FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fluxo de caixa e custo de produção: você sabe a diferença?

EDUCAPOINT

EM 30/06/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0
Fluxo de caixa e custo de produção são duas ferramentas distintas, mas que, muitas vezes, geram uma certa confusão entre produtores e técnicos no momento de sua utilização.

É comum os produtores, no momento de analisar o resultado de sua atividade, considerarem toda a sobra financeira mensal de sua propriedade como lucro. Dessa forma, quando for necessário algum investimento, alguma reforma, uma troca de máquinas, não sobraria o dinheiro necessário para isso. Por isso, é muito importante fazer essa diferenciação entre fluxo de caixa e custo de produção.

Além disso, essa diferenciação mostra se a atividade é atrativa ou não. Somente por meio do fluxo de caixa fica muito subjetivo e faltam as informações necessárias para avaliar se a atividade vale a pena ou não em relação a outros investimentos no mercado.

Isso também é importante para investimentos, para decidir como será alocado, se precisa se pagar em um único ciclo ou de acordo com sua utilização ao longo dos anos.

De modo geral, o fluxo de caixa pode ser definido como o saldo entre as receitas e as despesas provenientes da atividade leiteira. Então, o fluxo de caixa pode ter a periodicidade conforme o produtor achar melhor no momento de tomar a decisão. Normalmente, é avaliado de forma mensal.

custo de produção seria a soma dos insumos, produtos e serviços utilizados na atividade leiteira. Dessa forma, para ser mais coerente no momento de análise do custo de produção, seria necessário avaliar um período mais prolongado que, no caso do leite, seria de um ano, para evitar efeitos da sazonalidade na produção.

=> Quer aprender muito mais sobre esse tema? Acesse  o conteúdo completo do curso Pecuária leiteira de precisão: foco em resultados econômicos. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 180!) por um preço único. Clique aqui e veja como assinar.

O custo de produção é fundamental na gestão de uma fazenda, para que a partir do conhecimento dos pontos fortes e fracos da propriedade sejam analisadas quais as maiores necessidades de mudanças e intervenções no sistema de produção. Além disso, a gente consegue identificar as maiores potencialidades da atividade e otimizar dentro do manejo diário da propriedade.

A análise do fluxo de caixa também é fundamental, já que reflete toda a situação momentânea da empresa, mostrando também a saúde financeira do produtor.

No entanto, ao analisar esses indicadores existem muitos pontos de dúvidas. Por exemplo, mão de obra familiar é um componente do fluxo de caixa? Por normalmente não contemplar um desembolso referente à atividade específica trabalhada pelo produtor na fazenda, não é normalmente considerado como fluxo de caixa. Caso tivesse determinado um salário fixo, poderia ser considerado uma despesa no saldo do fluxo de caixa.

Aleitamento artificial de bezerros com o leite da própria fazenda, como não gera um desembolso direto, não é considerado fluxo de caixa, mas entra no custo de produção, no custo com aleitamento do bezerro, no custo do bezerro, no custo da recria em geral.

Mais informações
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint