ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Qual o impacto da saúde do solo na produção agropecuária?

POR FERNANDA ANTUNES

EDUCAPOINT

EM 18/01/2024

3 MIN DE LEITURA

0
3

Saúde do solo é a capacidade contínua do solo de desempenhar diversas funções, desde o suporte para a produção de alimentos, fibras e combustíveis, a estocagem de carbono, habitat para a biodiversidade, a ciclagem de nutrientes, além da participação ativa na regulação do fluxo de água.  A saúde do solo é um dos fatores chave na agricultura sustentável e regenerativa, assim como, deve ser o alicerce no combate as mudanças climáticas nas próximas décadas (CHERUBIN, SCHIEBELBEIN, 2022).

A produtividade na cadeia agropecuária depende diretamente da saúde solo, sendo essencial tanto para a produção vegetal como animal. 

Em sistemas agropecuários, a saúde do solo pode ser definida como a capacidade em se manter equilibrado nos aspectos físicos, químicos e biológicos, fornecendo condições favoráveis para o crescimento das plantas. (CHERUBIN, SCHIEBELBEIN, 2022). 

No Brasil, existem aproximadamente 13 ordens principais de solo e a grande maioria dos nossos solos tropicais e subtropicais são caracterizados de maneira geral como ácidos e intemperizados, com baixo teor de nutrientes, baixo pH, presença de alumínio tóxico e rápida perda de matéria orgânica (M.O.), esse último fator influencia diretamente na qualidade do solo. Ou seja, naturalmente, grande parte dos solos no país precisam ser remanejados para a melhoria dos aspectos químicos, físicos e principalmente biológicos.  

Solos no Brasil.

Fonte: Embrapa Solos.

A relação solo-planta 

Dentro dos sistemas agrícolas, existem algumas conexões entre os diversos componentes bióticos do sistema. Interações entre plantas e a microbiota do solo promovem resultados positivos na produtividade de lavouras por meio de uma relação benéfica para ambos.  

As plantas possuem a capacidade de transformar a energia luminosa em biomassa que posteriormente é reciclada, degradada e decomposta pelos organismos do solo, promovendo uma retroalimentação do sistema. Além disso, as plantas facilitam a instauração de uma ampla diversidade de organismos, principalmente por meio da liberação de diversas substâncias para atraí-los, estabelecendo assim uma relação sinérgica na rizosfera (região de maior concentração de raízes da planta no solo). Esse processo não apenas eleva a produtividade da planta, mas também estrutura os diversos eventos que ocorrem no solo. 

Relação solo-planta

Qual a influência da saúde do solo na produtividade? 

A influência na saúde do solo é bastante complexa, principalmente ao considerar os fatores de ordem biológica que depende de diversas interações no próprio sistema para que seja benéfica.  

A biodiversidade do solo, que faz parte de diferentes comunidades, é responsável por vários processos essenciais, como a mineralização da matéria orgânica, liberando nutrientes favorecendo o ótimo desenvolvimento das plantas e aumentando a produtividade.

As comunidades biológicas compreendem fungos, vírus, protozoários e actinomycetos. Esses 5 grupos são responsáveis por diversos serviços ecossistêmicos como a fixação biológicas de nitrogênio, a solubilização de fósforo e potássio, a capacidade de atuar na biorregulação da comunidade do solo, ciclagem de nutrientes, degradação de poluentes, além de influenciar diretamente nas características físicas do solo.  

O que favorece a saúde do solo? 

Algumas práticas e sistemas conservacionistas favorecem a saúde do solo, auxiliando na manutenção dos aspectos biológicos, químicos e físicos. Sistemas de plantio direto, rotação de culturas, consorciação de culturas, integração lavoura-pecuária-floresta e preparo adequado do solo com curvas de nível são algumas dessas práticas. É importante pensar que, quanto mais complexo o sistema, melhor a microbiologia do solo e maior o fluxo de água e nutrientes. 

Solos saudáveis têm a capacidade de armazenar grandes quantidades de carbono orgânico, ajudando a mitigar as mudanças climáticas. A adoção de práticas e implementação de sistemas que promovem a saúde do solo representam uma via essencial na transição da cadeia agropecuária para um modelo de produção mais sustentável. 

 

Referências:  CHERUBIN, M. R.; SCHIEBELBEIN, B. E. Saúde do solo: múltiplas perspectivas e percepções. 7 dez. 2022. 

FERNANDA ANTUNES

Engenheira Agrônoma pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/CAV.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures