ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Laticínios mais próximos dos produtores

MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

EM 18/11/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
 Na última segunda-feira atendi a uma solicitação de palestra pouco usual. Fui falar sobre o MilkPoint e sobre a minha rotina de trabalho, enfocando nossa experiência com a internet, no Seminário sobre Comunicação promovido pela Itambé.

O evento contou com a presença de diversas das 31 cooperativas associadas, bem como o pessoal interno da empresa, relacionado a comunicação. Além de mim, deram palestras José Ricardo Rodrigues, presidente da Zimbabue Comunicação, e Nelson Rentero, editor da revista Balde Branco.

É interessante que um laticínio coloque ênfase na questão da comunicação, seja interna, seja externa. Em um ambiente em que a informação flui de todos os lados e produzida por qualquer pessoa, é fundamental saber posicionar-se bem. As empresas que souberem lidar com essa realidade a princípio caótica, com transparência e reconhecendo que o melhor é jogar de acordo com as regras desse novo jogo, sairá na frente.

Parece haver algo de novo na relação produtor-indústria. A BR Foods investe em seu Clube do Produtor. Na semana passada, participei de um evento da DPA no Rio Grande do Sul, com a presença de cerca de 1000 pessoas. Aproximação do produtor e maior cuidado com a comunicação são sintomas de que os laticínios, sejam cooperativas ou não, estão olhando mais para sua cadeia de fornecido, como possível fonte de vantagem competitiva e, claro, de crescimento.

O que está por trás disso? Acredito que um dos fatores é a necessidade de garantir um suprimento de matéria-prima de qualidade e em quantidade crescente, permitindo realizar os planos que envolvem crescimento das empresas. É válido lembrar que o setor vem passando por um processo de investimentos e consolidação e, apesar de alguns acidentes de percurso envolvendo aquisições, o fato é que esse processo continuará e a garantia de suprimento constante (e crescente) será fundamental para definir quais serão os vencedores dessa corrida.

Acho, também, que isso é uma herança da Integralat, a empresa da Laep (acionista também da Parmalat) que lançou com grande estardalhaço a ideia da integração vertical no leite, como ocorre com a avicultura e a suinocultura. Viável ou não o projeto, o fato é que percebeu-se que havia espaço para ganhos de eficiência na captação de leite, reduzindo custos de produção. À medida que a extensão rural oficial se via em dificuldades crescentes, o produtor foi ficando quase que largado à própria sorte (ou possibilidades). Falando de Brasil, os esforços de laticínios e cooperativas em se envolver e de fato contribuir para o aperfeiçoamento de sua rede de fornecedores tem sido muito modesta, e a simples possibilidade de se lançar um projeto como o da Integralat expôs isso.
É interessante acompanharmos o desenrolar desses esforços, mas é de se esperar que os laticínios busquem cada vez mais a fidelização de seus produtores. Antes que me esqueça, a redução dos riscos em relação à qualidade do leite – principalmente após o escândalo da melamina na China – também deve ter sua ponta de contribuição nesse novo movimento.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures