ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

"Stray Voltage" e a sanidade das vacas leiteiras

POR RENATA DE OLIVEIRA SOUZA DIAS

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/04/2007

3 MIN DE LEITURA

2
0
"Stray voltage", chamada no Brasil de voltagem perdida, é na realidade, um pequeno escape de corrente elétrica. A vaca é um animal capaz de perceber quantidades muito baixas de "stray voltage", o que pode desencadear estresse, redução da ingestão de matéria seca, distúrbios durante a ordenha, redução da produção de leite, afetando também a sanidade dos animais.

Os sintomas que indicam a presença de "stray voltage", na fazenda são:

- vacas que não entram com facilidade na sala de ordenha, hesitam ou fogem,

- vacas que não saem com facilidade da sala de ordenha, hesitam, ficam relutantes,

- vacas que permanecem irrequietas durante a ordenha,

- vacas que urinam ou defecam com freqüência na ordenha (comportamento incomum),

- vacas que interrompem a descida do leite, levando mais tempo para serem ordenhadas,

- sinais de que o úbere não foi completamente ordenhado, podendo levar ao aumento da incidência de mastite, aumento da contagem de células somáticas,

- caso as vacas sejam expostas à "stray voltage" enquanto se alimentam, elas irão evitar certas regiões do cocho e a ingestão de matéria seca poderá ser reduzida,

- quando a "stray voltage" está presente em um bebedouro, as vacas irão hesitar usar o bebedouro ou irão tentar lamber a água antes de colocar o focinho no bebedouro.

A reação dos animais à "stray voltage" varia de acordo com a quantidade de voltagem perdida. É importante destacar que os sintomas abordados acima são muito semelhantes aos sintomas de um equipamento de ordenha com problemas, falta de higiene do cocho de alimentação ou do bebedouro. Por isso, é indicado que quando houver suspeita de "stray voltage", seja realizada uma mensuração da voltagem perdida nos pontos chaves da propriedade.

Na época em que as instalações são projetadas e dimensionadas é muito importante pensar na rede elétrica. A rede de abastecimento de energia da fazenda leiteira precisa ter um bom aterramento. Uma alteração de corrente com uma "stray voltage" de 0,5 volt ou mais já é motivo de preocupação. Uma "stray voltage" menor que 0,5 volt é considerada normal.

A "stray voltage" causa um fluxo de corrente elétrica através do corpo da vaca, sendo que o casco do animal funciona como uma conexão com o solo; outras partes do corpo da vaca serão o ponto de contato com o local que oferece a dissipação de corrente, tais como: bebedouro, alicerce/poste, ordenha mecânica ou cocho de alimentação.

O voltímetro é o aparelho utilizado para mensurar a "stray voltage", devendo ter uma escala de 0 a 5 volts e graduado em 0,1 volt. É importante que o voltímetro seja operado com bateria, ficando independente de um ponto de energia, facilitando a sua utilização em todas as regiões da propriedade leiteira.

A redução dos pontos de "stray voltage" deve ser realizada, inicialmente, com apoio de um técnico da área. Todas as estruturas de metal ou equipamentos que as vacas têm contato devem ser corretamente aterrados. Pesquisas evidenciaram que as vacas lembram das áreas nas quais sofreram experiências desagradáveis e, por isso após a redução dos problemas de "stray voltage" de certas áreas, as vacas podem continuar a evitar o local, por certo período de tempo.

Mas, como a "stray voltage" pode estar sendo associada com problemas sanitários do rebanho? Na realidade, o que as pesquisas têm evidenciado é que o "stray voltage" compromete o comportamento da vaca. Com alterações do comportamento durante a ordenha (comprometimento da liberação de oxitocina, ordenha incompleta, deslocamento freqüente da posição do conjunto de teteira) há aumento da incidência de mastite.

Com a redução do conforto e o estresse causado pelo freqüente contato com a "stray voltage" podem ocorrer alterações na demonstração do estro, afetando a reprodução. Com a redução do consumo de água e de alimentos haverá comprometimento da produção de leite, dependendo a intensidade e da freqüência com que as vacas são expostas à "stray voltage".

Por fim, a redução da "stray voltage" nas fazendas leiteiras é uma medida que pode ser resolvida com simplicidade, mas que resultará em uma significativa melhora do conforto dos animais e irá contribuir para facilitar o manejo do rebanho. Além disso, após as correções das áreas com problema de "stray voltage", não é raro a notificação de aumento da produção do rebanho.

Fonte:

Bucklin, A.; Talbot, M.T.; Becker, W.J.; Bray, D.R. Stray Voltages In Dairies. Agricultural and Biological Engineering Department, Florida Cooperative Extension Service, Institute of Food and Agricultural Sciences, University of Florida. https://edis.ifas.ufl.edu.

Visscher, A.W. Alberta Dairy Management. University of Alberta. https://www.afns.ualberta.ca/Hosted/DRTC/Articles/Stray_Voltage.asp

RENATA DE OLIVEIRA SOUZA DIAS

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FERNANDA HOE

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 03/05/2007

Prezada Renata,

Já observei algumas fazendas com esse problema nos EUA, mas não sei da ocorrência aqui no Brasil. Você já viu algum caso aqui?

Atenciosamente,
Fernanda

<b>Resposta da autora:</b>

Prezada Fernanda,

Obrigada por enviar sua pergunta.

Sim, no Brasil tambem existem casos de stray voltage, o que ainda falta é a melhor divulgação do voltímetro e como utilizá-lo.

Muitos técnicos no Brasil já avaliaram e observaram a voltagem perdida, principalmente próxima à contenção da ordenha. Caso você tenha interesse em medir, procure primeiro em grandes confinamentos próximo à contenção, ou em sistemas de produção mais simples, procure próximo à saida da mangueira de água com pressão, aquela que geralmente realiza a limpeza em currais mais antigos.

Muito obrigada.

Com atenção,
Renata Souza Dias
ALEJANDRO URBINA MALAVER

EM 22/04/2007

Já tenho visto este problema aqui na Colômbia, porém não sabia o que poderia estar acontecendo, em alguns laticínios da Sabana de Bogota.

Parabéns.
Alejandro desde Bogota

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures