ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Prevenção: a bola da vez

POR RENATA DE OLIVEIRA SOUZA DIAS

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/12/2000

2 MIN DE LEITURA

0
0

Renata de Oliveira Souza Dias

A medicina humana enfatiza a cada dia a importância da prevenção. Você com certeza já ouviu as recomendações para comer frutas e verduras, fazer exercícios físicos diariamente, ...

Está na hora da medicina veterinária trabalhar nesta mesma linha. Afinal, prevenir as doenças de um
rebanho é uma alternativa mais barata e mais saudável do que trata-las.

Quando se fala de prevenção de doenças, os programas de vacinação logo vêm à tona. Entretanto, podemos considerar a vacinação como apenas "a ponta do Iceberg" num esquema preventivo de doenças. Produtores e Veterinários já sabem que quando se trata de prevenir um problema, não se deve pensar apenas na doença em questão e sim na nutrição, na instalação, no conforto animal, no equipamento de ordenha, no manejo, etc.

Tradicionalmente, a função de um Veterinário em uma fazenda leiteira era atender as emergências, realizar os exames reprodutivos, diagnósticos, cirurgias e tratamentos. Atualmente, entretanto, os Veterinários estão também envolvidos com o levantamento e análise dos índices do rebanho, com a indicação do tipo de instalação mais adequado para a saúde animal, com a determinação do manejo, com os planos de expansão da atividade e, sobremaneira, com a rentabilidade econômica da atividade.

A revista americana Bovine Veterinarian perguntou a Veterinários quais seriam as áreas de atuação do Veterinário em fazendas leiteiras que iriam reduzir nos próximos 5 anos: 33% responderam que seria o atendimento de emergência e 22% que seria o tratamento de doenças. Isso retrata a mudança de enfoque na maneira de conduzir a atividade e, com o expressivo aumento da competitividade, os Veterinários foram obrigados a se perguntar: "O que posso fazer para ajudar meus clientes a competir no mercado e quais serviços posso oferecer para ajudá-los a mantê-los na atividade leiteira?". Veja nas Tab. 1 e 2 os demais resultados das perguntas feitas pela revista Bovine Veterinarian aos Veterinários e Produtores sobre os principais enfoques para o futuro da atividade leiteira.

O programa preventivo ganha a cada dia maior importância, não só devido aos altos custos de tratamento, mas também devido ao aumento de doenças subclínicas (acidose, hipocalcemia, laminite, mastite) que causam várias perdas econômicas e são difíceis de serem determinadas. Quando o custo das principais doenças que acometem o rebanho leiteiro é computado, torna-se claro a importância do trabalho preventivo. Mas, os custos do programa preventivo também devem ser avaliados cuidadosamente, assim como suas chances de sucesso, para que no final haja uma real redução do custo de produção. Afinal, o objetivo de todos os esforços é melhorar a saúde animal, maximizar a produção de leite e aumentando a lucratividade da exploração leiteira.

Tabela 1. Pesquisa realizada com 1500 Produtores de leite e 1500 Veterinários. A todos foi feita a seguinte pergunta: Em quais áreas os Veterinários estariam mais atuando nos próximos 5 anos? Veja os resultados abaixo

 

Tabela 1



Tabela 2. Opinião de Veterinários e Produtores sobre quais serão as principais áreas de preocupação nos próximos 5 anos

 

Tabela 2

 

********



fonte: Dairy Herd Management, Dez. / 1999

RENATA DE OLIVEIRA SOUZA DIAS

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures