ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

3 fatores que influenciam na decisão da compra de alimentos pelos consumidores

EDUCAPOINT

EM 20/02/2020

3 MIN DE LEITURA

0
3
As escolhas do consumidor nunca foram tão holísticas. Hoje, o consumidor busca tudo o que está relacionado a determinado produto. Com o amplo acesso às informações que temos hoje, rapidamente o consumidor consegue descobrir como o alimento foi produzido e qual seu perfil nutricional. Mais do que isso, o que o consumidor consome hoje representa sua identidade, seus objetivos e seu estilo de vida.
 
Existem, no entanto, alguns fatores que são determinantes para a compra de um determinado produto de origem animal por parte dos consumidores. Esses fatores precisam ser levados em consideração por todos aqueles que trabalham com produção e venda desses produtos. 
 
Confira abaixo 3 dos principais fatores que influenciam as compras dos consumidores:
 
1) Embalagem e aspectos gerais
 
A embalagem é o primeiro aspecto que o consumidor observa na hora de comprar um alimento. Se a embalagem for atrativa, certamente o produto terá mais chance de ser adquirido.


Exemplo de embalagem de leite bastante atrativa
 
Porém, além da embalagem, alguns outros atributos inerentes ao produto também são bastante levados em consideração pelo consumidor no momento da compra. Para carnes, as características que são avaliadas na hora da compra são: cor, aroma, a presença de gordura e o corte. O consumidor de carne busca, após o preparo do produto, encontrar maciez, suculência e facilidade de preparo. Se esses atributos forem preenchidos de forma satisfatória, a chance de uma nova compra é maior.
 
Para o leite e seus derivados, os fatores mais observados são: cor, aroma e consistência (fator mais relacionado aos derivados). O consumidor espera sabor e frescor ao consumir leite e derivados.
 
Já para ovos, os fatores que são mais observados na hora da compra é a aparência da casca. A consumir o produto, o consumidor espera que a gema tenha um amarelo intenso e que a clara não tenha consistência líquida.
 
Outros fatores relacionados à embalagem e aspectos gerais incluem: transparência, o que significa que há expectativa de que tudo o que esteja no rótulo realmente esteja no produto; segurança alimentar e benefícios à saúde. 
 
⇒ Se você quiser ficar ainda mais antenado sobre as tendências para o futuro para o setor do agro, acesse o conteúdo completo do curso Agricultura e Pecuária 4.0, do EducaPoint. Adquira o curso individualmente ou aproveite e assine a plataforma EducaPoint, obtendo acesso a todos os cursos oferecidos (mais de 170!) por um preço único.
 
 
2) Preço
 
O preço também é um grande determinante da decisão de compra pelo consumidor. Não adianta o produto ter excelente qualidade, mas com um preço que o consumidor não está disposto a pagar. Alguns perfis de consumidores são mais orientados por qualidade, mas ainda existem muitas pessoas cujas compras são orientadas exclusivamente por preço. 
 
3) Praticidade
 
Hoje, as pessoas têm cada vez menos tempo disponível no dia a dia. Assim, alimentos com preparação mais fácil e rápida fazem a diferença. Estudos mostraram que as pessoas estão trocando refeições por snacks rápidos para otimizar o tempo. 

Exemplos de snacks que cumprem os requisitos de praticidade buscados pelo consumidor
 
As tendências no setor de alimentos estão mudando em uma velocidade muito rápida! Estamos vivenciando o surgimento de diversos produtos substitutos aos produtos de origem animal, como aqueles à base de plantas, e é necessário entender bem o que está acontecendo e para onde estamos caminhando.
 
Para ajudá-lo a entender e acompanhar as principais tendências no setor de alimentos de origem animal, o EducaPoint acaba de lançar o curso Tendências de consumo e a produção de alimentos
 
Neste curso, a Dra. em Zootecnia, criadora do Prioriagro, Eveline Alves, fala sobre a relação entre o consumidor e os alimentos. O curso aborda os fatores que influenciam na tomada de decisão de compra e como isso influencia a produção de alimentos, com foco em produtos de origem animal. 
 
Confira abaixo o convite feito pela instrutora:
 

Se você trabalha com a produção de alimentos de origem animal e reconhece a necessidade de entender cada vez melhor os fatores que influenciam as compras de alimentos pelos consumidores, não perca essa chance! Obtenha agora mesmo os dados mais atualizados sobre o tema e se prepare cada vez melhor para suprir as enormes demandas que vêm pela frente!

 
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures