FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Como aumentar a eficiência reprodutiva de rebanhos leiteiros?

EDUCAPOINT

EM 27/05/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0
O setor leiteiro passou por um processo de seleção genética nas últimas décadas muito mais voltado para a produção de leite do que para outras características, como saúde, conformação, entre outras. Além disso, muitos foram os avanços feitos nas pesquisas na área de nutrição visando aumento na produção de leite. Porém, o que se vê hoje em dia é que essa “vaca moderna”, que pode atingir um alto nível de produção de leite, está sendo associada a uma menor fertilidade e menor eficiência reprodutiva.
 
Porém, isso não é verdade! É possível ter uma alta eficiência reprodutiva mesmo em fazendas com alta produção de leite. Para isso, é necessário não pensarmos somente no manejo reprodutivo, passando a ter uma visão holística do que está acontecendo com essa vaca leiteira moderna. 
 
A vaca leiteira moderna passa por todos os desafios associados ao período de transição, comumente sofre de estresse térmico, precisa de um manejo adequado no período seco para não afetar a lactação subsequente, pode ter desordens metabólicas e nem sempre é fruto de uma seleção genética adequada (hoje, essa seleção está começando a mudar para características de fertilidade e saúde). 
 
Somente depois que os fatores acima forem bem trabalhados é possível entrar no manejo reprodutivo propriamente dito. Os objetivos desse manejo reprodutivo são:
 
- Sistematização do manejo reprodutivo;
- Intensificação do uso de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) no primeiro serviço;
- Reinseminar as vacas que ficaram vazias;
- Utilizar protocolos de IATF que otimizam a fertilidade.
 
Se tudo isso estiver acontecendo na fazenda, é possível obter:
 
- Altos índices reprodutivos;
- Alta taxa de prenhez aos 21 dias;
- Menor intervalo entre partos no rebanho;
- Maior produção de leite por vaca por ano dentro da fazenda;
- Maioria das vacas dentro do ciclo de alta fertilidade.
 
Para ajudar você a ter esse cenário bastante positivo em termos de manejo reprodutivo na sua fazenda leiteira, o EducaPoint acaba de lançar o curso Como aumentar a eficiência reprodutiva de rebanhos leiteiros
 
Nesse curso, o médico veterinário, M.Sc. Carlos Eduardo Cardoso Consentini, aborda diversos temas relacionado à eficiência reprodutiva em vacas leiteiras, desde os princípios mais básicos até a explicação detalhada de por que e como implementar um protocolo de IATF eficiente na sua fazenda. 
 
O curso pode ser adquirido individualmente e de forma vitalícia. Ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, que lhe dá acesso a mais de 180 cursos por um preço único! Saiba como assinar.

O manejo reprodutivo é chave para o sucesso de qualquer fazenda leiteira. Por isso, comece agora mesmo a aprender a fundo como aumentar a eficiência reprodutiva de suas vacas, implementando protocolos comprovados e eficazes!
 
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.