ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Planejamento forrageiro: aposte no nitrogênio para aumentar a produtividade das forrageiras

EDUCAPOINT

EM 15/04/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Atualizado em 05/03/2024

O planejamento forrageiro tem como objetivo equilibrar o requerimento nutricional dos animais com a sazonalidade de produção forrageira. De maneira geral, todas as regiões do Brasil passam por algum período em que há queda na produção forrageira.
 
O planejamento forrageiro busca equilibrar o suprimento forrageiro, ou seja, a quantidade de alimento ofertado, com a demanda por forragem da fazenda. Quando há mais demanda do que suprimento forrageiro, os animais acabam ingerindo menos alimentos do que necessitam, o que leva à queda de seu desempenho, podendo chegar, inclusive, a casos de perda de peso. A longo prazo, isso se torna ainda mais grave, podendo haver degradação das pastagens. 
 
Quando se fala em suprimento forrageiro, fala-se do potencial produtivo das forrageiras das propriedades e quais as condições que estão sendo fornecidas para que essa forrageira expresse este potencial, tanto em questão de adubação, disponibilidade hídrica, solo, manejo.
 
Existem algumas estratégias que podem auxiliar a regular o suprimento de forragem em uma propriedade. A principal delas é a utilização de adubação. O nutriente que mais dá resultados na adubação é o nitrogênio.

A adubação nitrogenada proporciona aumento na produtividade de matéria seca das gramíneas forrageiras. Esse aumento é resultado da modificação de variáveis que estão correlacionadas a produtividade de forragem, como aumento na taxa de alongamento foliar, aumento da taxa de aparecimento, índice de área foliar, densidade populacional de perfilhos e redução do filocrono.
 
Confira no vídeo abaixo a explicação do  engenheiro agrônomo, Steben Crestani, sobre como o nitrogênio pode aumentar a produtividade das forrageiras: 
 

 
Essa é uma pequena amostra do novo curso que acaba de ser lançado pelo EducaPoint para ajudar você a fazer seu planejamento forrageiro: Planejamento forrageiro para intensificação da produção a pasto.
 
Nesse curso, Crestani, explica a necessidade de se fazer um planejamento forrageiro nas fazendas, bem como qual é a forma ideal de fazer isso. Além disso, ele ensina como garantir o suprimento alimentar das vacas e como entender e manejar de forma ideal a demanda da fazenda.
 
O inverno está chegando e esse é o momento ideal para começar a fazer seu planejamento forrageiro! Se você já faz, mas pretende se aperfeiçoar nisso, esse curso também é para você! Não espere mais e comece agora mesmo a aprender como fazer um planejamento forrageiro estratégico e aumentar muito a produtividade e a lucratividade da sua fazenda.
 
Você pode adquirir o curso individualmente, adquirindo acesso vitalício a esse conteúdo, ou optar por assinar a plataforma EducaPoint, que já conta com quase 180 cursos. A assinatura garante a você acesso a TODOS ESSES CURSOS por um preço único durante o período de assinatura. Clique aqui e saiba como assinar.
 
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
 
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures