ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Acordo de Syngenta e ChemChina preocupa legisladores dos EUA

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/03/2016

1 MIN DE LEITURA

0
0
Legisladores nos EUA querem que o Departamento de Agricultura do país (USDA) ajude a avaliar o acordo de aquisição da suíça Syngenta pela estatal chinesa ChemChina, sob o aspecto da segurança nacional norte-americana. O senador republicano Chuck Grassley, de Iowa, disse que um grupo bipartidário de senadores dos principais Estados produtores vai buscar nos próximos dias um papel formal para o USDA na avaliação. Nas últimas semanas, o departamento vem demonstrando preocupação em relação ao negócio, avaliado em US$ 43 bilhões.

O acordo, anunciado em fevereiro, representa a maior aquisição realizada no exterior por uma companhia chinesa. O negócio, se concluído, vai realinhar o mercado global de sementes e pesticidas, num momento em que a China tenta modernizar seu setor agrícola, reduzir sua dependência de importações e enfrentar concorrentes ocidentais de longa tradição.

O negócio entre Syngenta e ChemChina está sendo avaliado sob o aspecto da segurança nacional pela Comissão sobre Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (Cfius, na sigla em inglês). A América do Norte é responsável por cerca de 25% da vendas totais da Syngenta. A companhia tem participação de 10% no mercado de sementes de soja nos EUA, e de 6% em sementes de milho.

A Cfius possui representantes de 16 departamentos e agências, que incluem o Tesouro e os departamentos de Segurança Interna e de Defesa, mas não o USDA. "Não estou dizendo que o investimento estrangeiro direto é ruim por natureza", disse o senador Grassley. "Mas devemos nos certificar, por meio da Cfius, de que não estamos autorizando a venda de uma parte muito grande de nossa indústria de alimentos, principalmente quando entidades controladas pelo governo como a ChemChina são as compradoras."

Segundo Grassley, ele e outros senadores querem que o USDA e a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) tenham papéis permanentes na Cfius. 

Leia também:

ChemChina oferece US$ 43 bilhões para ficar com Syngenta

ChemChina dá início à oferta pública para compra da Syngenta

As informações são do Estadão Conteúdo e Dow Jones Newswires. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures