ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cuidado com a desidratação dos bezerros leiteiros!

EDUCAPOINT

EM 30/09/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0
A desidratação em bezerros com diarreia é frequentemente subestimada. Um bezerro com diarreia pode perder entre 5 a 10% de seu peso corporal em um dia. Assim, é de extrema importância diagnosticar corretamente e reidratar bezerros com diarreia.
 
Como avaliar a desidratação
 
 
* O bezerro pode estar desidratado demais para correção de fluidos via terapia IV.
 
% de desidratação - Porcentagem de perda de água em relação ao peso corporal total. Use esta porcentagem para calcular a quantidade de solução eletrolítica para bezerro desidratado.
 
Comportamento - aparência do bezerro e reação à alimentação e estimulação. Os bezerros começam a perder energia, tornam-se letárgicos e mostram sinais de depressão com desidratação de 8%.
 
Olhos fundos - também conhecido como enoftalmia e geralmente é um sinal precoce de que os bezerros estão doentes. Para avaliar, puxe para baixo a pálpebra inferior e meça a lacuna no canto interno do olho a partir da pálpebra.
 
Elasticidade da pele - para medir, aperte uma dobra da pele na lateral do pescoço e gire-a 90 graus. Você registrará o tempo necessário para que a dobra cutânea desapareça. Se essa dobra desaparecer em 2 a 5 segundos, o bezerro está entre 8 e 10% desidratado e assim por diante.
 
Tratamento oral - Fornece eletrólitos pela manhã, além da refeição. Além disso, forneça uma dose entre as refeições e dê outra dose à noite, além da refeição.
 
Tratamento IV - Quando um bezerro está 8 - 10% desidratado e tem um reflexo de sucção fraco ou nenhum, administre líquidos por via subcutânea ou IV. Consulte seu veterinário sobre o tratamento.

=> Aprenda muito mais no curso Bem-estar de bezerros leiteiros: boas práticas com resultados no presente e futuro. Esse curso é exclusivo para assinantes da plataforma EducaPoint. A assinatura garante acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 200!) por um preço único. Saiba como assinar
 
Calculando a quantidade de fluido
 
Não subestime a quantidade de fluido que os bezerros precisam para se reidratar. Use a porcentagem de desidratação que você determinou acima e o peso do bezerro para calcular a quantidade de fluido que eles precisam.
 
Para isso, siga os seguintes passos:
 
- Estime a porcentagem de desidratação
 
- Use a equação: peso x % de desidratação. Isso permite obter a quantidade de solução em quilos para terapia oral ou IV. 
 
- Cuide para reidratar várias vezes ao dia e continue dando leite.
 
Exemplo: 
 
Considere um bezerro de 36 quilos que tem diarreia fluida, com elasticidade da pele de 1 segundo e olhos levemente fundos. Pode-se estimar uma desidratação de 6% neste animal. Assim, a quantidade de fluido perdido que precisa ser reabastecido é 36 x 6% (0,06), que equivale a 2,16 quilos de fluidos.
 
* Baseado no artigo Assessing Calf Dehydration, publicado na California Dairy Magazine.
 
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures