ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

"Quem produz leite na fazenda são os funcionários": entenda a importância do recrutamento

EDUCAPOINT

EM 19/12/2019

3 MIN DE LEITURA

0
2
A seleção de pessoas para trabalhar em uma fazenda é um investimento em tempo e dinheiro que, se for bem feita, proporciona excelentes resultados a curto e médio prazo. Nem todas as fazendas dão a devida importância ao processo de recrutamento e seleção, mas é justamente nesse momento que se traça o perfil, elenca as habilidades e competências requeridas para a função, além de se conhecer o candidato.

O processo de recrutamento de funcionários é um momento de conhecimento recíproco, ou seja, a fazenda conhece e avalia o candidato e este, por sua vez, conhece e avalia a fazenda. Ambas as coisas são importantes, pois tão ruim quanto um funcionário que não possui as habilidades e competências para realizar as atividades necessárias na fazenda é um funcionário descontente com a cultura e a forma de atuação da empresa.

É essencial termos em mente que o funcionário é uma peça chave em qualquer processo de produção. Como diz o professor Paulo Machado, “quem produz leite na fazenda não são as vacas, mas sim, os funcionários.” Por isso, é muito importante selecionar os melhores funcionários, da melhor forma.

O processo de recrutamento e seleção envolve muito mais do que anunciar as vagas e contratar pessoas, sendo necessário todo um planejamento e dedicação de tempo e atenção a isso. Esse planejamento deve se iniciar antes do anúncio da vaga.

Recrutamento

O recrutamento ocorre antes da seleção das pessoas e, nessa fase, é muito importante definir claramente quais serão as funções que terão que ser desempenhadas por aquele profissional e descrever as tarefas a serem realizadas. A partir disso, define-se o perfil adequado dos funcionários que estão sendo buscados.

Para definir o perfil do funcionário, é preciso levar em conta o tipo e o tamanho da equipe em que ele vai atuar, se seu trabalho será individual ou em equipe, pois, nesse caso, será necessário avaliar a facilidade da pessoa em trabalhar em equipe. Além disso, é importante pensar em quais desafios esse funcionário deverá enfrentar para avaliar se ele realmente tem perfil para isso. Afinal, cada vaga e cada função tem desafios próprios.

Ao definir esse perfil, você saberá exatamente o que procurar e poderá avaliar quais as técnicas que devem ser usadas e aplicadas para atrair as pessoas certas para aquela vaga, dentro do perfil traçado. Deve-se avaliar as formas mais eficazes de se comunicar com esses possíveis candidatos, tanto em termos de via de acesso a essas pessoas, como em termos de tipo de comunicação.

Lembre-se que o recrutamento pode ser interno ou externo, mas, em ambos os casos, é necessário fazer todo esse planejamento. É um erro achar que todo bom funcionário que atua em determinada função está automaticamente apto a assumir outros cargos caso não tenha treinamento, preparo e perfil para aquela vaga. O ideal é que a fazenda tenha clareza do que espera da pessoa que vai assumir a vaga e seja transparente com todos os funcionários, fazendo um preparo antecipado daqueles que buscam promoções para que possam estar aptos a assumirem novas vagas quando surgirem e se seu perfil for adequado.

Para saber mais sobre a seleção e a retenção de bons funcionários dentro da fazenda, acesse o conteúdo completo do curso Recrutamento e desenvolvimento de colaboradores em propriedades rurais.

Nesse curso, a produtora rural Maria Thereza Rezende que desenvolveu um modelo de gestão em sua propriedade, tido como referência no setor, aborda os principais aspectos para recrutamento e seleção de funcionários, bem como as etapas pós-seleção, que garantirão o sucesso do desenvolvimento do colaborador no novo trabalho e a retenção de mão de obra na propriedade.

Você pode fazer a aquisição do curso individualmente ou optar pela assinatura e ter acesso a todos os cursos da plataforma, que hoje são mais de 165 cursos! Clique aqui para saber mais informações sobre os planos de assinatura!

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures