ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Por que o descanso para as vacas é importante?

POR FERNANDA ANTUNES

EDUCAPOINT

EM 04/01/2024

5 MIN DE LEITURA

0
7

O tempo de descanso das vacas leiteiras tem impacto direto na produção de leite , mas, além disso, afeta o desempenho geral do animal.

A vaca expressa seu comportamento normal ao longo do dia por meio de diversas atividades essenciais, como a alimentação (comida e água), socialização com outras vacas, descanso e tempo de ordenha, esse último, independe da vontade da vaca.

 

Qual tempo ideal de descanso para vacas leiteiras?

O tempo de descanso ideal para a vaca leiteira é de 12 horas por dia. No entanto, não somente o tempo deve ser considerado como também a qualidade do local fornecido para o descanso da vaca.

 

Tabela 1. O tempo da vaca.

Atividade Tempo dedicado à atividade/dia (horas)
Alimentação 3 a 5
Ingestão de água 0,5 a 1
Socialização 1
Descanso 12 a 14 
Manejos da fazenda (ordenha e outros) 3 a 4

 

Qual a importância do descanso para vacas leiteiras?

A importância do descanso vai muito além do grande impacto na produção de leite. O pouco tempo de descanso reduz significativamente o tempo de sono, causando implicações negativas no bem-estar geral das vacas.

 

Tempo de descanso e problemas de casco

É fácil imaginar como o tempo de descanso influencia a ocorrência de problemas de cascos na vaca. Todavia, é sempre importante lembrar da conformação de uma vaca leiteira com peso aproximado de 700 kg, sustentada por 4 cascos que possuem uma superfície muito pequena, ou seja, a pressão sobre esses 4 cascos é muito grande. Assim, quanto maior o tempo que a vaca permanece de pé, maior o tempo de pressão e maior a chance de incidência de problemas nos mesmos. Problemas de casco afetam o desempenho produtivo e reprodutivo das vacas leiteiras.

Vaca leiteira

Fonte da imagem: Freepik.

 

Tempo de descanso e consumo de matéria seca (CMS)

Estudos demonstram que, para cada 3,5 minutos de descanso perdido, as vacas sacrificam 1 minuto de tempo de alimentação. Assim, quanto maior o tempo de descanso, maior o consumo de matéria seca (CMS), consequentemente menor a probabilidade de novas doenças e enfermidades.

Tempo de descanso e o consumo de matéria seca

Tempo de descanso e a produção de leite

Outros estudos demonstram que, para vacas leiteiras de grande produção, cada hora a mais de descanso no dia pode representar um acréscimo de aproximadamente 1,5 kg de leite.

 

Tempo de descanso e o fluxo de sangue no úbere da vaca

O sangue é responsável por transportar a matéria prima para a produção de leite no úbere, sendo então extremamente necessário um ótimo fluxo sanguíneo para o úbere ao longo de um dia. Pesquisas revelam que os picos mais significativos de fluxo sanguíneo no úbere das vacas ocorrem quando estão deitadas, em estado de repouso. Durante o período de descanso, o fluxo de sangue que chega ao úbere é de aproximadamente 342 litros/hora, mas nos períodos que as vacas estão em pé, esse fluxo é de apenas 228 litros/hora.

 

O que influencia o tempo de descanso das vacas leiteiras?

Inúmeros fatores na fazenda exercem influência direta sobre o tempo de descanso das vacas, incluindo:

  • Qualidade da cama: não só pensando na cama de sistemas de confinamento, como também em todo e qualquer lugar que a vaca possa repousar, incluindo sistemas a pasto. Em camas macias e profundas, as vacas ficam deitadas por muito mais tempo, podendo chegar a até 2 horas a mais de descanso por dia. Estudos mostraram que vacas leiteiras em sistema free stall com camas de colchões tiveram uma prevalência de claudicação 10% maior em comparação com as instalações com camas profundas com areia. Tratando-se de sistemas de pastejo, as áreas de descanso não devem possuir pedras e raízes de árvores.
  • Umidade da cama: as vacas leiteiras têm grande preferência por locais secos para descanso. Isso não quer dizer que elas não se deitam em camas úmidas, mas vale ressaltar que o tempo de descanso é muito inferior quando comparado com a disponibilidade de camas secas.
  • Disponibilidade de espaço: o pouco espaço disponível para descanso também afeta o tempo que as vacas vão passar em repouso. Em sistemas à pasto, piquetes com pouca disponibilidade de sombra geram disputa entre os animais. Dessa forma, vacas dominantes tendem a ocupar os pequenos espaços disponíveis com sombra para descanso. Para sistemas confinados, os sistemas devem ser projetados de acordo com a lotação prevista de vacas.

        Condições ideias:

        Free-stall: menos de 10% das vacas em pé com as pernas fora da cama e pelo menos 85% das                    vacas deitadas nas camas.

        Compost barn: >80% das vacas deitadas na cama.

  • Estresse por calor: conforme as temperaturas ficam altas, a duração do descanso tende a diminuir. As vacas podem perder até 3 horas de descanso por dia numa condição de estresse por calor. Em sistemas confinados, é imprescindível que o sistema de ventilação seja eficiente e bem dimensionado para amenizar o estresse pelas altas temperaturas. Em sistemas de pastejo, é necessário que os piquetes disponham de sombra natural ou artificial.

 

Em síntese, é crucial reconhecer a importância do descanso apropriado no contexto da produção leiteira. Os galpões de confinamento devem ser cuidadosamente planejados, considerando dimensões adequadas, superfícies e materiais de cama apropriados, visando proporcionar um ambiente de repouso confortável para os animais.

Instalações confortáveis resultam em tempos de descanso mais longos e uma redução do tempo que as vacas ficam em pé, podendo reduzir potencialmente a incidência de claudicação do rebanho.

Investir em instalações adequadas, seja em sistemas confinados ou a pasto, manejo eficiente e estratégias que promovam o bem-estar animal não apenas beneficia as vacas leiteiras, mas também contribui para a eficiência produtiva e econômica da atividade.

 

FERNANDA ANTUNES

Engenheira Agrônoma pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/CAV.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures