ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Lecticia, da Fazenda das Palmeiras: "atravessamos por duas vezes um grande desafio com a mastite no rebanho"

POR LEONARDO BELLI DA SILVA

MSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITE

EM 22/06/2020

2 MIN DE LEITURA

1
5

A Fazenda das Palmeiras está localizada em Itabirito/MG e tem como atividade e receita a venda de leite. O rebanho é estabulado em free stall e possui uma média de 100 animais em lactação. Atualmente, são 106 vacas produzindo entre 3.200 e 3.250 litros dia no total, com média geral de 30 litros/animal.

Segundo a proprietária Lecticia Drumond Rocha, a propriedade sempre priorizou a venda de leite de qualidade. “Até 2010, além de proprietários da fazenda, éramos donos do Laticínios Ita, e pudemos entender como a qualidade do produto final demanda insumos de qualidade. Estávamos nos dois lados do negócio, compra e venda de lácteos, e entendemos que um leite de qualidade (CCS [Contagem de Células Somáticas] e CBT [Contagem Bacteriana Total] baixos, boa proteína e gordura) é fundamental na produção de bons laticínios e na redução de custos de produção, além de garantir alimentos saudáveis à mesa do consumidor final”.

Ela acrescentou que para garantir a qualidade do leite, acompanham de perto os boletins de análise gerado pelo Laticínios Ita. “Assim conseguimos agir de prontidão caso apareça alguma variável desfavorável, como aumento repentino de CCS e CBT. Além disso, fazemos treinamentos de procedimentos de ordenha, teste de CMT (Califórnia Mastite Teste) periodicamente e mantemos a revisão dos equipamentos sempre em dia”. Hoje, a CBT média da fazenda está entre 6.000 - 7.000 ufc/ml e a CCS, 200.000 cél/ml.

Desafios com a mastite

Como nem tudo são flores, Lecticia comentou que por duas vezes atravessaram um grande desafio com a presença de mastite no rebanho.

“Recentemente observamos um aumento repentino de CCS no rebanho. Fizemos uma cultura de todo o gado para detectar qual era a bactéria predominante a fim de combatermos ela com eficiência e rapidez. A maioria dos animais, apesar de não apresentarem sinais clínicos (sem inchaços e grumos no leite), positivaram para a bactéria Streptococcus agalactiae, uma bactéria altamente contagiosa. Através do resultado do laboratório, separamos os animais positivos e entramos com o plano de ação assessorado pela Patrícia Salles, consultora da MSD que nos deu todo suporte e assistência do início ao fim”.

De acordo com a produtora, Patrícia teve uma participação direta na solução problema que tirou o sono da equipe da Fazendas das Palmeiras. “Ela, além de nos assessorar com treinamento de equipe (que devido ao momento foi virtual, porém, de grande aprendizado), nos orientou a fazer exames em todo o rebanho em laboratório para agirmos de forma assertiva. Diagnosticado os animais contaminados e qual eram os agentes contagiosos, entramos com um tratamento efetivo para combate. Com os produtos da MSD sugeridos por ela, desde mudança de pré e pós dipping de ordenha, como também antibióticos e anti-inflamatórios, conseguimos agir ligeiramente e sem grandes traumas. Obtivemos uma recuperação da saúde dos animais, rápido reaproveitamento do leite e volta de receita para a propriedade”, finalizou.

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

LEONARDO BELLI DA SILVA

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUIZ HENRIQUE LANNA DRUMOND

CABO FRIO - RIO DE JANEIRO

EM 25/06/2020

O leite é parte da minha alimentação desde berço até hoje.Tenho visto algumas matérias que adultos devem evitar tomar leite.Sigo tomando tranquilamente mas vejo que muitos tiraram esse precioso produto do seu dia a dia e isso deve interferir na cadeia de consumo.Talvez seja interessante um trabalho de divulgação de esclarecimento e de motivação do saudável hábito.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures