ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ES: produtores dobram produção de leite com mudanças de manejo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/04/2017

3 MIN DE LEITURA

2
0
Melhorando a alimentação dos animais e o manejo do rebanho, produtores rurais de 35 municípios do Espírito Santo têm conseguido, num período inferior a um ano, aumentar em até 100% a produtividade leiteira e de gado de corte em suas propriedades. Por meio do “programa capixaba de bovinocultura sustentável”, lançado em novembro de 2016, mais de 250 propriedades já vêm sendo monitoradas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Pecuaristas ampliaram produção de leite no Espírito Santo (Foto: Tatiana Caus de Souza/Incaper)
Pecuaristas ampliaram produção de leite no Espírito Santo (Foto: Tatiana Caus de Souza/Incaper)

Até o fim deste ano, a meta é atingir até 2 mil produtores, por meio também de palestras e eventos de capacitação. “É muito rápida a resposta do animal que passa a receber a alimentação adequada. Em menos de um ano, o produtor já vê o resultado”, explica o presidente do Incaper, Marcelo Suzart. Ele reforça que a produtividade das propriedades capixabas é menor do que a média brasileira, que já é baixa. “Só melhorando a alimentação e o manejo do rebanho, o produtor consegue dobrar a produção”.

Um dos maiores benefícios de quem adere ao programa é a orientação recebida sobre reserva alimentar. “O produtor tem que entender a importância da reserva para enfrentar os períodos de estiagem. O programa visa ainda a capacitação do produtor, a ampliação da assistência técnica e o desenvolvimento da cadeia produtiva”, diz o extensionista e zootecnista do Incaper, Lázaro Samir Raslan.

Parte significativa dos pecuaristas capixabas ainda não conta com estrutura e planejamento alimentar adequados nas propriedades. Além disso, muitos deles adotam sistema extensivo, ou seja, sem divisão de pastagem e com relevos acidentados. “No sistema extensivo, os níveis de produtividade geralmente são baixos, uma vez que os animais têm suas dietas limitadas ao consumo de pastos nativos, vivem soltos e sem maiores cuidados”.

Para enfrentar os períodos de escassez de alimentos para o gado, especialmente em épocas de seca, uma técnica simples e de baixo custo, denominada “silo cincho”, tem sido empregada para alavancar a produção pecuária no Estado. Cerca de 90% da produção monitorada pelo Incaper é leiteira e 10% é de corte.

A tecnologia é de origem italiana e aposta no armazenamento e conservação de forragens e volumosas. “É indicado para criadores com poucos animais, que desejam ou têm a necessidade de armazenar a produção de massa de suas capineiras, ou pequenas lavouras de milho, sorgo, milheto, rama de mandioca e cana-de-açúcar”, completa Lázaro.

No Córrego Oswaldo Cruz, em Ecoporanga, o produtor de leite Elis Pegoretti conta apenas com a ajuda do filho, Paulo Roberto, na produção e na entrega em um laticínio da região. Ao todo, cuidam de 16 vacas. Com o incentivo do Incaper, a família adotou a silagem. Cerca de 15 toneladas de comida são ensiladas, geralmente a cada 70 dias.

“Antes de usarmos o armazenamento de volumoso, a média das vacas era cerca de 3 a 5 litros. Hoje em dia são em média 8 a 10 litros por animal, com os animais consumindo somente volumoso. A nossa renda aumentou cerca de 40% por mês”, conta Elis. Na propriedade, a produção de leite varia de 90 a 160 litros recolhidos por dia.

A cidade de Ecoporanga é a maior produtora de leite do Estado, com uma produção média de 120 mil litros de leite por dia. Conta também com o maior efetivo pecuário bovino do Espírito Santo, um total de 202.917 cabeças, segundo o Idaf. 

As informações são do G1.

"Se você aproveitou o conteúdo do MilkPoint durante o ano de 2016, saiba que nossa equipe o preparou com toda a dedicação para você! Vote em nós para o Troféu Agroleite: nos dê esse presente! Clique aqui para votar no MilkPoint como melhor mídia digital"

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MAX ROCHA

BOM JESUS DO GALHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/04/2017

Gostaria de receber mais informações sobre como é silado, armazenado, de que material é feito essas formas ... Que me parecem um tipo de metalon ... Agradecido.



pecuariadeleitemax@gmail.com

rochalmax@
GERALDO G DA CUNNHA

CHÁCARA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/04/2017

informacao para quem mora no interior nos ajuda muito.obrigado a todos da milkpoint.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures