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Por que aplicar o Design Thinking na sua empresa?

EDUCAPOINT

EM 26/10/2020

2 MIN DE LEITURA

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Muitas empresas lutam para criar e manter uma cultura inovadora integrada a um modelo de negócios enxuto e sustentável, que lhes permite competir em um ambiente digital em rápida evolução. O design é frequentemente associado a um processo criativo divergente em relação ao processo normal de design lógico. No entanto, a introdução da metodologia de design no pensamento de projeto levou à construção de ferramentas inovadoras que são tão eficazes que mais e mais empresas decidiram adotá-las em diferentes contextos.
 
É o caso da metodologia de Design Thinking, que visa gerar inovação a partir das necessidades do usuário. Você começa com uma análise cuidadosa das necessidades do usuário, empatizando com ele, para capturar problemas reais e suas expectativas.
 
Através de técnicas de criatividade, são geradas diferentes ideias a partir das quais se desenvolvem protótipos que, uma vez testados e validados, dão origem à implementação da solução inovadora.
 
Em seu artigo publicado em 2008 na Harvard Business Review, Tim Brown define Design Thinking como uma metodologia que se concentra nas pessoas e usa ferramentas de design para resolver problemas complexos.
 
Promovido pela Stanford University, o Design Thinking tem sido adotado nos últimos anos como metodologia de referência em diversos campos, como corporativo, industrial e saúde, utilizado na inovação educacional, política e social. Empresas como Google, Airbnb, Toyota ou IBM implementaram essa metodologia com sucesso.
 
Contextos de aplicação para o negócio
 
Alguns contextos de aplicação em que a abordagem do Design Thinking deve ser considerada uma ferramenta de design válida:
 
- consultoria estratégica (por exemplo, inovação de negócios ou inovação de processo ou inovação de valor);
- transformação digital (implementação de soluções digitais verdadeiramente valiosas para pessoas e empresas); 
- design de experiências digitais do usuário;
- desenvolvimento de novas experiências de consumo;
- gestão de produtos - gerando novas ideias para novos produtos/serviços;
- criação de um novo modelo de negócios (ou projeção de variantes do existente)
 
Vantagens
 
As vantagens de usar o Design Thinking geralmente dependem do contexto e dos objetivos do projeto. No entanto, existem vantagens comuns:
 
- facilita e agiliza a adoção da solução;
- forte engajamento do usuário final que se sente envolvido no processo;
- uma abordagem iterativa na fase de design permite testar as propostas de solução e modificá-las até chegar à solução mais adequada antes de prosseguir com a implementação propriamente dita;
- facilita a disseminação e o crescimento de uma cultura inovadora dentro da empresa.
 
Se você quiser entender melhor o que é Design Thinking, confira o vídeo abaixo onde a professora de pós-graduação em Gestão de Projetos, Renata Vasconcellos, explica:


 

 

Esse vídeo faz parte do novo curso que acaba de ser lançado pelo EducaPoint, O Design Thinking para criar produtos e serviços mais inovadores. O curso explica de forma ampla e com bastante exemplos o que é o Design Thinking e como ele pode ser aplicado de forma a melhorar os resultados de qualquer empresa

Você pode adquirir o curso individualmente ou optar pela assinatura da plataforma EducaPoint, o que dá a você acesso a TODOS os cursos disponíveis - e já são mais de 200! - por um preço único. 
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
 
Fonte consultada:
 
Innovate with Design Thinking: pros and cons (https://www.zeratech.com/en/design-thinking-innovate-pros-cons/)
 

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