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Folha de SP associa informalidade com Operação Ouro Branco

MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

EM 07/02/2011

1 MIN DE LEITURA

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A Folha de São Paulo, um dos principais jornais do país, trouxe um especial sobre leite informal nesse domingo (06/02). A matéria aborda um tema delicado e, como poderia se esperar dependendo da abordagem, pode repercutir negativamente junto ao consumidor.

A matéria parte da análise dos dados do IBGE de 2009, que indicam 9,5 bilhões de litros de leite informais, um aumento considerável de 1,3 bilhão de litros sobre 2008. Sugere que todos esses 9,5 bilhões de litros foram comercializados sem inspeção, o que não é verdade. Nessa conta, está o leite que fica nas propriedades e vai para bezerros, por exemplo - o chamado auto-consumo, que inclui também o leite consumido pelas famílias nas fazendas (provavelmente fervido, o que diminui riscos, mas nesse caso consumido sem inspeção). 

Também, como já publicamos aqui, consideramos uma surpresa muito grande esse aumento da informalidade em 2009, revertendo uma tendência de redução na porcentagem verificada nos últimos anos. Mas são os dados oficiais.

A reportagem, no entanto, comete uma associação errada, até compreensível em se tratando de um leigo no assunto, mas nem por isso menos equivocada e potencialmente danosa: faz associação entre a informalidade e a Operação Ouro Branco, dizendo que houve "pouco avanço na fiscalização desde 2007, quando a Polícia Federal deflagrou uma operação que encontrou soda cáustica e água oxigenada adicionadas ao leite".

Ora, a Operação Ouro Branco envolveu fraude praticada por pessoas/empresas específicas, envolvendo o leite inspecionado. Nada tem a ver com a informalidade que, como o nome diz, refere-se ao leite sem inspeção e cuja problemática é completamente diferente. Ainda que a matéria pudesse estar hipoteticamente correta no que se refere à fiscalização nas indústrias, esta nada tem a ver com o tema principal da matéria.

Ao relacionar os dois fatos - fraude com soda cáustica e aumento da informalidade - a matéria passa a mensagem ao leitor de que o consumidor talvez esteja consumindo produto contaminado como aquele verificado na Operação Ouro Branco - talvez até em maiores níveis, dado que a informalidade se elevou no período e a fiscalização pouco foi alterada.

É fundamental que o setor se organize e que possa se articular sempre que houver matérias como essa sendo divulgadas amplamente na mídia, evitando prejuízos de imagem que podem ser gerados.

Leia aqui parte da matéria: www1.folha.uol.com.br/mercado/871399-um-terco-do-leite-no-pais-chega-ao-consumidor-sem-inspecao.shtml








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