FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Por que utilizar o sistema de confinamento na criação de ovinos?

PRODUÇÃO

EM 07/08/2008

5
0
O sucesso na produção animal exige a aplicação de conhecimentos e técnicas de manejo visando máxima produtividade e rentabilidade. Dentro deste contexto, a escolha do sistema de produção a ser adotado é de extrema importância, uma vez que o mesmo deve ir de encontro com os objetivos da criação, respeitando as condições ambientais, as peculiaridades de cada espécie animal e as exigências do mercado consumidor.

As condições climáticas dos trópicos são favoráveis ao desenvolvimento das plantas forrageiras, propiciando um elevado acúmulo de matéria seca e, consequentemente maiores taxas de lotação das pastagens. No entanto, de acordo com Amarante (2001), as lotações elevadas facilitam a transmissão dos parasitas favorecendo a ocorrência da verminose.

Além disso, estas mesmas condições ambientais, onde prevalecem alta pluviosidade e temperaturas elevadas, propiciam o desenvolvimento dos nematódeos, sobretudo o Haemonchus contortus, contribuindo para a manutenção de elevadas cargas parasitárias nas pastagens, o que limita a adoção do sistema convencional de criação, no qual o cordeiro permanece no pasto, ao pé da mãe.

Cordeiros mantidos em pastagem apresentam ganho de peso 40-60% inferior quando comparados com cordeiros confinados; além disso, o menor ganho de peso em pastagens ocorre devido à inabilidade de animais jovens consumirem quantidades adequadas de matéria seca e nutrientes (Jordan e Marten, 1968).

Segundo Dineen (1986), embora o sistema imunológico tenha ação sobre os parasitas, sua supressão pode ser observada nos cordeiros, na ovelha durante a lactação, em animais sob condições de estresse ou restrições nutricionais. Dentre as diversas categorias animal, as ovelhas no final da gestação e lactação e os cordeiros são as mais susceptíveis aos prejuízos causados pelos parasitas do trato gastrointestinal (Carvalho e Siqueira, 2001).

Siqueira (2001) recomenda redução no tempo de permanência dos cordeiros na pastagem, através da desmama precoce e terminação em regime de confinamento total, como solução para estes problemas típico de regiões tropicais úmidas.

A terminação de cordeiros em confinamento, quando adequadamente realizada, apresenta-se como um método eficiente na produção de carne.

Esta dica é um trecho do quinto módulo do curso Principios da nutrição em ovinos e caprinos de corte, que é instruido pelo M.Sc., doutorando do Programa de Ciência Animal e Pastagens da ESALQ - USP e engenheiro agrônomo, Clayton Quirino Mendes , e pelo zootecnista e doutorando em Ciência Animal e Pastagens pela ESALQ - USP, Rafael Camargo do Amaral.

Conheça a programação completa deste curso e Participe!

Se você quer saber mais sobre este assunto, confira também um artigo publicado no site FarmPoint:"Análise econômica de sistemas de produção de ovinos para carne"

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUIS CARLOS ARAUJO

PETROLINA - PERNAMBUCO - PRODUÇÃO DE OVINOS DE CORTE

EM 08/02/2013



  Estou precisando de uma orientação de como criar ovlhas em confinamento para

  para produção e posterior faze engorda dos borregos
GABRIEL SILVA ALVES

SÃO SEBASTIÃO DO PASSÉ - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/09/2012

CRISTOVÃO, 30kg?pensei que essa quantidade seria de bovinos...

abraço
CRISTOVAO

OLHO D'AGUA DAS FLORES - ALAGOAS - PRODUÇÃO DE OVINOS

EM 07/03/2012

qunatidade de massa seca por dia por ovinos de 30kg peso vivo. grato cristovao

MARILTON NUNES BAUER

FREI INOCÊNCIO - MINAS GERAIS

EM 25/10/2011

Olá! o capim aruana e realmente bom para a criação de ovinos? quantidade de kg por ha que deve ser plantada. Onde coseguir um ovino de qualidade para matrizes santa inês. obrigado.
GUSTAVO MAXIMO MARTINS

JACAREÍ - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/08/2008

boa noite Dr. Clayton,
quando nasce um cordeiro, qual o tempo que devemos que deixar com a mae para mamar o colostro? depois devemos separar e traze-lo qtas vezes por dia para mamar? quais os melhores prncipios ativos atualmente contra hamenonchus e a partir de que epoca devemos vermifugar os cordeiros?

obrigado pela atenção