ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MS: parceria de cooperação técnica fortalece cadeia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/09/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
O governo do Estado, por meio da Secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), firmou nesta quarta-feira (9), uma parceria inédita de cooperação técnica, voltada ao desenvolvimento da pecuária leiteira na região sul do Estado. O compromisso foi celebrado entre o executivo estadual e a Cooperativa Agroindustrial (Coopagril) e Organização das Cooperativas Brasileiras no MS (OCB/MS).

Segundo a secretária da Seprotur, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, a parceria visa estimular e apoiar o desenvolvimento quantitativo e qualitativo da pecuária leiteira no Estado. Contudo, neste primeiro momento, os trabalhos ficaram focados na região sul do Estado, onde a Copagril atua como compradora de leite.

"Queremos fortalecer esta cadeia, incentivando a organização dos produtores e promovendo melhorias nas condições de manejo sanitário e nutricional dos rebanhos", destaca a secretária, lembrando que o governo estadual receberá do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), recursos da ordem de R$ 6 milhões para adequação e melhorias na Agraer. "Ontem foram liberados os primeiros R$ 3 milhões destes recursos", adiantou.

O diretor presidente da Copagril, Ricardo Silvio Chapla, revelou que a intenção da cooperativa - que recebe diariamente em torno de 20 mil litros de leite de aproximadamente 700 produtores na região, sendo destes, 40% associados - é ampliar o número de cooperados e a captação. Um dos focos da Copagril será os assentamentos rurais, onde já há bons resultados, vocação e empenho na atividade leiteira.

Para o diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão, que conduzirá os trabalhos de difusão da cooperação técnica na bacia leiteira, a identificação da demanda de novos resfriadores, os trabalhos de assistência técnica e a elaboração de propostas e projetos de pecuária leiteira, poderão trazer reflexos positivos a sustentabilidade aos 72 mil agricultores familiares do Estado, já que o leite é uma atividade promissora em pequenas propriedades.

Levar o projeto para as demais bacias produtoras do Estado é justamente o interesse da OCB/MS. O presidente da entidade, Celso Régis, acredita que a cooperação técnica, que abrange todos os elos da cadeia produtiva, fortalecerá o tripé "produtor-tecnologia-mercado", e ainda, promoverá a profissionalização da atividade. "Nosso desafio é organizar os produtores e levar as demais bacias as experiências bem sucedidas deste processo", conta.

Com importantes projetos de assentamento rural instalados, logística favorável e já com resultados positivos na captação de leite, grandes indústrias lácteas nacionais apostam no desenvolvimento da bacia sul-mato-grossense. Um exemplo deste interesse foi constado com a presença do diretor presidente da Frimesa, Valter Vanzella, na assinatura do termo de comemoração.

As informações são do MS Notícias, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures