ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

5 razões para utilizar inseminação artificial em novilhas em sua fazenda

EDUCAPOINT

EM 08/06/2020

4 MIN DE LEITURA

0
2
A resposta para a pergunta "Por que inseminar novilhas?" é bastante simples: aumentar o número de novilhas geneticamente superiores disponíveis para reposição e venda. Certamente, existem muitas outras razões válidas para o uso da inseminação artificial (IA) de novilhas: maior taxa de concepção aumenta o valor do sêmen, facilidade de parto, controle da transferência de doenças reprodutivas, segurança, criação controlada, melhores registros e datas de parto precisas. 
 
O resultado final é que a IA de novilhas coloca o produtor de leite em uma posição em que tem muitas novilhas geneticamente superiores disponíveis para reposição e venda.
 
Confira abaixo 5 razões para utilizar a IA em novilhas em sua fazenda:
 
1) Vantagem genética
 
A vantagem genética da IA está bem documentada. Simplificando, as filhas de um touro médio que nascem por IA produzem mais leite do que as filhas de touros que fazem monta natural. A vantagem da IA é normalmente de 540 quilos por lactação para filhas maduras de touros Holandeses médios com relação às filhas de touros Holandeses que fazem monta natural.
 
Os produtores de leite não devem ficar satisfeitos com os touros médios e devem ser incentivados a criar novilhas com touros acima da média. Com uma pequena seleção, os produtores de leite devem esperar que as filhas geradas por IA produzam muito mais leite por lactação do que 540 quilos em relação às filhas que nascem após monta natural. 
 
O animal mais geneticamente superior em uma fazenda deve ser a novilha nascida hoje de uma novilha de primeira cria.
 
2) Resultados previsíveis
 
A IA permite que os produtores de leite prevejam a facilidade de parto, bem como a produção e o tipo de seu futuro rebanho com um razoável grau de precisão. As informações disponíveis nos touros de IA não estão disponíveis em touros de serviço natural, de modo que os produtores de leite assumem vários riscos desnecessários quando as novilhas são criadas a partir de touros não comprovados, através da monta natural.
 
3) Serve como uma "cultura alternativa"
 
Um tópico popular na agricultura é renda alternativa e culturas alternativas. A maioria dos produtores de leite poderia gerar aumentos substanciais na renda se fizesse um trabalho melhor na administração de vacas geneticamente superiores. É claro que isso requer reposições com animais geneticamente superiores. Além disso, a venda de novilhas extras de qualidade por um preço premium é uma excelente "safra comercial". 

Os produtores de leite que produzem suas vacas e novilhas e têm baixa mortalidade de bezerros, têm fêmeas geneticamente superiores mais do que suficientes para manter o tamanho do rebanho. Por exemplo, um rebanho de 100 vacas com intervalo entre partos de 12 meses, 10% de perda de bezerros e 100% de IA de vacas e novilhas tem 45 animais para reposição disponíveis a cada ano, mas precisa apenas de 30 animais de reposição (30% de descarte).

Esse produtor está em uma posição em que pode selecionar quais animais de reposição entrarão no rebanho e obter renda adicional com a venda das novilhas restantes. A outra opção seria adicionar as novilhas extras ao rebanho, permitindo que o produtor de leite descartasse vacas de baixa produção ou com algum problema, ou ainda, que  aumentasse o tamanho do rebanho.
 
4) Maior taxa de concepção
 
A IA em novilhas também é vantajosa porque a taxa de concepção das novilhas é mais alta que a de vacas. A taxa de concepção influencia o valor do sêmen; portanto, a concepção mais alta das novilhas faz do sêmen uma compra ainda melhor do que o sêmen utlizado em vacas.
 
5) Facilidade de parto
 
Problemas de parto (distocia) em novilhas sempre foram uma preocupação válida dos produtores de leite, principalmente dos criadores da raça Holandesa. A dificuldade do parto é onerosa pela morte de bezerros, além de perdas devido a despesas com assistência médica, diminuição da produção de leite e aumento dos dias abertos.
 
Muitos produtores de leite utilizam touros britânicos com novilhas Holandesas para reduzir as dificuldades nos primeiros partos. Esta não é uma boa prática de manejo. As informações sobre a facilidade de parto estão disponíveis nos touros da raça Holandesa utilizados para IA e podem ser utilizadas para tomar boas decisões ao decidir quais touros usar nas novilhas. Os produtores de leite agora podem ter o melhor dos dois mundos - genética superior e menos problemas no parto de novilhas.
 
* Texto baseado no artigo de  George Heersche, Jr., Ph.D., da Kentucky Cooperative Extension.


=> Quer saber mais? Assine os cursos do EducaPoint (mais de 180!)

Clique aqui e saiba como assinar!.

 
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
 
Fonte consultada:
 
Benefits of Artificial Insemination and Estrus-Synchronization of Dairy Heifers (https://afs.ca.uky.edu/files/benefits_of_artificial_insemination_and_estrus-synchronization_of_dairy_heifers.pdf)

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures