriana, esse limiar não foi suficiente para caracterizar uma vaca em um escore de higiene superior a 0 ou 1. Esse fator, associado às baixas contagens bacterianas das camas (<1000 bactérias/mL), sugerem que a areia, mesmo sendo reciclada, não representou risco ambiental para as vacas.
Os resultados deste estudo sugerem que a areia reciclada pode ser usada como material de cama, sendo segura e confortável para vacas leiteiras, pois não reduziu o tempo em que as vacas permaneciam deitadas e não aumentou a contaminação da pele dos tetos. No entanto, neste estudo, a areia foi reciclada apenas uma vez, apresentou alto teor de matéria seca e sua composição pode não ter sido alterada completamente. Diante disso, deve-se tomar cuidado com a reciclagem adicional da areia a fim de verificar se o processamento do material pode progredir a ponto de afetar a saúde das vacas e tornar as cargas bacterianas da cama como uma potencial preocupação. Atualmente, não ainda foi totalmente estudado qual é o limite da carga bacteriana em areia reciclada e quantas vezes o material pode ser recuperado e utilizado como cama, sem riscos para saúde das vacas.
KULL, J. A. et al. Journal of Dairy Science, v. 100, n. 9, p. 7379-7389, 2017.
*Gustavo Freu é mestrando do Departamento de Nutrição e Produção Animal da FMVZ/USP e pesquisador do Laboratório Qualileite-FMVZ/USP.
MARCOS VEIGA SANTOS
Professor Associado da FMVZ-USP
Qualileite/FMVZ-USP
Laboratório de Pesquisa em Qualidade do Leite
Endereço: Rua Duque de Caxias Norte, 225
Departamento de Nutrição e Produção Animal-VNP
Pirassununga-SP 13635-900
19 3565 4260
GUSTAVO FREU
26 |
DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS |
![]() |
5000 caracteres restantes
INSERIR VÍDEO
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado. SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe. |
![]() |
RICARDO JOSÉ VASCONCELOSBELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE EM 06/04/2020
Olá Professor,
hoje não reaproveitamos a areia retirada das camas do freestall. Isto está ficando muito caro. Para a limpeza diária, estou pensando no seguinte: retirar a areia suja de escrementos da cama, peneirar, colocar cal virgem e colocar no sol para secar. reaproveitar assim que estiver seca. Você acha este processo adequado ? |
|
MARCOS VEIGA SANTOSPIRASSUNUNGA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO EM 07/04/2020
Ricardo, eu não tenho nenhuma experiência com este procedimento de adição de cal virgem para reaproveitamento da cama de areia. O que já vi em algumas fazendas é a separação da matéria orgânica da areia (decantação da areia) e posterior enleiramento da areia usada por um período de tempo até a areia ficar pronta para uso. Não tenho nenhum trabalho nesta área, atenciosamente, Marcos Veiga
|
![]() |
PAULO ASSISUMUARAMA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE EM 02/09/2019
Boa noite Prof. Marcos, gostaria de saber mais sobre cama de Free stall orgânica , queria usar maravalha no lugar de areia , mas não tenho ideia do manejo necessário, Sr. Poderia indicar algum material que posso ter mais informações , muito obrigado Att. Paulo Assis
|
|
MARCOS VEIGA SANTOSPIRASSUNUNGA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO EM 17/10/2019
Paulo, o manejo básico do uso de camas orgânicas (maravilha) é a limpeza diária retirada de esterco e áreas com umidade, quando as vacas estiverem na ordenha. A reposição é feita de acordo com a demanda de material sujo que é retirado ou que é jogado no corredor pelas vacas. Acabamos de publicar recentemente um livro (Controle da mastite e qualidade do leite - desafios e soluções), que aborda este assunto:
http://bit.ly/controledamastite Atenciosamente, Marcos Veiga |
![]() |
GILMAR SANTOS DE ALMEIDAITAOCA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE EM 21/02/2019
Quando eu disse areia da praia ...foi so um modo de dizer...pelo motivo da areia d praia ser mais fina...mas aqui e do rio ribeira no vale do ribeira. ...e e autorisado porq tem u.a empresa de dragagem de areia...mas obg pela resposta
|
![]() |
GILMAR SANTOS DE ALMEIDAITAOCA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE EM 12/02/2019
Ola voa tarde..essa pratica pode ser usada com areia media??(areia do rio) ou areia fina(de praia)???
Penso em fazer um projeto desse para minhas vacas futuramente! ! E tenho areia media bem perto da nossa propriedade...qual deveria ser usada.? Areia media do rio...ou fina da praia?? |
![]() |
FELIPE MENEZES MACHADOPRODUÇÃO DE LEITE EM 21/09/2018
BOA TARDE MARCOS! MARCOS AQUI NA MINHA REGIÃO É MUITO DIFICIL A MARAVALHA AI EU ESTAVA QUERENDO FAZER UM COMPOST COM AREIA QUAL O MANEJO QUE EU TENHO QUE FAZER SE FOR FEITO COM AREIA .
|
![]() |
MARIO PINTO FILHOITAÍ - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE EM 23/01/2018
Prezado Prof Marcos
Não me ficou claro do por que não se pode ter a cama de areia igual no compost barn, se o tempo que as vacas ficam deitados são quase semelhantes nos dois tipos de confinamento ? Poderia ser um misto de areia e palhas ou maravalha? Grato pela resposta. |
![]() |
EVILAZIO RICARTESERRA DO RAMALHO - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE EM 24/01/2018
Bom o seu questionamento Sr. Mário, tambem me faço essa pergunta. Um abraço.
|
|
MARCOS VEIGA SANTOSPIRASSUNUNGA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO EM 30/01/2018
Prezado Mario, no sistema de compost barn, a cama NECESSITA ser fermentada (processo de compostagem), o que somente ocorre se o material da cama for orgânico. A areia é um material inorgânico que não sofre compostagem. Atenciosamente, Marcos Veiga
|
![]() |
LUIZ BOMFIM TAVARESBELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE EM 22/01/2018
Atualmente no free-stall usamos areia nas camas das vacas, fazemos a raspagem com trator e não separamos. O senhor poderia indicar fazendas que realizam o processo de reciclagem (por decantação) e também as que utilizam equipamentos para reciclagem. Gostaríamos de visitar.
|
|
MARCOS VEIGA SANTOSPIRASSUNUNGA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO EM 12/02/2018
Luiz, conheço uma fazenda em Formiga-MG que tem sistema de separação de areia, usada em camas de free-stall. Envie um email para mim para passar o contato do veterinário. atenciosamente, Marcos Veiga
|
![]() |
ANDREA LILIA VIEYTESBUENOS AIRES - BUENOS AIRES - PESQUISA/ENSINO EM 22/01/2018
Como reciclada areia?
Obrigada |
|
MARCOS VEIGA SANTOSPIRASSUNUNGA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO EM 20/01/2018
Prezada Andrea, o sistema de reciclagem da areia depende do tipo de sistema de limpeza do galpão do free-stall (flushing, raspagem com trator ou raspagem automática ou manual). De forma geral, a reciclagem da areia é feita por meio de separação física da areia e do esterco (por decantação) e posteriormente a areia é colocada em montes para que ocorra a degradação da matéria orgânica e drenagem do excesso de esterco e secagem (redução de umidade). Além disso, atualmente, existem equipamentos para reciclagem de areia que atingem eficiência de 90-95 de reciclagem da areia usada em camas. Como o uso de equipamentos de reciclagem de areia, o material pode ser continuamente reciclado, atenciosamente, Marcos Veiga
|
![]() |
EVILAZIO RICARTESERRA DO RAMALHO - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE EM 19/01/2018
Estou prestes a iniciar um compost barn e minha na minha região é muito mais facil encontar areia de Rio do que maravalha ou palha de café etc. Sendo assim eu já estava pensando em formar a cama com areia, lendo essa matéria fiquei mais animado ainda. Pelo que tenho lido ha a necessidade de revirar pelo menos duas vezes ao dia a cama com maravalha, com a areia é a mesma coisa? A cama de maravalha é trocada uma vez por ano correto? A areia tem essa mesma durabilidade?
Obrigado Evilazio Ricarte |
|
MARCOS VEIGA SANTOSPIRASSUNUNGA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO EM 21/01/2018
Prezado Evilazio, o artigo aborda o uso de areia reciclada SOMENTE para confinamento do tipo free-stall. Para confinamentos do tipo composto-barn a cama OBRIGATORIAMENTE tem que ser de material orgânico, pois necessita de compostagem, o que somente ocorre com camas orgânicas, atenciosamente, Marcos Veiga
|
![]() |
FLAVIO CARVALHOJUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA LATICÍNIOS EM 19/01/2018
Bom dia Marcos, no caso da areia reciclada, qual a periodicidade da reciclagem e se é indicado algum produto químico/ biocida a ser aplicado na areia que não agrida a pele do animal? Grato!
|
|
MARCOS VEIGA SANTOSPIRASSUNUNGA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO EM 21/01/2018
Prezado Flávio, veja a resposta acima sobre os sistemas de reciclagem de areia. Isso vai depender do tipo de equipamento ou sistema usado para reciclagem. Não recomendo adição de produto químico/desinfentante. O importante em termos de reciclagem é que a areia reciclada tenham < 5% de bateria orgânica e <10% de umidade. Atenciosamente, Marcos Veiga
|
MILKPOINT É UM PRODUTO DA REDE AGRIPOINT
Copyright © 2021 AgriPoint - Todos os direitos reservados
AgriPoint Serviços de Informação Ltda. - CNPJ 08.885.666/0001-86
R. Tiradentes, 848 - 12º andar | Centro