FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dominância social de vacas e seus efeitos na produção de vacas em pastejo (parte-2)

POR JOÃO PAULO V. ALVES DOS SANTOS

COWTECH

EM 11/08/2003

2 MIN DE LEITURA

0
1
Na primeira parte deste texto (clique aqui para ler o artigo), abordamos a questão da dominância social de vacas em pastejo. Num primeiro experimento, as vacas foram subdivididas em dois lotes: animais a pasto e animais a pasto com suplementação de silagem. Foi possível associar a dominância social com peso vivo e volume corporal, ou seja, os animais mais pesados apresentaram comportamento mais agressivo em relação aos animais mais leves. De acordo com os dados avaliados, no primeiro experimento não houve correlação entre os fatores: dominância vs produção de leite.

Num segundo experimento desta mesma pesquisa, 72 vacas holandesas foram avaliadas quanto ao valor de dominância, seguindo a mesma proposta do primeiro experimento. Desta forma os animais foram classificados como dominantes e submissos (subordinados), em 2 grupos de 36 animais. Os tratamentos deste experimento foram:

Tratamento 1 - Vacas dominantes (36):

18 vacas pastejando separadas (individualmente):

  • 9 recebendo suplementação (feno)

  • 9 s/ suplementação
18 vacas pastejando juntas (grupo):

  • 9 recebendo suplementação (feno)

  • 9 s/ suplementação
Tratamento 2 - Vacas submissas (36):

18 vacas pastejando separadas (individualmente):

  • 9 recebendo suplementação (feno)

  • 9 s/ suplementação
18 vacas pastejando juntas (grupo):

  • 9 recebendo suplementação (feno)

  • 9 s/ suplementação
A pastagem foi a mesma do experimento anterior (Ryegrass - Lolium perenne L. Cv S23) e a suplementação de feno dos tratamentos foi fornecida em baias após a segunda ordenha do dia, durante 75 minutos. As vacas não suplementadas foram liberadas diretamente. Todas as vacas receberam 2kg de concentrado/dia, durante 15 minutos, após a ordenha da manhã. Foram realizados controles leiteiros semanais e 4 observações para avaliação do comportamento dos animais (com 24 horas de duração, cada).

Tabela 1.


De acordo com os dados acima, percebemos que a maior produção de leite ocorreu no grupo dos animais classificados como dominantes, quando comparamos as produções das vacas dominantes que pastejaram juntas com as vacas submissas que pastejaram juntas, o mesmo ocorrendo com os animais que pastejaram separados (dominantes separadas vs submissas separadas).

Quando comparamos o ganho de peso de vacas dominantes, percebemos um melhor desempenho nos animais mantidos separadamente, o mesmo não ocorrendo com animais submissos, cujo desempenho foi superior para vacas juntas em relação às separadas.

Tabela 2.


Comentários do autor: em função das diversas variáveis associadas ao sistema de produção de leite a pasto, a missão que visa estabelecer e caracterizar um padrão comportamental de bovinos leiteiros não é uma tarefa simples. De acordo com os dados apresentados, não foi possível associar o "grau de liberdade" (vacas separadas), ou maior disponibilidade/acesso a forragem, com melhor desempenho. Ficou claro o conceito de que animais dominantes, quanto ao padrão comportamental (separados pelo valor de dominância - DV - dominance value) no experimento, produziram mais leite, basicamente pela maior extensão da fibra no rúmen (maior tempo mastigando feno) e maior tempo pastejando. A elaboração de mais trabalhos conclusivos envolvendo o tema é de grande valia, principalmente no Brasil, em função do importante papel das pastagens nos sistemas de produção de leite.

Fonte: J. D. Science 85:51-59 (2002)

JOÃO PAULO V. ALVES DOS SANTOS

Espaço para artigos e debates técnicos expostos por especialistas e equipe de consultores.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint