ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como ter uma produção de leite sustentável em pequena propriedade rural?

EDUCAPOINT

EM 30/08/2019

7 MIN DE LEITURA

1
0
Os números mostram que a alimentação é responsável por mais de 50% do custo de produção de leite. Entretanto, com a implantação correta de pastagens, é possível reduzir os custos com alimentação e mão de obra do rebanho. Como um produtor de leite pode ter uma atividade sustentável em uma pequena propriedade?

De acordo com o pesquisador da Embrapa, Leovegildo Lopes de Matos, o produtor muitas vezes foca demais nos animais, esquecendo-se de focar naquilo que deveria ser o principal em uma propriedade leiteira: a produção de alimentos. Dessa forma, um produtor de leite que quer tornar sua atividade sustentável, precisa melhorar a produção de alimentos, focando em ter uma boa pastagem. Assim, é necessário primeiro garantir animais bem alimentados na propriedade antes de buscar adquirir outros animais.

Já para pessoas que estão começando agora uma produção leiteira, o foco também deve ser na produção de alimentos. Além disso, a busca deve ser por animais com preço médio de mercado, pois se investir demais em animais muito caros, não conseguirá fazer com que o sistema se pague.

Segundo o pesquisador, um produtor de leite é um indivíduo que faz agricultura de capim, como capim não tem tanto mercado, ele agrega valor passando pela boca do animal, colhendo leite. Para ele, comprar uma vaca que custa 4 mil reais não é um investimento, já que se o lucro obtido pelo leite produzido for de 10 centavos, o animal precisaria produzir 40 mil litros de leite para pagar por esse suposto investimento. Dessa forma, o produtor deve investir, mas o leite tem que pagar a aplicação e a tecnologia disponível para isso.

O produtor deve comprar novilhas ou vacas magras médias e inseminar com sêmen de animais leiteiros provados, para melhorar a futura geração de animais. Em três anos, esse produtor estará ordenhando a vaca que precisa ser bem alimentada. Portanto, o foco principal de uma fazenda leiteira precisa ser a produção de alimentos aos animais.

A maioria dos produtores de leite não tem como norma o orçamento alimentar anual para garantir forragem abundante de boa qualidade durante o ano todo.

Cuidados para implantar uma boa pastagem

A primeira coisa que o produtor precisa fazer é buscar uma assistência técnica para ajudar nessa tarefa. Deverá ser tomada amostra de solo da área escolhida para a pastagem, além de serem avaliadas questões como declividade, encharcamento, drenagem da área e, com a ajuda do técnico, eleger quais as forrageiras adequadas para cada um desses pontos. A correção do solo deve ser feita com base na análise. Após isso, deve-se manter um manejo adequado para tornar essa pastagem perene, sem a necessidade de renovação.

O uso intensivo de pastagens utiliza a técnica do pastejo rotacionado, permitindo o melhor aproveitamento do pasto, favorecendo a recuperação da forrageira adotada e evitando a degradação da pastagem. Esse pastejo aumenta a taxa de lotação (UA/ha) e a produtividade animal, com maior eficiência da região e redução de custos, viabilizando a produção para as pequenas propriedades, comprovando que mesmo em pequenas áreas é possível gerar uma boa produção leiteira. Os resultados de pesquisa da Embrapa a campo comprovam que com essa metodologia a lotação pode chegar a 15 UA/ha/ano.

Para a adoção desse sistema, são necessários planejamento, gerenciamento profissional, mão-de-obra qualificada, manejo adequado, assim como, instalações, conforto, sanidade e alimentação em quantidade e qualidade.

A técnica consiste em dividir o pasto em áreas de ocupação, quando os animais estão nos piquetes; e de descanso, com o tempo necessário para o crescimento da planta, que varia para cada espécie empregada. O tamanho do piquete difere conforme o número e tipos de animais – vaca, novilha e bezerra, e produção e consumo de forragem. Para ser bem-sucedida, recomenda-se a análise e correção do solo, a adubação das pastagens, a escolha da forrageira correta e o uso de cerca para a divisão dos piquetes. O rotacionado aproveita o pasto, tornando-o uniforme.

Manejo de bezerras

Outra questão que o produtor precisa ter em mente é planejar a criação de bezerras. Escolhas relativamente simples, porém mal tomadas comprometem a atividade. A primeira delas é a matriz e para isso um lembrete valioso: "a galinha poedeira moderna só não é menor que o ovo". A vaca leiteira do futuro tem que seguir o mesmo padrão. Ela é pequena, gasta menos energia e produz. Além disso, responderá como desejado se for bem alimentada, caso contrário, não.

"O futuro é uma vaca que trará não mais leite, mas lucro. A vaca não dá leite, ela o produz em um processo de transformação. A reposição começa a ser planejada antes mesmo do nascimento, quando o produtor define quais animais serão ordenhados de forma mais eficiente futuramente. A preocupação antecipada também define que tipo de touro ou sêmen a ser usado em três anos e meio e qual a raça ou grupamento genético comporão o rebanho futuro", frisa Leovegildo.

Após a escolha e o nascimento, os cuidados com a bezerra merecem a atenção, a começar pela ingestão do colostro, fase mais importante do processo. Os bezerros são totalmente dependentes do colostro e o seu consumo os ajuda a adquirir imunidade e está relacionado diretamente ao desenvolvimento das futuras matrizes. Além do fornecimento de leite (balde ou teta), três a quatro litros/dia, a bezerra pode consumir uma ração inicial no cocho, como farelo de soja e milho quebrado, para desenvolver o rúmen e, assim, desmamar mais cedo.

O manejo inadequado traz menor número de bezerras desmamadas e menor eficiência de seleção de novilhas de reposição, menor número de animais excedentes para a venda, maior taxa de mortalidade e aumento dos custos com medicação e animais com mais problemas de saúde, e menores taxas de progresso genético do rebanho.

Higiene

O uso do pasto rotacionado e o manejo de bezerras correto não são as únicas garantias de aumento na produção. A devida higienização é também preponderante. Falhas nessa etapa acarretam a contaminação cruzada, com a ausência do uso da caneca de fundo preto para identificação de mastite; a elevação da contagem bacteriana total, obtida com faltas na higiene de equipamentos e utensílios; a contaminação do leite com antibióticos, dentre outras.

A contaminação do leite durante a ordenha e suas condições de armazenamento até chegar ao laticínio são os principais fatores de perda de qualidade do produto. É uma tecnologia barata e que faz toda a diferença, capaz de reduzir a contagem bacteriana de 800 mil para 130 mil, registrada em estudos da Embrapa.

Seca

Algumas regiões do País sofrem anos consecutivos com baixos índices de precipitações. Seres humanos sofrem, plantas e animais acompanham. Todos os animais exigem cinco categorias de nutrientes – água, minerais, vitaminas, proteínas e energia. A água é oferecida 24 horas por dia; os minerais, um sal de boa qualidade no cocho cumpre a missão; e a vitamina é fornecida somente para bovinos confinados e sem exposição ao sol.

Já a proteína e a energia preocupam, mas são passíveis de ajustes. Na seca, a suplementação proteico-energética representa custo e as alternativas disponíveis, como grãos, silos, irrigação de pastagem, capineira, ração, feno e cana-de-açúcar possuem suas peculiaridades.

O zootecnista Frederico Olivieri Lisita explica que, principalmente, onde a seca maltrata a pastagem, a proposta é adotar forrageiras proteicas e regionais, na forma de feno, como bocaiuva, algodão-de-seda, parte aérea da mandioca; as capineiras de capim-elefante; e as leguminosas, como o feijão-guandu e a leucena.

Se quiser aprender mais sobre como fazer um planejamento alimentar eficiente em produção de leite a pasto, acesse o conteúdo completo do curso Planejamento alimentar para gado de leite em sistema de pastagem.

Neste curso, ministrado pelo Dr. Marco Aurélio Factori, Professor da UNOESTE e especialista no manejo de plantas forrageiras, você aprenderá como melhorar a produção de forragens, quais os fatores que interferem nessa estacionalidade e como as diferenças regionais afetam essa questão.
 
Você pode fazer a aquisição do curso individualmente ou optar pela assinatura que dá acesso a todos os cursos da plataforma. Hoje já são cerca de 155 cursos! Clique aqui para saber mais informações sobre os planos de assinatura!
 
Mais informações:
 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

Fontes consultadas:

Sucesso de atividade leiteira vai além de ajustes nos preços do mercado (https://www.boiapasto.com.br/noticias/sucesso-de-atividade-leiteira-vai-alem-de-ajustes-nos-precos-do-mercado/8318/3#.XWUm10XPzIU)

Prosa Rural - Produção de leite em pequenas propriedades rurais (https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/28637365/prosa-rural---producao-de-leite-em-pequenas-propriedades-rurais)



 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EDSON JORGE BRAIDO

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 02/09/2019

Como indústria leite de fora consegue ter ST. Beneficiado por São Paulo qual a lei do benefício ??

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures