ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O inverno chegou. Onde estão os alimentos para as nossas vacas leiteiras?

MARCO AURÉLIO FACTORI

EM 26/06/2019

3 MIN DE LEITURA

8
12

Olá pessoal. Como de costume, vamos imaginar uma cena? Pois bem. Todos reunidos na casa do seu Zé. Muita alegria, cadeiras, ar-condicionado, mesa posta e som ambiente. Muita gente feliz e descontraída. Em certo momento alguém pergunta: e a comida, onde está seu Zé? Imaginem a cara do seu Zé? Sabe por quê? Ele se esqueceu da comida.

Parece engraçado, mas é muito triste. Logicamente que ninguém se esquece de comprar a comida para o churrasco, alguma coisa pode até faltar, mas o básico sempre estará lá. O básico, como de costume é uma carne assada, seja linguiça, carne de boi, suíno ou frango. Uma cerveja gelada também. Um suco. Um refrigerante. A base sempre aparece não é verdade? E para as vacas, será que estamos fazendo o básico na hora da seca?

Nos sistemas de pastejo rotacionado, preconiza-se na pastagem a rotação de piquetes em função do período de descanso do capim bem como, dias de ocupação e, por último, ajuste de lotação. Mas, se há inverno, há falta de condições para o crescimento, sobretudo luz e temperatura, que limitam o crescimento forrageiro. Neste sentido, se não há comida para os animais, têm-se que suprir esta falta. Desta forma, se não temos capim no pasto, teremos que suplementar no cocho.

Suplementar no cocho nem sempre é uma situação fácil em função, principalmente, dos altos custos da alimentação. Você sabe porque é caro suplementar uma vaca no cocho no inverno quando ela come pasto no verão? Muitas pessoas não pensam nisso, mas, é neste período que os animais devem ser servidos, ao contrário do sistema de pastejo de verão em que os animais se servem sozinhos, além dos custos extras com o próprio alimento a ser feito.

Outro aspecto muito interessante quando comentamos sobre alimento, é que se deixarmos para produzir o alimento na seca, logicamente isso não será possível, pois as condições tornam-se desfavoráveis. Sim, é possível comprar, porém, ao comprarmos o alimento quando precisamos imediatamente deles, com certeza pagaremos mais caro. A explicação é simples: lei da oferta e da procura. Todos procurarão o produto ao mesmo tempo e por isso o preço se elevará e o sistema se complicará.

Nos dias de hoje, com toda a tecnologia disponível a nós, há muitas formas de contornarmos a estacionalidade de produção de forragem. O mais simples que pode ser feito é reunir todas as informações possíveis para contornar o problema. Um simples ato seria estudar o histórico da área que iremos trabalhar e, também, o histórico de chuvas. Nos dias de hoje não precisamos mais depender do acaso. Hoje em função das tecnologias pode-se antecipar a resolução de problemas e responder: será que vai chover? Será que vai acontecer isso ou aquilo?

São inúmeras as formas de contornar a estacionalidade de produção e por isso, ela não pode ser esquecida. Não há desculpas. Sendo assim, silagem, cana com ureia e até mesmo o feno podem ser utilizados no sistema. Repito, não há desculpa para não fazer. Um colega disse um dia: “se tratarmos das vacas elas ‘dão’ leite mesmo, mas fica caro!” Senhores, quem disse que não é para tratar do animal? Nós não tratamos da roça de milho? Do nosso carro? Da nossa casa? E porque não fazemos isso com nossas vacas?

Voltando a história do churrasco, o seu Zé fez uma surpresa para os amigos escondendo a carne e cerveja dos amigos. Depois disso, eles festejaram o dia todo no churrasco. Então, vamos fazer isso com nossas vacas? Vamos surpreender nossos animais com comida de verdade?

Para terminar, o alimento do ano que vem das nossas vacas não deve ser feito o ano que vem e sim AGORA. Vovó falava: "gente que se alimenta bem não fica doente. Vaca que come bem sempre produz mais".

Para tanto, planejar e mensurar o que nossos animais precisam é de fundamental importância para produzirmos. Chega de achismos, acho isso ou acho aquilo. Chega de não vai ter inverno. Chega de achar que vai cair do céu o alimento para o gado. Do céu cai a chuva que molha os campos, que juntamente com a fertilidade do solo e as mãos do homem, produzem o alimento para o animal. As vacas não podem esperar. Mãos à obra.

 

----

Marco Aurélio Factori é instrutor do EducaPoint! Quer aprender mais com ele? Participe dos cursos Processo de fenação: estratégias para produzir volumoso de qualidade e Sistema de lotação rotacionada de pastagem: manejo e aplicação. Clique aqui para acessar os dois cursos.

Você pode fazer a aquisição de cada um dos cursos individualmente ou optar pela assinatura e ter acesso a todos os cursos da plataforma , que hoje são 150 cursos! Clique aqui para saber mais informações sobre os planos de assinatura!

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

MARCO AURÉLIO FACTORI

Consultor, Factori Treinamentos e Assessoria Zootécnica.

8

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WESLEY BOVOLENTA DOS SANTOS

TEODORO SAMPAIO - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 18/08/2020

Ótima postagem.....isso é a falta de planejamento, uma vez que o período de seca existe todo ano, facilitando para nós produtores, porque sabemos o mês exato que ira faltar alimento, ou seja sabemos que em determinado mês do ano não chove, então vamos nos programar e deixar vedando um pasto para esse período, ou produzir uma silagem, enfim...
ALEX RODRIGO

ELDORADO - MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/06/2019

Sem dúvida sem essa preocupação com o inverno, acaba se gostando mais para manter as vacas e se deixar de lado gasta para recuperar, se não as perdê-las
MALAQUIAS B. DO NASCIMENTO

NOVA IGUAÇU - RIO DE JANEIRO

EM 26/06/2019

Corcodo plenamente
E um diagnóstico preciso que tenho que está um passo a frente
CELSO ITIRO SAIKI

PIRAJÚ - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/06/2019

No Brasil a grande maioria não pode ser considerado produtor de leite. São apenas "tiradores" de leite no verão. Por isso não concordo com as notícias de que a cada 8 minutos um produtor de leite está deixando
a atividade no Brasil.
BRUNO VICENTINI

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 26/06/2019

Falta visão de negócio... Aqui mesmo, no Milkpoint, já vi relatos de pessoas vindas de "outras áreas" que investiram na pecuária leiteira, com visão de negócio, e estão indo muito bem!
Muitos dos produtores, que continuaram a fazer tudo "como sempre fizeram" ou "como seus pais fizeram" se descapitalizaram e passaram a ser "tiradores de leite"...
BRUNO VICENTINI

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 26/06/2019

Bacana o artigo! Não deixa de ser "interessante" como, muitas vezes, o básico é deixado em segundo plano...
LEONARDO NOGUEIRA FIGUEIREDO SANTANA

RONDONÓPOLIS - MATO GROSSO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 27/06/2019

Bom dia a todos, venho a alguns dias procurando um termo simples e de fácil entendimento, para poder fazer nosso pecuarista de leite refletirem o que esta errado em sua propriedade, pensei em pecuária sustentável, pecuária econômica, pecuária moderna, ... confesso que todas me deixaram no contra pé do que penso, pois sustentável se não paga os custos, econômica se não esta dando dinheiro e ainda tenho de pagar um software para confirmar em um gráfico que estou quebrado e por fim a pecuária moderna tão sonhada por muitos mas a realidade e que ela precisa de receita para ser implantada.
Pois bem, me chamo Leonardo, sou zootecnista, hoje através do artigo do professor Doutor Marco Aurélio e da afirmação da afirmação do nosso amigo Bruno Vicentini, achei o nome para meu projeto, Pecuária Básica para Pecuarista(PBP), poderiamos ficar aqui discutindo o ano todo as vantagens e benefícios de se produzir alimentação para o inverno da bovinocultura leiteira e também de corte, cria e recria.
Espero que consigamos difundir a ideia do básico, nossa ¨pecuária depende do básico para comprar supérfluo¨!
Eu apoio o artigo do colega de profissão Marco Aurélio Factori.
EM RESPOSTA A LEONARDO NOGUEIRA FIGUEIREDO SANTANA
BRUNO VICENTINI

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 27/06/2019

Olá Leonardo!!! Gostei do nome do projeto!!!!!! Vou torcer para que nos dê notícias de que ele "deu certo" em breve!!!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures