ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Identificação dos animais com os melhores genes

POR RAFAELA CARARETO POLYCARPO

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/03/2008

2 MIN DE LEITURA

1
0
O progresso genético em direção ao objetivo é alcançado quando são usados como pais, aqueles animais que possuem os melhores genes para as características de interesse. A identificação de animais superiores envolve o uso de informações que permitam a predição dos seus méritos genéticos, que são:

• O desempenho do próprio animal para as características de interesse e para as características correlacionadas geneticamente;
• O desempenho de animais aparentados, que de certa forma apresentam uma proporção de genes semelhantes aos do candidato.

A metodologia de modelos mistos (MMM), que consegue gerar predições de certos valores genéticos, permita a utilização dessas informações de maneira adequada. Na Austrália, por exemplo, para cada uma das espécies domésticas há uma avaliação genética nacional com base na metodologia de modelos mistos. As principais questões a serem definidas para a condução da avaliação são:

• Quais características devem ser avaliadas?
• Que dados ou informações e que modelos estatísticos deverão ser utilizados para a obtenção das DEPs (diferença esperada na progênie) acuradas?

Na tabela 1 estão listadas algumas características que geralmente são usadas nas avaliações para as diferentes espécies.

Tabela1: Grupos de características que normalmente são coletadas em programas de melhoramento de diferentes espécies na Austrália.


Em alguns casos, como por exemplo, para as características relacionadas ao peso, existem diferentes DEPs para os diferentes pesos. A informação de mérito genético dos animais pode ser obtida com base nas diferentes características que são importantes para o objetivo do programa de melhoramento. No entanto, surge uma questão prática: quais características contemplar?

Uma importante propriedade das soluções das equações de modelos mistos é que elas são regredidas de acordo com a quantidade de informação disponível de cada animal (as informações próprias e dos parentes). Com maior número de informações, DEPs mais acuradas são obtidas, o que permite maior ganho genético.

No entanto, os custos envolvidos na coleta de dados devem ser considerados. Conjuntos de dados bem estruturados também são importantes para a obtenção de DEPs mais acuradas. Como exemplo, temos:

• Em bovinos leiteiros, as empresas procuram distribuir as filhas dos animais a serem avaliados no maior número de rebanho possível. No geral, são registrados de cada filha: produção de leite, componentes do leite e algumas características relacionadas ao tipo.
• Na produção de carne em ovinos, programas de melhoramento requerem cada vez mais de seus participantes melhor qualidade dos dados registrados.

Em ambos os casos, a idéia é comparar os animais de forma mais acurada possível. A definição de estruturas de dados que propiciam comparações mais acuradas visa à obtenção de ganhos genéticos mais efetivos para os objetivos do programa e constitui-se em um desafio técnico na condução de programas de melhoramento.

Referências:

Robert Banks, Melhoramento Animal, Uso de Novas Tecnologias.

RAFAELA CARARETO POLYCARPO

Profa. Dra. Universidade de Brasília - UnB

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FABIO TAVEIRA SANDIM

CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/04/2010

No Caso do genoma, na escolha de touros jovens é 100% confiavel para produção de leite.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures