ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Programa reprodutivo de novilhas: quais os objetivos?

EDUCAPOINT

EM 12/03/2020

4 MIN DE LEITURA

0
0
O manejo reprodutivo de novilhas é um componente que, muitas vezes, fica em segundo plano na fazenda. Isso porque as novilhas são vistas como animais fáceis de lidar, cuja fertilidade é relativamente alta, a detecção de cio é boa, se bem alimentada, há poucos problemas de anestro pré-púbere.

Assim, muitas vezes as pessoas não colocam muita ênfase no manejo reprodutivo de novilhas, esquecendo-se que esse é um componente econômico muito importante. Afinal, recriar novilha não é barato, sendo, na realidade, o segundo componente de custo da produção leiteira.

Fazer com que a novilha chegue à gestação em um período mais adequado, do ponto de vista de desenvolvimento somático, crescimento corpóreo, ganho de peso com vantagens econômicas traz benefícios ao produtor. Assim, os programas reprodutivos de novilhas são importantes, pois, com eles, é possível manipular a idade em que a novilha entra em produção em um rebanho em lactação.

Quais são os objetivos de um programa reprodutivo de novilhas?

- Obter uma novilha gestante no período mais econômico do seu desenvolvimento

Isso incorpora manejo reprodutivo com manejo nutricional.

- Favorecer a produção futura da novilha

Isso porque, dependendo da idade e do desenvolvimento corpóreo que a novilha chegar à primeira parição, ela pode produzir mais ou menos leite.

- Maneira simples e eficiente

Ao mesmo tempo, deve-se buscar fazer isso de maneira econômica, simples e eficiente, ou seja, complicar demais as medidas a serem tomadas impede a adoção do procedimento.

=> Quer aprender mais? Então não perca a oportunidade de fazer o curso  Manejo reprodutivo de rebanhos leiteiros de alta produção completo. Você pode fazer a aquisição do curso individualmente ou optar por assinar a Plataforma EducaPoint, obtendo acesso a todos os cursos (mais de 170!) por um preço único!

Programa reprodutivo de novilhas

Todo programa reprodutivo de novilhas se inicia com o crescimento do animal, ou seja, para que ele tenha sucesso, é necessário trabalhar com animais com o crescimento adequado. Para isso, é necessário ter uma recria adequada para que ela chegue no momento da gestação com tamanho e peso compatíveis com sua idade, para que isso não afete a puberdade e a ciclicidade do animal.

Para raças de grande porte, como a Holandesa, espera-se ganhos diários de 800 gramas a 1,2 quilos por dia até os 120 dias de idade.

Taxas de ganho de peso acelerado nesse período são vantajosas, tanto do ponto de vista de crescimento, como do ponto de vista de conversão alimentar e para reduzir o impacto de doenças animais nesse período.

A partir de 120 dias, é necessário restringir o ganho de peso, devendo-se colocar um limite de 900 gramas diários. Isso porque se a novilha tiver um ganho de peso acelerado durante esse período, de 4 até 10/11 meses de idade, acaba atingindo a puberdade mais cedo, por ganhar mais peso. Isso compromete o desenvolvimento mamário do animal.

No caso das raças de menor porte, como Jersey, o recomendado é um ganho de 650 gramas de peso diários até o primeiro parto.

Quando inseminar as novilhas pela primeira vez?

De maneira geral, a primeira inseminação deve ocorrer após o animal ter atingido a puberdade e após ter atingido a maturidade sexual.

A puberdade na novilha holandesa ocorre quando ela atinge um peso de 250 a 280 quilos, o que representa cerca de 45% do peso adulto. No caso da novilha Jersey, esse peso é de 200 a 240 quilos.

Assim, a puberdade em fêmeas leiteiras ocorre quando o animal atinge cerca de 45% do peso adulto e o ideal é que isso aconteça por volta dos 9 a 10 meses de idade, para que se tenha um crescimento adequado.

Porém, a primeira inseminação tem que ser feita quando o animal atinge a maturidade sexual, que normalmente ocorre dois ou três ciclos estrais após ela entrar em puberdade, cerca de 40 a 60 dias depois.

Nesse ponto, o animal já está com cerca de 55% do seu peso adulto. Isso para raças de grande porte seria por volta de 350 a 380 quilos; já para raças menores, esse peso seria de 280 quilos, aproximadamente.

Isso é importante tanto pelo desempenho reprodutivo da novilha, como para que ela atinja o peso adequado ao parto. Se a novilha emprenhar com um peso aquém do esperado, será necessário um ganho de peso mais acelerado durante o período de gestação, para que ela chegue ao primeiro parto com um peso adequado, que é de 90% do peso adulto. Isso para novilhas holandesas é cerca de 605-610 quilos na semana antes do parto.

O ganho de peso pós-prenhez fará com que essa novilha ganhe mais tecido adiposo ao invés de ganhos musculares e esqueléticos, que ocorreria se ela tivesse alcançado o peso ideal antes da gestação.

É importante avaliar também a altura do animal, que pode ser feita pela altura da cernelha ou da garupa. No caso de novilhas com 360 a 380 quilos, a altura da cernelha deve ser de 125 centímetro de altura, devendo ter uma idade mínima de 12 meses, mas não passando de 14 meses de idade.

Novilhas da raça Holandesa não devem ser inseminadas com menos de 12 meses de idade, pois sofrem problemas de distocias e natimortos. Assim, animais pequenos ou não maduros do ponto de vista esquelético têm maiores dificuldades de parto.

Já no caso da raça Jersey, como quase não há dificuldades no parto, é possível inseminar as novilhas a partir de 11 a 12 meses de idade.
 
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures