ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Forrageiras temperadas podem melhorar dieta dos animais no inverno

EDUCAPOINT

EM 07/04/2020

2 MIN DE LEITURA

0
1

Atualizado em 20/10/2023

Para enfrentar o período frio e seco do ano, os pecuaristas têm algumas alternativas para minimizar as consequências da escassez de pastagem, comum nesta época em algumas regiões do país.

Uma das possibilidades é o cultivo de espécies forrageiras de clima temperado por sobressemeadura em áreas de pastagens tropicais. A aveia e o azevém, cultivados em consórcio com o capim Tanzânia, tem bom potencial de produzir forragem mesmo nesta época fria e servem para alimentação de vacas leiteiras entre junho e setembro.

Durante o inverno, as pastagens tropicais reduzem o acúmulo de matéria seca e o gado precisa ser alimentado com outras alternativas de forragem, como cana de açúcar, silagem e até mesmo com mais ração. A sobressemeadura em áreas de pastagens tropicais pode ajudar a diminuir os gastos com fornecimento de suplementação e melhorar a produção de forragem.

No entanto, uma característica pode limitar o uso dessa tecnologia no sudeste e centro-oeste. Forrageiras de clima temperado precisam de umidade para o desenvolvimento. Assim, essa alternativa somente é viável em regiões de inverno chuvoso ou em áreas irrigadas nas demais regiões. A fertilidade do solo é outro fator importante para o sucesso da sobressemeadura, porque as forrageiras de inverno são bastante exigentes.

Os produtores que optarem pela sobressemeadura de capins de inverno devem se preocupar com o manejo adequado da pastagem. A pastagem tropical não deve estar com resíduo alto, porque pode haver competição excessiva com as gramíneas temperadas, levando ao fracasso no estabelecimento da nova pastagem.

Desta forma, as forrageiras de inverno são alternativas adequadas para a implantação durante o outono, com vistas à utilização no inverno e início da primavera em áreas com quantidade apropriada de chuvas ou, quando é possível, com o uso de irrigação.

Há vários benefícios em se estabelecer espécies forrageiras anuais em áreas formadas com gramíneas, podendo-se destacar:
 
  • Aumento na produção de matéria seca,
  • Aumento na qualidade da forragem,
  • Melhoria na fertilidade do solo com a incorporação de nitrogênio e matéria orgânica,
  • Maior potencial de rebrota da espécie de gramínea na primavera,
  • Controle de plantas invasoras.

Para ajudar você a conhecer melhor as forrageiras de clima temperado, o EducaPoint acaba de lançar o curso Como escolher a forrageira de inverno?  

Nesse curso, o engenheiro agrônomo, Steben Crestani, explica quais são as principais forrageiras temperadas cultivadas no sul do país para que você possa conhecer um pouco mais as cultivares disponíveis no mercado, bem como para que possa tomar a melhor decisão no seu caso.

Confira abaixo um comparativo entre as forrageiras de clima temperado para ver qual delas tem maior potencial produtivo:



O curso é exclusivo para assinantes. Confira aqui como assinar.

Se você está buscando alternativas para melhorar a qualidade da sua produção de forragem e, consequentemente, seu valor nutritivo, não espere mais! Aproveite para aprender tudo o que precisa saber sobre as principais forrageiras temperadas em uma abordagem abrangente, mas direta! 

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
thais@milkpointventures.com.br
WhatsApp (19) 99884-1680

Fontes consultadas:

Forrageiras de inverno são alternativas para melhorar dieta animal nesta época (www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/3362038/forrageiras-de-inverno-sao-alternativas-para-melhorar-dieta-animal-nesta-epoca )

Alternativas forrageiras para pastagem de inverno para bovinos de corte (home.unicruz.edu.br/seminario/anais/anais2011/saude/ALTERNATIVAS%
20FORRAGEIRAS%20PARA%20PASTAGEM%20DE%20INVERNO%20PARA%
20BOVINOS%20DE%20CORTE.pdf)

Melhoramento de pastagens através da técnica da sobressemeadura de forrageiras de inverno ( www.aptaregional.sp.gov.br/acesse-os-artigos-pesquisa-e-tecnologia/edicao-2006/2006-janeiro-junho/186-melhoramento-de-pastagens-atraves-da-tecnica-da-sobressemeadura-de-forrageiras-de-inverno/file.html?force_download=1 )

Alternativas forrageiras para pastagem de inverno para bovinos de corte (home.unicruz.edu.br/seminario/anais/anais2011/saude/ALTERNATIVAS
%20FORRAGEIRAS%20PARA%20PASTAGEM%20DE%20INVERNO%20PARA
%20BOVINOS%20DE%20CORTE.pdf)

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures