ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Perfil investidor: Como é você no mundo dos investimentos

EDUCAPOINT

EM 18/10/2019

5 MIN DE LEITURA

0
0
Um dos aspectos mais importantes que devem ser levados em consideração quando se pretende investir dinheiro é o auto-conhecimento, ou seja, entender quais são suas características que influenciam na forma como você lida com essa questão.

Existem pessoas que se sentem menos à vontade em correr riscos, enquanto outras buscam riscos altos! Não há julgamento de valor nesse caso, ou seja, não há "melhor" ou "pior" perfil investidor. O que há, na verdade, é a necessidade de conhecer qual é o SEU perfil para que possa investir seu dinheiro de forma segura e satisfatória. Mas, antes de ler neste artigo quais os tipos de perfil e descobrir com qual você se identifica, já deixe salvo este link para o nosso bate-papo gratuito sobre finanças com o administrador e educador financeiro, Ricardo Souza. Nele, vamos conseguir te ajudar a tomar a melhor decisão financeira, tirando dúvidas sobre o assunto.

Isso é tão importante, que as empresas que fornecem opções de investimentos precisam fazer essa análise do perfil de investimento antes de fechar qualquer tipo de negócio com o cliente.
 
Alguns estudiosos acreditam que o perfil do investidor está ligado apenas ao conhecimento que ele tem sobre o universo financeiro. Isso é uma verdade parcial. Saber e estudar sobre o assunto traz  maior confiança para enfrentar instabilidades.
 
Mas não são todos os investidores que conhecem e se apaixonam perdidamente pela instabilidade do universo acionário. Você pode estudar, acompanhar todos os nossos posts, pedir a assessoria e mesmo assim não querer agir como um investidor agressivo.
 
O capital de investimento, a diversificação, a fase de vida profissional e as expectativas financeiras são as principais influencias sobre qual perfil está mais de acordo com você neste momento.
 
Os perfis de investidores

Os perfis de investidores são separados em três grupos principais: conservadores, moderados e agressivos (ou dinâmicos). E, de forma resumida, eles são diferenciados segundo a tolerância ao risco.

Todos os investimentos possuem riscos! O que existe é investimento com baixo risco, afinal toda instituição está sujeita a ameaças políticas e econômicas. Devido a solidez de algumas, como o Tesouro Nacional, por exemplo, esse risco é considerado muito pequeno.

1. O perfil conservador
 
Entre os perfis de investidores, um dos que mais se destacam é dos conservadores, ou seja, aqueles que não estão dispostos a correr muitos riscos e preferem a segurança a uma maior rentabilidade. O conservador também prefere uma maior liquidez em seus investimentos, ou seja, um resgate mais rápido, com poucas perdas.
 
O objetivo do investidor conservador é sempre conservar o seu poder de compra, ou seja, se manter acima da inflação.
 
É claro que há exceções, mas, no geral, os conservadores são aquelas pessoas que estão começando a investir ou também que têm objetivos financeiros no curto ou médio prazo. Isso acontece porque, nos dois casos, há muito receio de perder dinheiro com opções mais arriscadas.
 
Por esse motivo, ele prioriza a renda fixa, investindo pouco em renda variável. A renda fixa, representada pelos títulos do Tesouro Direto, CDBs, LCIs, LCAs, debêntures e outros investimentos, apresentam retornos mais previsíveis. Mesmo assim, ele pode investir uma pequena parcela de seu capital em ações ou fundos de ações.
 
2. O perfil moderado

Esse é o tipo de perfil meio-termo entre o perfil conservador e o arrojado. Trata-se do investidor que está disposto a se arriscar um pouco mais, a ir além do conservador no que se refere a maior rentabilidade.
 
Moderado é o investidor que fica em cima do muro?
 
Não, na verdade o perfil moderado é para quem quer ganhar mais, a médio e longo prazo, e está uma pouco mais disponível para correr riscos que o perfil conservador.
 
O investidor com perfil moderado costuma querer taxas maiores que as taxas básicas de mercado. Portanto, ele está mais propenso a correr alguns riscos desde que a taxa de juros do investimento seja maior que a SELIC e o CDI, por exemplo.
 
Assim, o investidor moderado assume correr riscos maiores para receber melhores rendimentos, mas sem exagerar. Ele consegue dividir sua carteira de investimentos, optando por renda fixa e variável, ainda que a primeira prevaleça sobre a segunda.
 
Apesar de ousar correr riscos maiores, se tiver que optar entre riscos muito elevados e rendimentos mais comedidos, mas garantidos, ele optará certamente pela última opção.
 
3. O perfil agressivo

Trata-se de um perfil mais avançado no que refere a correr riscos e perdas, principalmente em médio e em longo prazo. O investidor arrojado entende que o nível de rentabilidade está muito associado ao nível de risco e, por esse motivo, está disposto a sofrer riscos mais altos se eles prometerem rendimentos mais fartos.

Normalmente, os investidores de perfil agressivo são pessoas mais jovens, que pretendem usar o investimento como forma de renda. Mas, ser jovem não quer dizer ser imaturo ou inexperiente. Afinal, independente do aporte financeiro ninguém investe sem estudar e pesquisar muito antes, não é mesmo?
 
Visando objetivos de longo prazo, o investidor arrojado mantém sua carteira de investimentos sujeita à volatilidade enquanto o capital estiver em fase de acumulação (período de duração do investimento).
 
Apesar de se dispor a sofrer riscos, o investidor arrojado faz tudo de forma calculada, evitando investir sem fazer projeções. Ele arrisca, mas com bom senso, visando ganhos maiores e não prejuízos desnecessários.

Você se encaixa em qual desses perfis? Quer conhecer mais sobre todas as possibilidades de investimentos para lhe ajudar a decidir qual deles escolher? Acesse o conteúdo completo do curso Educação financeira: aprendendo a investir.

Nesse curso, o administrador e educador financeiro, Ricardo Souza, ensinará a se tornar um investidor e obter ótimos resultados de acordo com seu perfil pessoal e financeiro, além de esclarecer conceitos fundamentais sobre investimentos.

Você pode fazer a aquisição do curso individualmente ou optar pela assinatura e ter acesso a todos os cursos da plataforma , que hoje são cerca de 160 cursos! Clique aqui para saber mais informações sobre os planos de assinatura!
 
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
 
Fontes consultadas:

Conheça 4 perfis de investidores e saiba qual é o seu (https://mhtinvest.com.br/blog/conheca-4-perfis-de-investidores-e-saiba-qual-e-o-seu/)

Perfil Agressivo: Características e tipos de investimentos (https://blog.monetus.com.br/perfil-agressivo-onde-investir/)

Perfil Moderado: Características e tipos de investimentos (https://blog.monetus.com.br/perfil-moderado-onde-investir/)

Qual é o melhor investimento para perfil conservador? (https://blog.mobills.com.br/melhor-investimento-para-perfil-conservador/)

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures