ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A sazonalidade da produção de leite ainda é a mesma?

POR MATHEUS NAPOLITANO

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/11/2021

2 MIN DE LEITURA

2
8

Nos meses finais do ano, historicamente, temos um aumento da oferta de leite no Brasil. Nesse período, aumentam as expectativas dos agentes do mercado sobre: quando ocorrerá esse aumento, qual será a magnitude desse acréscimo e, principalmente, qual será o reflexo desse crescimento no custo do leite matéria-prima.
 

A produção de leite na reta final do ano

Sazonalmente, o trimestre final do ano é o período de maior crescimento do volume de captação de leite no Brasil, principalmente puxado pelo aumento da produção nos estados da região central do país, como Minas Gerais e Goiás. Veja no gráfico abaixo, a representatividade do volume captado em cada mês frente ao volume total do ano.

Esse aumento de produção está diretamente correlacionado ao clima deste período. Nas bacias do Sudeste e do Centro Oeste, a sazonalidade da produção de leite acompanha a sazonalidade das chuvas, principalmente nas fazendas com predominância de exploração de sistemas de pastagens. Na primaveira/verão, quando as temperaturas são mais elevadas, volume de chuva maior e, consequentemente, maior oferta de pastagem, a produção de leite tende a aumentar.

Veja no gráfico 2 o comportamento da variação da produção de leite vs variação do volume de chuvas no estado de Minas Gerais, que comprova esta correlação entre chuvas e produção.

No entanto, com o avanço de sistemas de produção em confinamento e menor dependência de pastagens, como free stal compost barn, a influência das chuvas na produção diminui. Nesses sistemas, a curva sazonal de produção tende a inverter – pois é justamente nos períodos de clima mais ameno, que as vacas mais especializadas aumentam suas produções.

Esse processo pode ser observado no gráfico 3, que evidencia a tendência de diminuição na diferença entre o volume captado entre o 4º e o 3º trimestre dos anos, de acordo com dados da Pesquisa Trimestral do Leite do IBGE.

O que esperar de produção para reta final de 2021?

O histórico de sazonalidade nos mostra que a tendência de aumento da produção no trimestre final do ano ainda se mantém – apesar de ser cada vez menor.

Por isso, as expectativas de aumento mais significativo da produção nesta reta final do ano, que tem direcionado as baixas de preço ao produtor, podem não corresponder a nova realidade, fazendo com que as baixas planejadas sejam menores que o esperado.

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.
 

Leia também:

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ADRIANO SEDDON

ITAPEVA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 18/02/2022

Sem dúvida a disseminação dos confinamentos, principalmente do Compost, alterou a sazonalidade mas na maioria das fazendas de gado confinado ela existe por conta do estresse térmico. Nas fazendas que assisto e adotaram o resfriamento seguindo nossos projetos e orientação a variação de produção não é significativa, sendo a meta variações menores que 3%.
MATHEUS NAPOLITANO

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS

EM 18/02/2022

Olá, Adriano!

Sim, você tem razão. Conforme discutimos no artigo, a sazonalidade ainda é clara, mas esta diminuindo conforme surgem novos estratégias de produção e tecnologias (como o compost barn e sistemas de resfriamento).

Com a expansão dessas tecnologias (e incremento de outras tantas) possivelmente veremos esse perfil de sazonalidade continuar se transformando nos próximos anos.

Vamos acompanhar...

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures