FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Por que aplicar o Design Thinking na sua empresa?

EDUCAPOINT

EM 26/10/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0
Muitas empresas lutam para criar e manter uma cultura inovadora integrada a um modelo de negócios enxuto e sustentável, que lhes permite competir em um ambiente digital em rápida evolução. O design é frequentemente associado a um processo criativo divergente em relação ao processo normal de design lógico. No entanto, a introdução da metodologia de design no pensamento de projeto levou à construção de ferramentas inovadoras que são tão eficazes que mais e mais empresas decidiram adotá-las em diferentes contextos.
 
É o caso da metodologia de Design Thinking, que visa gerar inovação a partir das necessidades do usuário. Você começa com uma análise cuidadosa das necessidades do usuário, empatizando com ele, para capturar problemas reais e suas expectativas.
 
Através de técnicas de criatividade, são geradas diferentes ideias a partir das quais se desenvolvem protótipos que, uma vez testados e validados, dão origem à implementação da solução inovadora.
 
Em seu artigo publicado em 2008 na Harvard Business Review, Tim Brown define Design Thinking como uma metodologia que se concentra nas pessoas e usa ferramentas de design para resolver problemas complexos.
 
Promovido pela Stanford University, o Design Thinking tem sido adotado nos últimos anos como metodologia de referência em diversos campos, como corporativo, industrial e saúde, utilizado na inovação educacional, política e social. Empresas como Google, Airbnb, Toyota ou IBM implementaram essa metodologia com sucesso.
 
Contextos de aplicação para o negócio
 
Alguns contextos de aplicação em que a abordagem do Design Thinking deve ser considerada uma ferramenta de design válida:
 
- consultoria estratégica (por exemplo, inovação de negócios ou inovação de processo ou inovação de valor);
- transformação digital (implementação de soluções digitais verdadeiramente valiosas para pessoas e empresas); 
- design de experiências digitais do usuário;
- desenvolvimento de novas experiências de consumo;
- gestão de produtos - gerando novas ideias para novos produtos/serviços;
- criação de um novo modelo de negócios (ou projeção de variantes do existente)
 
Vantagens
 
As vantagens de usar o Design Thinking geralmente dependem do contexto e dos objetivos do projeto. No entanto, existem vantagens comuns:
 
- facilita e agiliza a adoção da solução;
- forte engajamento do usuário final que se sente envolvido no processo;
- uma abordagem iterativa na fase de design permite testar as propostas de solução e modificá-las até chegar à solução mais adequada antes de prosseguir com a implementação propriamente dita;
- facilita a disseminação e o crescimento de uma cultura inovadora dentro da empresa.
 
Se você quiser entender melhor o que é Design Thinking, confira o vídeo abaixo onde a professora de pós-graduação em Gestão de Projetos, Renata Vasconcellos, explica:


 

 

Esse vídeo faz parte do novo curso que acaba de ser lançado pelo EducaPoint, O Design Thinking para criar produtos e serviços mais inovadores. O curso explica de forma ampla e com bastante exemplos o que é o Design Thinking e como ele pode ser aplicado de forma a melhorar os resultados de qualquer empresa

Você pode adquirir o curso individualmente ou optar pela assinatura da plataforma EducaPoint, o que dá a você acesso a TODOS os cursos disponíveis - e já são mais de 200! - por um preço único. 
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
 
Fonte consultada:
 
Innovate with Design Thinking: pros and cons (https://www.zeratech.com/en/design-thinking-innovate-pros-cons/)
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint