ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como o estresse por calor afeta as vacas leiteiras?

POR FERNANDA ANTUNES

EDUCAPOINT

EM 21/12/2023

4 MIN DE LEITURA

0
3

O calor se torna um dos fatores mais preocupantes nas fazendas leiteiras durante a estação do verão. Em algumas regiões do Brasil, as altas temperaturas prevalecem durante quase o ano todo, impactando diretamente no desempenho produtivo das vacas leiteiras.  

Qual a temperatura ideal para uma vaca leiteira?  

Muito se fala na temperatura em graus celsius para definir quando uma vaca entra em condição de estresse. Todavia, é errado pensar que apenas temperaturas acima de 28° C provocam estresse térmico nas vacas leiteiras.  

Hoje, um conceito muito utilizado para classificar as condições ideais e de estresse por calor para os bovinos é o Índice de Temperatura e Umidade (THI). O que a ciência nos revela, é que a partir de um THI>68, as vacas leiteiras entram em estresse por calor.  

Na tabela de THI abaixo, é possível observar que em uma temperatura de 23,5° C conciliado com a umidade relativa de 30%, atinge-se um THI de 68 e partir de uma umidade relativa de 40% a vaca já se encontra em condição de estresse térmico.

Tabela 1. Índice de temperatura e umidade  

Os bovinos são animais ruminantes, com sistema digestivo bastante peculiar, onde a base da digestão é por meio de processos de fermentação no rúmen, que geram uma quantidade de calor expressiva. A digestão de carboidratos, um dos substratos para a fermentação, é um dos principais causadores da produção de calor interno, impactando diretamente no aumento da sensação térmica.

O que é o estresse por calor em vacas leiteiras?  

O estresse por calor nas vacas de leiteiras ocorre quando a taxa de ganho é maior do que a perda por calor. A consequência direta na vaca leiteira é a saída da sua zona de conforto térmico, ou zona de termoneutralidade. Após a saída da zona de conforto térmico, a vaca começa a responder com algumas alterações comportamentais e biológicas. 

Quais os principais sintomas do estresse por calor nas vacas leiteiras? 

Além dos sintomas da ordem biológica e comportamental, algumas alterações no estado afetivo são consequências diretas nas vacas leiteiras por conta das altas temperaturas.  

Estados afetivos:  

  • Aumento da fome e sede; 

  • Aumento de fadiga, mal estar e frustração 

Funções biológicas: 

  • Respiração mais ofegante; 

  • Menor manifestação do estro; 

  • Menor produção de leite 

Comportamentos naturais:  

  • Agrupamentos em busca do melhor lugar; 

  • Procura por sombra 

Como reduzir e evitar o estresse por calor em vacas leiteiras? 

Algumas medidas de fácil implementação na fazenda podem e devem ser adotadas para minimizar o estresse por calor e, consequentemente, reduzir os prejuízos nessas condições: 

  • Água para consumo: deve-se o garantir o ótimo fornecimento de água em quantidade e qualidade. Os bebedouros de água devem ser constantemente limpos, com livre e fácil acesso para que os animais se desloquem até os mesmos sempre que necessário, além de ter adequada vazão para o rápido abastecimento.  
  • Sombra: a disponibilidade de sombra é de extrema importância em dias quentes, auxiliando diretamente na redução do estresse pelas altas temperaturas. Em sistemas de pastejo, as sombras devem ser de fácil acesso e com espaço suficiente para que todos os animais possam utilizar.  
  • Redução de distância entre piquetes e instalações: em sistemas de pastejo, recomenda-se que as distâncias entre os piquetes e as instalações para manejo sejam reduzidas nos dias mais quentes, evitando grandes deslocamentos dos animais. 
  • Ventilação: o uso de ventiladores, principalmente em sistemas confinados, é um grande aliado, promovendo a circulação do ar auxiliando no resfriamento por evaporação. A instalação de ventilador na sala de ordenha também é interessante, buscando minimizar ao máximo o estresse por calor no momento da ordenha.  

Imagem 1. Sistema de ventilação em confinamento Compost barn.

  • Sistema de aspersores: os sistemas de resfriamento por aspersores ou nebulizadores auxiliam de forma direta na redução do estresse pelas altas temperaturas. Podem ser instalados nas linhas de cocho para o momento do consumo de alimentos pelas vacas, assim como na sala de espera onde os animais ficam muito aglomerados aguardando o momento da ordenha.

Imagem 2. Sistema de aspersores na linha de cocho

  • Dietas: podem ser disponibilizadas dietas com fibra de melhor digestibilidade e utilizar fontes de energia não geram tanto calor, como a gordura (principalmente a saturada).   

O calor exerce uma influência direta no desempenho produtivo e reprodutivo das vacas leiteiras, impactando negativamente na imunidade do animal devido ao estresse e à redução no consumo de alimentos, tornando-o mais suscetível à outras enfermidades. Como resultado, as elevadas temperaturas acarretam prejuízos econômicos significativos na atividade leiteira. 

Com a ocorrência mais frequente de ondas de calor em diversas regiões do país, é extremamente necessário que todos os envolvidos na atividade estejam atentos as previsões do tempo com alertas de altas temperaturas, ao comportamento dos animais em dias quentes e realizar a observação constante das instalações com objetivo de identificar pontos de melhoria

 

Referências:  

Estresse por calor: o grande inimigo das fazendas leiteiras - Alexandre M. Pedroso. EducaPoint.

 

FERNANDA ANTUNES

Engenheira Agrônoma pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/CAV.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures