Neste verão, vamos combater a mastite de um jeito diferente |
O verão está chegando! Com ele, também chegam a umidade e o calor. Essas condições formam um ambiente ideal para a proliferação bacteriana, além de aumentarem o estresse térmico que as vacas sofrem, reduzindo a imunidade. Essa combinação de ingredientes culmina em uma receita pouco apreciada pelos produtores de leite: a mastite.
Sabemos que as condições climáticas e seus efeitos no ambiente e nos animais são fatores difíceis de controlar. No entanto, já existem algumas ferramentas que podem auxiliar o produtor a passar pelo verão sem sofrer os prejuízos da mastite.
É o caso da cultura na fazenda, que pode trazer benefícios tanto para controle de mastite ambiental como contagiosa durante o verão.
A prevalência da mastite ambiental aumenta muito no verão, principalmente pela piora da condição de limpeza nos locais onde as vacas ficam. A boa notícia é que grande parte dessas mastites são ocasionadas por bactérias (por exemplo, coliformes) que apresentam alta taxa de cura espontânea; ou seja, a vaca consegue se curar sozinha em inúmeros casos.
Porém, a única forma de saber se a vaca se curou sozinha da mastite é fazendo cultura microbiológica. Ao realizar esse procedimento na fazenda, o produtor deixa de tratar as vacas com cura espontânea. Consequentemente, ele também deixa de gastar com antibióticos e com o leite dessa vaca que seria descartado. De acordo com os dados da OnFarm e diversas pesquisas, a taxa de cura espontânea pode chegar a 50%. É isso mesmo: imagine deixar de tratar metade das vacas que apresentam mastite clínica? É uma grande economia!
Por outro lado, a mastite contagiosa, causada principalmente pelas bactérias Staphylococcus aureus e Streptococcus agalactiae, a identificação rápida das vacas infectadas é ponto chave para o controle. É encontrando as vacas infectadas e segregando-as que conseguimos impedir as bactérias se alastrarem por todo o rebanho. Por isso, a cultura na fazenda ajuda muito nesses casos.
Com a tecnologia da cultura na fazenda é possível identificar as vacas infectadas por bactérias contagiosas em 24 horas. Então, quando chega o verão, o produtor pode encontrar e controlar casos de mastites contagiosas antes que inicie um surto.
Portanto, ainda está em tempo de você se preparar para o verão. Pensando nisso, a OnFarm está com condições mais que especiais neste mês de novembro. Confiram as promoções do nosso Projeto Verão:
Para quem já é um #OnFarmer: durante os meses de Novembro e Dezembro, a placa adicional ao plano será ofertada com até 37% de desconto, com valor unitário de R$ 19,90. A compra deve ser feita via loja (Clube OnFarm) no link store.onfarm.com.br.
Para quem ainda não é um #OnFarmer: Na contratação de um plano Mini (4 placas por mês), você recebe 8 placas por mês nos dois primeiros meses. Já na contratação de um plano Smart (8 placas por mês), você recebe 12 placas. Saiba mais clicando aqui.
Neste verão, vamos combater a mastite de um jeito diferente: conhecendo o nosso inimigo.
![]() |
GOSTARIA DE ADQUIRIR O PRODUTO OU PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES?Clique aqui e envie um contato diretamente ao nosso parceiro. |
5 |
DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS |
![]() |
5000 caracteres restantes
INSERIR VÍDEO
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado. SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe. |
![]() |
ROBSON STELLATOMARINGÁ - PARANÁ - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO EM 23/11/2020
Bom dia !
Ao se detectar a mastite e fazer a coleta para a cultura mantenho este animal no mesmo lote porém ordenhando o animal separadente e, aguardo o resultado para tomar a decisão de mante lo pois a mastite já se curou ou segrega lá para ser ordenhada no último lote em caso de contagiosas ? |
![]() |
EDUARDO PINHEIROSÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL EM 30/11/2020
Olá Robson. Excelente pergunta! Você pode fazer sim esse manejo que comentou, é uma excelente alternativa para reduzir o stress do animal. Algumas fazendas, que apresentam alta prevalência de mastite clínica causada por bactérias contagiosas, preferem já separar o animal no momento em que identificam a mastite clínica, pois existe uma grande chance de ser uma bactéria que pode ser transmitida para outra vaca. Então, dependendo da situação, separar o animal imediatamente também pode ser uma boa alternativa.
|
![]() |
ROBSON STELLATOMARINGÁ - PARANÁ - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO EM 23/11/2020
Bom dia !
Quando Eu fizer a detecção da mastite e a cultura. Nessas 24 horas mantenho animal do mesmo lote, separando o leite deste quarto e, aguardo o resultado para tomar a decisão de separar o animal no caso de contagiosas ou tratamento com antibióticos ? |
MILKPOINT É UM PRODUTO DA REDE AGRIPOINT
Copyright © 2021 AgriPoint - Todos os direitos reservados
AgriPoint Serviços de Informação Ltda. - CNPJ 08.885.666/0001-86
R. Tiradentes, 848 - 12º andar | Centro