FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Importância da inclusão de efeitos maternos na estimativa de parâmetros genéticos

PRODUÇÃO

EM 02/09/2014

1
0
Autoras do artigo: 

1) Priscilla Regina Tamioso – Curitiba/Paraná. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal do Paraná - UFPR.
2) Laila Talarico Dias – Curitiba/Paraná. Profa. Adjunta do Depto de Zootecnia da UFPR. 

Características de crescimento têm sido amplamente estudadas e usadas como critérios de seleção em programas de melhoramento genético, visto que apresentam coeficientes de herdabilidade variando de moderados a altos, e, assim, são passíveis de seleção direta. Com a finalidade de otimizar o ganho genético das mesmas, é fundamental o conhecimento dos componentes que as influenciam e a estimação da contribuição de cada efeito sobre o desempenho total do animal. Em outras palavras, é necessário particionar os efeitos genéticos diretos, ou seja, o potencial genético do próprio indivíduo, os efeitos genéticos maternos (por exemplo, a habilidade materna) e de ambiente permanente materno que agem sobre estas características.

Alguns autores reportam que os efeitos maternos são tão importantes sobre o crescimento de ovinos que a maior parte da variação do peso é atribuída a estes efeitos (SAFARI et al. 2005; RASHIDI et al. 2008), portanto devem ser incluídos nos modelos genéticos (MEYER, 1992). A definição do modelo estatístico mais adequado para determinação de parâmetros genéticos, como a herdabilidade, é de grande importância, pois, além de permitir a estimativa mais acurada dos efeitos que agem sobre determinadas características, é possível decidir também qual ou quais delas poderão ser usadas como critério de seleção. É válido ressaltar que, por considerar os dados do próprio animal e de seus parentes, em uma única análise, o modelo animal possibilita realizar a avaliação do indivíduo e de outros relacionados a ele (LÔBO, 2004).

Além disso, a inclusão dos efeitos genéticos maternos nos modelos genéticos é essencial quando o objetivo é estudar características de crescimento mesmo após à desmama, visto que a influência materna pode se prolongar em idades mais avançadas. Dessa maneira, se os efeitos maternos estão presentes, mas não forem considerados, as estimativas de herdabilidade tornam-se viciadas e inflacionadas, isto é, a variabilidade atribuída aos efeitos genéticos aditivos diretos (do próprio indivíduo) na realidade é devido aos efeitos maternos. Consequentemente, a eficiência da seleção torna-se reduzida.

Portanto, é evidente a importância da inclusão dos efeitos maternos nos modelos para melhor estimar parâmetros genéticos para características de crescimento, mesmo em períodos pós-desmama, indicando, assim, maior possibilidade de sucesso na seleção.

Referências bibliográficas

LÔBO, R.N.B. Metodologias aplicadas na estimativa de parâmetros genéticos e avaliações genéticas de caprinos e ovinos. IV Semana da Caprinocultura e Ovinocultura Brasileiras. Anais... Embrapa Caprinos, Sobral, 2004.

MEYER, K., 1992. Variance components due to direct and maternal effects for growth traits of Australian beef cattle. Livestock Production Science 31, 179–204.

RASHIDI, A., MOKHTARI, M.S., SAFI JAHANSHAHI, A., MOHAMMAD ABADI, M.R., 2008. Genetic parameter estimates of pre-weaning growth traits in Kermani sheep. Small Ruminant Research 74, 165–171.
SAFARI, E., FOGARTY, N.M., GILMOUR, A.R., 2005. A review of genetic parameter estimates for wool, growth, meat and reproduction traits in sheep. Livestock Production Science 92, 271–289.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FLAVIO SCHIRMANN

FORMIGUEIRO - RIO GRANDE DO SUL - OVINOS/CAPRINOS

EM 08/09/2014

Gostaria de obter maiores informações sobre este assunto. Mesmo não tendo um conhecimento mais aprofundado, considero de suma importância este estudo. Parabéns às autoras pela iniciativa!