Plantas daninhas: efeitos na formação da pastagem

As plantas daninhas competem com pastagem ou outras culturas comerciais por espaço, luz, água e nutrientes. Como consequência, a formação de pastagem é afetada.

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

 O Brasil possui 158,6 milhões de hectares de pastagens, sendo que boa parte dessa área tem algum grau de degradação. Vários fatores levam à degradação das pastagens e a infestação por plantas daninhas é um deles, tendo uma grande importância.
 
As plantas daninhas competem com pastagem ou outras culturas comerciais por espaço, luz, água e nutrientes. Como consequência, ocorre:
 
- Menor população de plantas forrageiras;
- Estiolamento das plantas (aumenta a relação talo:folha);
- Qualidade nutricional das forrageiras é prejudicada (teor maior de fibra não digerível);
- Menor capacidade de suporte animal, decorrente da menor produção de forragem;
- Degradação da pastagem, à medida que as plantas invasoras vão crescendo e ocupando mais espaço;
- Necessidade de altos níveis de investimento com reforma ou recuperação das pastagens.
 
Formação das pastagens
 
O gráfico abaixo mostra os resultados de um trabalho, com duas áreas distintas: uma em que a forragem compete com plantas daninhas e outra em que não há essa competição:

O gráfico mostra uma diferença de mais de 100% na produção de matéria seca com o uso de herbicida e controle das plantas daninhas. 
 
Os dados também mostram diferenças no perfilhamento, conforme pode-se ver no gráfico abaixo:

Como se vê, houve cerca de 50% mais perfilhos na área livre de competição com plantas daninhas.
 
=> Aprenda muito mais no curso Controle de plantas daninhas em pastagens. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 190!) por um preço único. Clique aqui e veja como assinar.
 
Na foto abaixo, vê-se um exemplo de uma pastagem em formação, onde foi feito o tratamento com herbicida. Nota-se que, 15 dias depois do tratamento, a área já estava bastante desenvolvida em função da liberação da competição que ocorreu na área.
 
Quando se faz o controle das plantas daninhas na formação de pastagem, ocorre:
 
- Um estabelecimento mais rápido;
- Melhor qualidade da forragem no que se refere à relação talo:folha;
- Pode-se ter um início de pastejo antecipado, quando o controle das plantas daninhas é feito o mais cedo possível;
- Pode-se fazer o pastejo inicial e, a partir daí, fazer o manejo adequado após o estabelecimento das gramíneas forrageiras. 
 
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
 
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Material escrito por:

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?