FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Conceitos básicos sobre a nutrição de ovinos e caprinos

PRODUÇÃO

EM 13/11/2009

2
0
Os ovinos e caprinos, assim como os bovinos, são animais ruminantes, sendo dotados de um sistema digestivo bastante complexo e capazes de aproveitar os nutrientes presentes nas células vegetais. Devido a esta característica, as forragens são largamente utilizadas na alimentação dos ruminantes, seja na forma de pastagens, silagens ou fenos.

Considerando os princípios envolvidos na nutrição animal, é fundamental caracterizar adequadamente os alimentos, conhecendo sua composição, para que a alimentação do rebanho seja realizada da maneira mais satisfatória possível, do ponto de vista nutricional e econômico.

Conceitos básicos sobre nutrição

Para um melhor conhecimento sobre a nutrição animal alguns termos utilizados com frequência no dia a dia devem ser definidos, conhecidos e entendidos. Veja abaixo a definição de algum deles:

Alimento: material que após ser ingerido é digerido, absorvido e utilizado, fornecendo os nutrientes necessários para as atividades de manutenção, produção e reprodução dos animais.

Nutriente: compostos químicos que participam diretamente dos processos metabólicos, são necessários ao organismo, atendendo à exigências para manutenção corporal, bem como para produção. São fornecidos pelos alimentos.

Metabolismo: conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula. O metabolismo pode estar em estado anabólico, que é a síntese, ou seja, formação de compostos ou pode estar em catabolismo, onde há degradação, ou "quebra" de compostos.

Valor nutritivo: relacionado à capacidade de determinado alimento em fornecer as substâncias nutritivas que sustentem o organismo.

Valor alimentar: engloba o conceito do valor nutritivo somado ao consumo apresentado pelo animal.

Digestão: é o conjunto das transformações, mecânicas e químicas, que os alimentos sofrem ao longo de um sistema digestivo, para se converterem em compostos menores hidrossolúveis e absorvíveis pelo organismo.

Absorção: envolve os processos químicos e físicos relacionados com o transporte dos nutrientes pela membrana do intestino e seu transporte até a circulação sanguínea ou linfática.

Ração: é a quantidade de uma determinada dieta fornecida diariamente para o animal. Devemos tomar cuidado, pois geralmente chamamos concentrado de ração, e isto não é correto.

Ração balanceada: fornecimento de uma ração em quantidades necessárias para atender as exigências nutricionais mínimas conhecidas para cada categoria animal, em função da fase da vida em que este se encontra.

Ingrediente: qualquer matéria-prima que possa ser utilizada na composição de uma dieta.

Suplemento: alimento ou mistura de alimentos utilizada com outro alimento para melhorar seu valor nutritivo.

Núcleo: é composto pelos componentes minerais e vitamínicos do concentrado, podendo conter outros nutrientes e aditivos.

Premix: consiste dos componentes vitamínicos e/ou microminerais do concentrado, podendo conter outros nutrientes e aditivos.

Aditivo: substância intencionalmente adicionada ao alimento, com a finalidade de conservar, intensificar ou modificar suas propriedades, desde que não prejudique seu valor nutritivo. Exemplos: antibióticos, corantes, conservantes, etc.

Sal mineralizado: mistura de micro e macro elementos minerais com cloreto de sódio, para ser administrada isolada e diretamente aos animais.

Para utilizar todos estes conceitos, que fazem parte do módulo 1 do curso Princípios da Nutrição em ovinos e caprinos de corte, e aprender a balancear corretamente a alimentação de ovinos e caprinos, inscreva-se no Curso Online AgriPoint Princípios da Nutrição em ovinos e caprinos de corte, que terá início no dia 30 de novembro.

Os 5 módulos deste curso são baseados nos seguintes temas: Alimentos utilizados na nutrição de ovinos e caprinos; Pastagens na alimentação de ovinos e caprinos; Volumosos suplementares; Manejo nutricional de matrizes e reprodutores e Estratégias de alimentação para animais jovens.

Conheça abaixo a programação completa:



Este curso será instruído por dois especialistas em nutrição de ovinos e caprinos. Um deles é o engenheiro agrônomo Clayton Quirino Mendes, M.Sc., e doutorando do Programa de Ciência Animal e Pastagens da ESALQ, que desenvolve pesquisas na área de produção e nutrição de ovinos e caprinos. O outro é o zootecnista Rafael Camargo do Amaral, mestre em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), e atualmente doutorando em Ciência Animal e Pastagens pela mesma instituição, onde desenvolve pesquisas na área de conservação de forragens e nutrição de ruminantes.

Para saber mais detalhes sobre este curso acesse a página www.agripoint.com.br/nutricao-ovinosecaprinos

Inscreva-se agora mesmo!

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MAGNO XAVIER

SANTANA DO MATOS - RIO GRANDE DO NORTE

EM 07/08/2015

Quanto custa este curso em R$?
GUILHERME DA COSTA REIS

BELÉM - PARÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 20/11/2009

gostaria de parabenizar os organizadores deste site, e resaltar que é de suma inportância as informações que são passadas neste site e que tem contribuido para minha formação na minha condição de estudante de graduação em agronomia!