ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nitrogênio na produção e na nutrição da Braquiária Marandu

POR MARCO A. A. BALSALOBRE

E PATRICIA MENEZES SANTOS

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/11/2002

2 MIN DE LEITURA

2
0
No último artigo deste radar (Parâmetros indicadores do nível de nitrogênio na planta), foi ressaltada a importância dos métodos de diagnóstico e de predição da necessidade de adubação para se aumentar a eficiência de aplicação de fertilizantes, principalmente nitrogenados, em áreas de pastagens. Para isso, é necessário se determinar as partes da plantas e os indicadores mais adequados e que apresentam melhor correlação com a produção, assim como estabelecer parâmetros para a interpretação dos resultados para as principais gramíneas forrageiras utilizadas.

O gênero Brachiaria e, dentro deste, a espécie Brachiaria brizantha, tem se destacado em termos de área plantada no Brasil. Schiavuzzo et al. (2000) desenvolveram um experimento para determinar a fração da planta de capim-Marandu (Brachiaria brizantha cv. Marandu) a ser recomendada para a diagnose nutricional de nitrogênio e o nível crítico (nível de N para 90% da produção máxima) correspondente. O experimento foi conduzido em casa-de-vegetação, sendo que as plantas receberam as seguintes doses de N: 0; 14; 42; 126; 210; 294; 378; e 462 mg/l na solução nutritiva. No momento da coleta, as plantas foram separadas em: folhas não expandidas (folhas do topo da planta, sem lígula visível); lâminas novas (lâminas das duas folhas mais novas completamente expandidas, com lígula visível); lâminas velhas (lâminas das demais folhas completamente expandidas, com lígula visível); colmos mais bainhas; raízes. Para cada parte da planta foi determinado o peso seco e a concentração de N. Os autores observaram que: as produções de matéria seca da parte aérea e do sistema radicular aumentaram linearmente com a dose de N; a fração das plantas composta pela lâminas das duas folhas mais novas completamente expandidas foi a que melhor representou o estado nutricional de N do capim-Marandu; o nível crítico de N nas lâminas de folhas novas foi de 19 g/kg (Figura1).

Figura 1: Relação entre a concentração de nitrogênio nas lâminas de folhas novas e a produção de matéria seca da parte aérea do capim-Marandu.




Comentário dos autores: a identificação da parte da planta que melhor representa o seu estado nutricional é de extrema importância para o processo de diagnóstico. No caso do N, que é um nutriente móvel dentro da planta (ele vai das folhas mais velhas para as mais novas), este tipo de estudo torna-se ainda mais relevante. Para algumas culturas, como café, o processo de amostragem já foi padronizado, porém, para as plantas forrageiras, as recomendações ainda são bastante variadas. A padronização da amostragem é essencial para o desenvolvimento dos métodos de diagnóstico, pois facilita e acelera a determinação de parâmetros para a interpretação de resultados. É preciso, portanto, que o método de amostragem para gramíneas forrageiras seja padronizado e amplamente divulgado.

SCHIAVUZZO, P.F.; MONTEIRO, F.A.; LAVRES JÚNIOR, J. Nitrogênio na produção e na nutrição da Braquiária Marandu (compact disk). In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 37, Viçosa, 2000, Anais. Viçosa: SBZ, 2000.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PATRICIA MENEZES SANTOS

OUTRO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 03/06/2008

Prezado Fábio,
Existe bastante informação publicada sobre uso de nitrogênio em pastagens. Sugiro que você faça uma busca pelo portal "Periodicos" da Capes (www.periodicos.capes.gov.br) ou pelo portal Peri (https://www.esalq.usp.br/biblioteca/peri.htm).
Atenciosamente,
Patricia Santos
Embrapa Pecuária Sudeste
FÁBIO ANDRADE TEIXEIRA

ITAPETINGA - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/04/2008

Caros autores,

Parabéns pelo artigo. Gostaria de saber se existe algum artigo completo, sobre o tema: "doses de N na pastagem de capim brachiarão sobre a produção de leite", ou sobre um tema similar (outro espécie de brachiária).
MilkPoint AgriPoint