FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Considerações na escolha de um vagão de ração completa

POR COWTECH - CONSULTORIA E PLANEJAMENTO

COWTECH

EM 07/07/2000

0
1
João Paulo V. Alves dos Santos

O objetivo da ração completa ou TMR ("total mixed ration") é promover uma perfeita mistura dos ingredientes da dieta, de modo que o concentrado fique perfeitamente misturado ao alimento volumoso, de forma que a vaca não consiga realizar seleção. Com isto, é possível considerar que o animal estará ingerindo a proporção correta de MS proveniente do volumoso e concentrado, sem riscos de acidose, situação comum em rebanhos cujo concentrado é fornecido separado do volumoso ou misturado de maneira ineficiente, promovendo uma alimentação irregular e desbalanceada (alguns animais consomem mais volumoso enquanto outros, mais concentrado). Diante à preocupação acima descrita, a escolha e utilização do uso de um vagão misturador passam a ser uma importante questão relacionada ao manejo nutricional.

Os vagões misturadores podem, a "grosso modo", ser divididos em duas categorias: verticais e horizontais. A escolha entre as duas opções não é tão importante quanto a qualidade da mistura e tamanho de partícula desejado, ou seja, é possível obter boas misturas nos 2 sistemas. Para determinarmos o cálculo do tamanho do vagão a ser adquirido, devemos considerar a freqüência de alimentação e tamanho dos lotes (incluindo possíveis oscilações), além da possibilidade de expansão dos mesmos. É necessário incluirmos todas as categorias animais que serão alimentadas, bem como a determinação da MS dos constituintes da dieta.

Para determinação do volume do vagão a ser adquirido, podemos consultar a tabela abaixo:

Figura


O valor mais comumente utilizado pelos fabricantes de vagões é de 0,14 m3/vaca/dia em dietas sem fornecimento de feno e 0,196m3/vaca/dia para dietas com 10% de feno. O produtor deve levar em consideração também, na aquisição de um vagão, sua durabilidade e estimar os gastos anuais de reparo e manutenção dos mesmos.

A adoção da TMR e uso de vagão é um componente crítico do programa de alimentação de um rebanho confinado. Devemos lembrar que o mesmo permite um ajuste refinado da dieta, pois muitos modelos possuem balanças, registrando com acentuado grau de precisão as quantias adicionadas de forragem e concentrado.

O bom senso e discernimento são importantes para perceber o melhor momento para avançar e evoluir. A aquisição de equipamentos e implementos tem como objetivo o incremento da produção e redução de custos. Por este motivo é necessário um planejamento visando o fornecimento de forragem, em volume e qualidade adequados. As definições do número de animais e potencial produtivo dos mesmos também são importantes componentes e fatores determinantes na eficiência do uso de vagões misturadores.

********


fonte: Hoard’s Dairyman, dezembro 1999

COWTECH - CONSULTORIA E PLANEJAMENTO

Espaço para artigos e debates técnicos expostos por especialistas e equipe de consultores.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.