ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

12 comportamentos altamente eficazes durante uma negociação

EDUCAPOINT

EM 26/07/2022

4 MIN DE LEITURA

0
0

Estamos o tempo todo negociando e não é diferente na atividade rural: uma série de pontos chave dependem de negociação, como por exemplo, o processo de vendas. Durante esse processo, é essencial ter uma postura e um comportamento adequados para alcançar os melhores resultados nas negociações.

Negociadores altamente eficazes e bem-sucedidos exibem comportamentos diferentes daqueles com menor sucesso. Quais são esses comportamentos que podem ser decisivos para alcançar bons resultados em uma negociação?

O consultor de vendas Simon Hazeldine listou 12 comportamentos desejáveis em uma negociação para que você possa se autoavaliar e encontrar pontos fortes para alavancar e lacunas comportamentais para se atentar e conter danos.

Confira:

1. Pensamento claro quando diante de conflitos

Apesar de nossos esforços, algumas negociações podem ficar tensas e acontecer divergências. Em alguns casos, um negociador pode deliberadamente provocar conflitos na tentativa de intimidar a outra pessoa, contudo um negociador eficaz não cederá devido à intimidação. Eles permanecem frios sob pressão e demonstram confiança em sua própria posição.

2. Autocontrole

Ligada à capacidade de pensar claramente no conflito está a capacidade do negociador eficaz de manter o autocontrole. Eles não se permitem perder a clareza ou se irritar com o comportamento da outra pessoa. Eles respondem adequadamente e consideram suas palavras cuidadosamente.

3. Planejamento

Hazeldine considera que 90% do sucesso de um negociador é resultado do planejamento e preparação feito com antecedência. O negociador eficaz usa um esquema estruturado para planejar e se preparar. Eles consideram todas as eventualidades e negociam com confiança como resultado desse planejamento e preparação.

Leia mais: Conheça os 7 pontos chave de uma negociação

4. Questionamento efetivo

Negociadores eficazes fazem grande uso de perguntas para coletar informações da outra pessoa. Eles as usam para testar e esclarecer sua compreensão, fazendo-as com propósito, tendo planejado antecipadamente quais informações precisam coletar, com o objetivo de entender a realidade na perspectiva da outra pessoa.

5. Ouvir com atenção

O comportamento que acompanha as perguntas é ouvir com atenção. Negociadores eficazes ouvem ativamente; eles não interrompem os outros e, muito importante, não pensam no que dizer a seguir ao ouvir a outra pessoa. Eles ouvem para entender e não para responder.

6. Cuidar das concessões

Conversa com o princípio de “dar para receber”. Isso acontece quando negociadores recebem algo de valor comercial igual ou maior em troca de qualquer concessão que façam. Eles condicionam todas as concessões – a outra parte tem que dar para receber.

Leia mais: Quando e como devo falar não em uma negociação?

7. Criatividade

Sempre que possível e prático, os negociadores eficazes apresentarão opções criativas que podem ajudar a negociação a avançar. Pensar “fora da caixa” pode impedir que os parâmetros da negociação se tornem muito confinados e restritos.

8. Paciência

Na negociação, geralmente é a pessoa com menos tempo que tem menos poder. Negociadores eficazes estão cientes disso e não permitem que a pressão do tempo seja usada para forçar sua mão. Eles sempre agem sem pressa, mesmo quando estão sob pressão em tempo real!

9. Flexibilidade

A capacidade de flexibilidade e adaptação conforme necessário durante a negociação é uma característica de negociadores eficazes. Eles são capazes de adotar uma série de diferentes estilos de negociação se necessário e são capazes de flexibilizar seu comportamento para melhor corresponder ao da outra parte quando isso for útil.

10. Mente aberta

Reservar um tempo para considerar outras possibilidades e opções é um comportamento positivo de negociação. Considerar diferentes perspectivas e soluções muitas vezes pode levar a acordos superiores. Negociadores eficazes exploram essas opções e as embalam de uma maneira que beneficie a si e à outra pessoa.

Leia mais: Por que é tão importante ter empatia em uma negociação?

11. Gerenciamento do valor geral do negócio

Negociadores eficazes saberão o impacto de seus resultados em cada estágio da negociação. Eles calculam os números à medida que novas propostas são feitas e exploradas; sabem o que custa cada concessão do ponto de vista deles e do outro. Eles consideram as concessões em termos do valor que elas fornecem e não apenas do custo de fazê-las.

12. Manutenção de um clima de negociação apropriado

Ao considerar cuidadosamente os comportamentos que exibem para a outra pessoa, os negociadores eficazes fazem contribuições ponderadas para estabelecer e manter um “clima” positivo para que a negociação ocorra. Eles evitarão exibir comportamentos que possam irritar e provocar a outra pessoa. A exceção seria quando, tendo considerado o equilíbrio de poder e as possíveis repercussões, eles optam por adotar uma abordagem de negociação dura e, em seguida, criar um clima apropriado (por exemplo, usando uma série de táticas de jogo de poder destinadas a minar a confiança da outra pessoa) que apoia o seu sucesso nesta estratégia.

Assim, fica o convite para que você avalie seu comportamento nas negociações que participa, identificando pontos fortes e de melhoria a serem trabalhados. Lembre-se de que estamos o tempo todo negociando, ainda que, muitas vezes, a negociação não seja por dinheiro. Além disso, todo negócio tem momentos cruciais e estar bem preparado para isso é essencial para o sucesso do negócio.

As informações são de Simon Hazeldine, traduzidas e adaptadas pela Equipe EducaPoint.

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures