ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Manejo do capim tanzânia: qualidade x intervalo entre pastejo x época do ano

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/04/2000

1 MIN DE LEITURA

1
0
Marco Antônio Alvares Balsalobre e Patrícia Menezes Santos

O capim Tanzânia, adubado com 400 kg/ha.ano de nitrogênio, teve sua produção avaliada através da taxa de acúmulo diário de MS e da massa de forragem em cada pastejo (Tabela 1). Nota-se que o período de janeiro e fevereiro é o que apresenta a maior disponibilidade de forragem no momento do pastejo, assim com a taxa de acúmulo é maior nessa época.

Tabela 1 - Massa de forragem por pastejo (kg/ha) e taxa de acúmulo de MS do capim Tanzânia entre setembro de 1995 e maio de 1996. 1, 2

Tabela


O ciclo de pastejo do capim Tanzânia deve ser definido conforme a sua produção e sua qualidade, devendo-se procurar associar boa produção e boa qualidade da forragem. Fazendo-se uma análise da tabela 1 e da figura 1 pode-se concluir que os meses de maior crescimento também apresentam a menor qualidade (digestibilidade), nesse período portanto, o ciclo de pastejo deve ser reduzido para menos de 28 dias.

Associando diferentes períodos de descanso é possível se trabalhar com uma forragem de boa qualidade durante o ano todo, em torno de 60% de digestibilidade, como pode ser visualizado na figura 1.

Figura 1: Efeito do intervalo entre pastejos e do período sobre a digestibilidade da matéria seca em Tanzânia.

Gráfico

Fonte: Santos (dados não publicados).

Como qualquer forrageira, o bom manejo do capim Tanzânia é o que definirá o desempenho animal. Correa (1997) relata que animais Canchim e Canchim x Nelore apresentaram ganhos de 680 e 820 g/animal.dia, respectivamente para novilhas e garrotes durante o período das águas; com uma lotação média entre 5,8 e 6,4 UA/ha, promovendo ganhos por área de 803 à 909 kg/ha.

fonte: Marco Antônio Balsalobre e Patrícia Menezes Santos (PG-ESALQ/USP)

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EDSON DE ALMEIDA BRITO

EM 18/06/2016

Desejo formar uma pequena chacara para criaçao de ovinos,.caprinos e bovinos. Pretendo adquirir sementes recomendadas para tal finalidade.Oterreno fica localizado na serra de Luiz  Gomes no Rio Grande do Norte. Necessito de melhores orientaçoes sobre a formaçao de pastagem para tal finalidade  Obrigado.Edson Brito.


MilkPoint Logo MilkPoint Ventures