FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

9 habilidades essenciais que todo profissional do agro deve ter

EDUCAPOINT

EM 04/06/2020

7 MIN DE LEITURA

0
2
Todo setor exige um conjunto especializado de habilidades necessárias - e o agro não é exceção.
 
O setor agropecuário está enfrentando uma evolução tecnológica e a tecnologia agora se tornou mais central até mesmo para os papéis mais tradicionais do setor, resultando na escassez aguda de trabalhadores com as habilidades adequadas, de acordo com especialistas em recrutamento do setor.
 
Pesquisas mostram claramente que o conjunto de habilidades dos trabalhadores do agro melhorou nos últimos cinco anos, mas há áreas em que ainda há falta de conhecimento, experiência ou qualificação.
 
Lembrando que essas habilidades englobam todas as pessoas envolvidas no negócio do agro, que vão desde o proprietário da fazenda, passando pelos funcionários de todos os níveis, técnicos, veterinários, agrônomos, zootecnistas e consultores.
 
1) Adaptabilidade
 
As demandas dos consumidores vêm mudando ao longo do tempo e os profissionais do agro não podem ficar para trás. O próprio setor também está mudando rapidamente, com novos desafios constantemente se apresentando. Isso significa que os profissionais da devem ser capazes de enfrentar adequadamente esses novos obstáculos, adotando rapidamente novos métodos avançados pela inovação tecnológica, além de prever quais novos desafios virão
 
O que você aprende na escola pode ser diferente do que você aprende no trabalho. Por exemplo, uma coisa é estudar o solo na sala de aula - outra é entender o solo das diferentes regiões do Brasil e saber fazer o manejo correto em cada caso. 
 
 
2) Habilidades interpessoais
 
Para os profissionais do agro que trabalham na parte de gestão, as habilidades interpessoais são incrivelmente importantes. Eles são rotineiramente obrigados a interagir com os produtores que produzem matérias-primas e entregam esses produtos a outras empresas. Essas empresas enviarão o produto para outro local para posterior fabricação ou diretamente ao consumidor.
 
Esses profissionais também devem ser capazes de ouvir as necessidades de seus fornecedores e consumidores para garantir que todas as necessidades e metas sejam atendidas, desenvolvendo finalmente relações comerciais duradouras que contribuem para a longevidade.
 
A capacidade de negociar é incrivelmente importante no setor agropecuário. Agricultores, associações e os muitos grupos de defesa que os representam devem demonstrar coragem interpessoal ao entrar em diálogo formal e informal com órgãos reguladores independentes, principais partes interessadas e, claro, o governo.
 
As habilidades interpessoais também são chave dentro da fazenda, como ocorre em qualquer empresa. Cada setor da fazenda e do negócio do agro como um todo está inserido em uma engrenagem que funciona de forma coordenada. Todo trabalho é realizado por pessoas e se existem atritos e dificuldades dentro de uma equipe, a engrenagem não funciona corretamente.
 
Por fim, são necessárias fortes habilidades interpessoais para os envolvidos em relações públicas, vendas, publicidade ou uma área de especialização que depende fortemente de uma comunicação estratégica eficaz.
 
Saiba mais no curso:Comunicação persuasiva 
 
3) Habilidades de gestão e organização do tempo
 
Essa é uma habilidade que você provavelmente desenvolveu durante seu tempo na escola. Fortes habilidades de gestão e organização do tempo são um grande trunfo para a indústria agrícola.
 
Para os profissionais do agro que trabalham com logística, é essencial ter habilidades de organização. Esses profissionais têm a tarefa de garantir que as matérias-primas sejam transportadas, armazenadas e entregues adequadamente do produtor ao atacadista e consumidor. Não é incomum os profissionais do agro trabalharem com uma variedade de produtos, bem como uma variedade de produtores e inúmeros clientes. Em suma, fortes habilidades organizacionais podem ser um forte fator determinante no sucesso de alguém nesse papel.
 
A organização e a gestão do tempo também são importantes para os profissionais de campo - incluindo trabalhadores, produtores e operadores de máquinas. Como a maioria de seus produtos depende das estações do ano, eles devem levar em consideração fatores como condições climáticas, para garantir que possam atender às demandas dos consumidores e sustentar seus negócios durante a entressafra.
 
Saiba mais no curso: Gestão do tempo eficiente
 
4) Conhecimento de tecnologia
 
A tecnologia e a Internet das Coisas (IoT) chegaram ao setor agropecuário, com inovações como sensores de umidade para medir o conteúdo de água do solo, drones para monitorar o crescimento das culturas, irrigação inteligente, mapeamento de contorno de terrenos, auto de tração e tratores com GPS - para produzir alimentos de forma mais sustentável.
 
Isso não significa que você precise comprar todos os novos dispositivos que chegam ao mercado - mas o conhecimento de onde a tecnologia está indo, principalmente em termos de práticas agrícolas e pecuárias, é incrivelmente importante.Isso também significa que os profissionais do agro precisam adotar o desenvolvimento tecnológico.
 
Isso não significa, no entanto, que você deve pular em cada movimento que ouve - mas profissionais, principalmente proprietários e operadores de fazendas, devem sempre estar cientes do que as novas tecnologias podem oferecer e determinar se a adoção de novas técnicas, instrumentos e avanços é benéfica para suas necessidades específicas.
 
Saiba mais no curso: Agricultura e pecuária 4.0.
 
5) Conhecimento da cadeia de valor
 
Quando você está no setor agropecuário, precisa conhecer bem a cadeia de valor ou o processo de agregação de valor. A cadeia de valor envolve uma gama completa de atividades de agregação de valor necessárias para levar um produto ou serviço pelas diferentes fases da produção, incluindo a aquisição de matérias-primas e outros insumos. Isso pode ser facilmente alcançado por um software de análise da cadeia de valor desenvolvido para analisar e comparar os efeitos de diferentes opções de políticas para a agricultura e o desenvolvimento rural sustentável.
 
Saber como agregar valor ao seu produto será útil para você aprender a gerar mais lucro no seu negócio.
 
 
6) Manutenção de Registros
 
Foram-se os dias em que o setor do agro era uma indústria mais casual e desorganizada. Atualmente, o agro tornou-se um setor cada vez mais profissionalizado, base de muitos e lucrativos negócios.
 
Sendo assim, todo profissional precisa ter um sistema de manutenção de registros em funcionamento no agronegócio. Isso permitirá que eles tenham um fluxo sistemático de insumos e produtos em suas fazendas.
 
Ele também controlará os problemas financeiros que surgirem na fazenda, mostrando o fluxo de dinheiro dentro da empresa do agronegócio, ou seja, receitas e despesas.
 
 
7) Habilidades de organização
 
Independentemente do tipo de papel que você procura no setor do agro, os gerentes de contratação procurarão um candidato organizado, que possa permanecer na tarefa e trabalhar sob pressão. 
 
Você deve garantir que cumpra os prazos e que outras pessoas tenham conhecimento dos cronogramas dos projetos. Essa gestão dos projetos e dos prazos a serem cumpridos pode ser feita através de softwares, agendas eletrônicas, smartphones, agendas de papel, entre outros métodos. 
 
 
8) Habilidades no Microsoft Excel
 
Ter um excelente conhecimento sobre o Microsoft Excel pode desempenhar um papel importante no monitoramento de todos os desempenhos de sua empresa. O programa é muito simples e funcional, trabalhando com planilhas ideais para registrar rendimentos de campos e rebanhos individuais ao longo do ano. Depois de coletar os dados, você poderá analisá-los para detectar todas as partes da sua empresa que estão com desempenho abaixo do esperado.
 
Pequenas quantidades de dados podem ser analisadas visualmente. No entanto, quando você tem mais dados, geralmente é impossível avaliar a significância estatística de qualquer queda temporária no rendimento.
 
Saiba mais no curso: Excel: noções práticas de uso

9) Habilidades analíticas

Nos tempos atuais, quase qualquer um pode aprender como cultivar uma forrageira ou manejar o gado, mas boas habilidades analíticas são a diferença entre simplesmente saber o que fazer na teoria e pensar nas questões, além de executar bem as tarefas.

Excelentes habilidades analíticas permitirão analisar as situações mais difíceis, reunir novas informações e formular um plano que pode estar “fora da caixa”.

Saiba mais no curso: Habilidades essenciais para alcançar o sucesso.


=> Veja mais desses cursos exclusivos! Clique aqui e saiba como assinar!.

 


Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Fontes consultadas:

Want To Succeed In The Agriculture Industry? You’ll Need These 4 Important Skills (https://talentegg.ca/incubator/2015/02/16/4-skills-career-agriculture/)

Top 8 skills every agriculture professional should acquire in 2019 (https://www.indepthresearch.org/blog/top-8-skills-every-agriculture-professional-should-acquire-in-2019/)

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.