Já imaginou um robô que anda automaticamente por sua loja, checando as gôndolas em busca de produtos que precisam de reposição? Ele já existe! Trata-se do robô Tally, criado pela empresa de tecnologia para varejo Simbe Robotics.
Veja o vídeo que demonstra o robô fazendo a auditoria:
Serviço de assinatura de entrega de alimentos
A empresa alemã HelloFresh - que já possui quase 1000 funcionários de acordo com o LinkedIn - está sendo destacada como uma empresa disruptiva na NRF 2017, a maior feira de varejo do mundo. Toda a semana os clientes da HelloFresh recebem produtos frescos em suas casas, para preparar receitas exclusivas que são enviadas como sugestão junto com os alimentos.
No Brasil existem alguns serviços como esse, porém mais especializados, como a Wine.com, que através de uma assinatura, entrega vinhos na casa de seus clientes. Há também serviços semelhantes para snacks saudáveis como barras de cereais, cervejas, e, até mesmo, lâminas de barbear.
A tendência está tão em alta que o serviço norte-americano de assinatura de lâminas de barbear, Dollar Shave Club foi comprado pela Unilever em 2016, por nada menos do que 1 bilhão de dólares.
Conclusão
Apresentamos algumas tendências tecnológicas que vêm sendo adotadas por supermercados e outros varejistas ao redor do globo. Algumas dessas tecnologias chegaram para ficar, e farão parte das nossas vidas por muito tempo, outras podem ser hypes e ficar por pouco tempo.
De toda forma, é muito importante estarmos atentos ao que está acontecendo e, numa busca constante para melhorar a gestão de nossas empresas e melhorar a experiência de compra de nossos clientes. Espero que você possa pensar sobre cada uma dessas tecnologias e avaliar se algumas delas pode fazer sentido para o seu negócio e para o momento que sua empresa está passando agora.
Confira as publicações anteriores clicando aqui.