ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Neospora: um inimigo silencioso

EDUCAPOINT

EM 19/11/2019

8 MIN DE LEITURA

0
0
A neosporose bovina é uma enfermidade considerada uma das principais causadoras de aborto em ruminantes, ocasionando assim, falhas reprodutivas significativas. É causada por um parasita chamado Neospora caninum (N. caninum), que acomete bovinos, ovinos, caprinos, equinos, felinos, cervídeos e bubalinos.

Entretanto, estes não são caracterizados como hospedeiros definitivos, ou seja, o parasita não completa seu desenvolvimento nos animais citados, necessitando então de um hospedeiro completo para seu fechamento cíclico. Este hospedeiro definitivo são os canídeos, principalmente o cão doméstico, que é facilmente encontrado nas propriedades rurais com livre acesso ao rebanho.

Ciclo do protozoário

O ciclo do protozoário envolve três estágios infecciosos: bradizoítos, taquizoítos e os esporozoítos. Os taquizoítos e os bradizoítos são estágios intracelulares encontrados no hospedeiro intermediário, enquanto os esporozoítos se desenvolvem dentro dos oocistos no processo de esporulação.

Os taquizoítos são ovóides. redondos ou em forma de meia-lua. com o núcleo na posição central ou terminal e medem de 3 a 7/-Im x 1 a 5 ~Im,dependendo do estádio de crescimento e divisão e do plano de corte nos tecidos. Na Fig . 1 pode ser observado o cultivo do parasita apresentando a forma de taquizoíto.



Fig. 1. Taquizoítos de Neospora caninum obtidos em cultivo celular. Infecção da célula Vero por taquizoítas esféricos (a) e alongados (b) e com tamanhos diferentes. Taquizoítos unidos pela extremidade posterior (seta). Coloração de May-GrünwaldGiemsa. 1.000 X.

O estádio desse ovóide é o de multiplicação rápida, por endodiogenia, formando dois protozoários dentro de um taquizoíto. Na ausência de resposta imune do hospedeiro, os taquizoítos multiplicam-se continuamente, causando destruição progressiva das células e disseminação da infecção até a morte do hospedeiro.

Nos animais infectados, os taquizoítos encontram-se nas células nervosas, macrófagos , fibroblastos, células endoteliais, miócitos, células epiteliais dos túbulos renais e hepatócitos.

Nos bovinos, eles podem ser encontrados no cérebro, coração, fígado e pulmões de fetos, na placenta e na medula espinhal de bezerros. Os parasitas destroem as células nervosas do sistema nervoso central e dos nervos, alterando a condutividade das células afetadas.

Os taquizoítos não sobrevivem em solução de pepsina ácida, sugerindo que a maioria não sobreviveria na passagem pelo estômago, porém, existe relato de infecção em camundongos por via oral.

Os bradizoítos são organismos delgados de multiplicação lenta ou de latência, medem 6-8 x 1-2 pm, apresentam núcleo terminal a subterminal e são encontrados em grande número dentro do cisto tecidual. Os cistos representam uma infecção persistente, mantida sob controle pela resposta imune do hospedeiro.

Provavelmente com o início da resposta imune e a presença de outros fatores fisiológicos, os taquizoítos entram nas células e se diferenciam em bradizoítos, estabelecendo a infecção pela presença dos cistos. A formação dos cistos de N. caninum é pouco conhecida em qualquer dos hospedeiros relatados.

Os cistos de N. caninum geralmente são redondos ou ovais, podendo medir até 107 pm. A espessura da parede do cisto de N. caninum geralmente é de 1 a 2 pm, podendo medir até 4 pm, provavelmente dependendo do tempo de infecção.

O parasita encista-se no tecido nervoso (cérebro, medula espinhal, cerebelo, nervos), na retina e em músculo esquelético. Em fetos bovinos, são encontrados principalmente no cérebro. Nos bezerros com neosporose congênita, os cistos localizam-se no cérebro e na medula espinhal.

Os bradizoítos nos cistos são resistentes à solução de pepsina ácida e são infectantes por via oral para camundongos, gatos e cães, indicando que o carnivorismo é uma via de infecção de N. caninum.

Nas fezes recém-eliminadas de cães, os oocistos não esporulados medem 10 a 11µ de diâmetro, são esféricos a sub-esféricos, contêm um esporonte central e não são infectivos (Fig. 2). Os oocistos esporulam e tornam-se infectivos no ambiente após três dias, e contêm dois esporocistos (medindo cada um 8.4 x 6,1 11µ ), cada qual com quatro esporozoítas (7-8 x 2-3 11µ ) (Fig. 3). O núcleo dos esporozoítos apresenta localização central ou levemente posterior.




Fig. 2A. Oocisto de Neospora caninum. Oocisto não esporulado, com 11µ de diâmetro, contendo o esporonte, em fezes recentes de cão. Sem coloração. 400 X.
Fig. 2B. Oocisto de Neospora caninum. Oocisto esporulado, com 12µ de diâmetro, contendo dois esporocistos (seta), cada um com quatro esporozortas. A esporulação ocorreu após três dias. Sem coloração. 400 X

Experimentalmente, os cães não parecem ser bons hospedeiros definitivos de N. caninum, por causa do número reduzido de oocistos eliminados nas fezes e o período curto de tempo, sendo desconhecida a freqüência de eliminação durante a vida do cão.

Transmissão

Na literatura são citadas duas formas de transmissão, sendo uma pelo contato com oocistos esporulados no ambiente, fômites, alimentos e restos fetais. Outra forma de transmissão seria a vertical, ou seja, transplacentária, onde o animal ao nascer, já é hospedeiro do parasita, provocando perdas zootécnicas e falhas reprodutivas.

A transmissão vertical então é descrita como uma característica da doença que torna difícil o controle no rebanho. Alguns fatores como imunidade da fêmea, e período gestacional, ocasionalmente podem interferir no grau de infecção fetal.

Os bezerros persistentemente infectados são muito importantes na epidemiologia da enfermidade e constituem-se nos principais responsáveis pela manutenção do agente em um rebanho. Esses animais são clinicamente normais, são soropositivos e abrigam o parasita encistado em vários tecidos, sendo considerados portadores do agente. A reativação da infecção em fêmeas prenhes persistentemente infectadas, provavelmente devido à imunossupressão fisiológica da gestação, pode resultar em transmissão transplacentária do agente ao feto.

O aborto é a consequência reprodutiva mais evidente da neosporose em fêmeas prenhas e ocorre mais frequentemente no segundo trimestre de gestação. Porém, é importante ressaltar que nem sempre está presente e em alguns casos pode ocorrer apenas na primeira gestação, o que torna ainda menos visível a presença do parasita.



Fig. 3. Ciclo de vida parasitário de Neospora caninum.

Diagnóstico

O diagnóstico depende de uma combinação entre o histórico do rebanho, sinais clínicos e dados de laboratório. O quadro clínico sugestivo de neosporose é a presença de sinais neurológicos e de polimiosite em bovinos jovens. Em bovinos adultos, a ocorrência de abortos e o nascimento de bezerros natimortos são sinais sugestivos de infecção por N. caninum.

Os casos assintomáticos em bovinos e os sinais inespecíficos da neosporose dificultam o diagnóstico clínico da doença. Consequentemente, o diagnóstico laboratorial é imprescindível para confirmar uma infecção por N. caninum.

Para diagnóstico da neosporose em fetos abortados, é necessário a coleta de amostras específicas, como restos placentários, líquidos fetais, cérebro, coração e fígado. Já em animais adultos é necessária uma pesquisa de anticorpos no sangue, leite, colostro, fluidos vaginais e saliva. Testes sorológicos são comumente usados como ensaio de imunoabsorção enzimática (ELISA), reação da polimerase em cadeia (PCR) e exame de antiglobulina direto (NAT) em amostras de soro.

Ao conhecer a doença em seu rebanho, assim como várias outras, é necessário iniciar medidas de controle de infecção para que os animais presentes não venham a contribuir para a disseminação da doença. Se possível, o descarte voluntário de animais que possuem a doença é visto como uma solução plausível a longo prazo para controle.

Controle

O controle da doença consiste primariamente na identificação dos animais que possuem o parasita, para a quebra do ciclo, afim de Para evitar que ele seja transmitido, controle de canídeos na propriedade, de receptoras, controle sanitário de venda e compra e medidas higiênicas, são o caminho para o controlar a neosporose.

A recomendação para animais soropositivos é o descarte de modo gradativo, evitando prejuízos econômicos na produção. Eles e seus descendentes não devem ser mantidos na reprodução, para evitar a transmissão vertical do parasita no rebanho. Dependendo da prevalência da doença no rebanho, essa prática pode ser economicamente inviável.

Prevenir a contaminação de cães. pela remoção de tecidos infectados corno placentas, fetos e carcaças de bezerros que serviriam de fonte de infecção e evitar o acesso dos cães à carne crua constituem estratégias importantes para o controle da transmissão horizontal.

É preciso também evitar a contaminação de bovinos por oocistos eliminados pelos cães, reduzindo as possibilidades de contato dos bovinos com as fezescaninos. Isto é possível diminuindo o número de cães convivendo no rebanho protegendo locais de armazenamento de alimento e de água, removendo as fezes deles de locais como os cochos e bebedouros.

Deve-se também evitar o contato das vacas com fetos e placentas, para impedir a placentofagia. Em rebanhos leiteiros isto poderia ser feito com a separação do s animais no momento do parto.

Atualmente não existem vacinas disponíveis no mercado, o que seria uma ótima alternativa para o controle. Existem estudos que visam o desenvolvimento da mesma, e, uma vacina comercial existiu no mercado recente, porém foi retirada devido à sua baixa eficácia em ensaios no campo.


Se quiser conhecer mais doenças que afetam o sistema reprodutivo de vacas, acesse o conteúdo completo do curso Patologias do sistema reprodutivo: doenças uterinas e cistos ovarianos. Nesse curso, Ricarda Maria dos Santos (UFU), especialista no tema, ensina aos alunos quais as causas destas patologias, e as principais medidas de prevenção e tratamento.

Você pode fazer a aquisição do curso individualmente ou optar pela assinatura e ter acesso a todos os cursos da plataforma , que hoje são cerca de 160 cursos! Clique aqui para saber mais informações sobre os planos de assinatura!

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Fontes consultadas:

Neosporose bovina, um inimigo oculto da pecuária leiteira (https://www.milkpoint.com.br/colunas/grupo-apoiar/neosporose-bovina-um-inimigo-oculto-da-pecuaria-leiteira-215383/)

Anticorpos anti-Neospora caninum em bovinos, ovinos e bubalinos no Estado do Rio Grande do Sul. Cienc. Rural [online]. 2006, vol.36, n.6, pp.1948-1951.

Diagnóstico e Controle da Neosporose em Bovinos, ANDREOTTI, R.; LOCATELLI-DITTRICH, R; SOCCOL, V. T.; PAIVA, F. (https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/324070/diagnostico-e-controle-da-neosporose-em-bovinos) 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures