O leite e seus derivados são produzidos de Norte a Sul e de Leste a Oeste, estando presentes em todo território nacional. Em meio a uma diversidade de culturas e características locais, construir uma narrativa própria e regionalizada é a proposta da Betânia Lácteos, atualmente, maior indústria láctea do Nordeste. Com uma atuação em todos os elos da cadeia produtiva do leite e uma história embasada em um viés nordestino, o leite Betânia carrega consigo uma forte narrativa regional.
A empresa movimenta uma cadeia de origem 100% local e processa, diariamente, mais de 1,1 milhão de litros de leite, sendo líder em vendas de leite UHT e de iogurtes no Nordeste.
"O propósito da Betânia é valorizar a família nordestina, alimentando o corpo e inspirando o coração. A empresa é totalmente comprometida em contribuir para o desenvolvimento da região e da cadeia de lácteos, oferecendo produtos de qualidade a preços acessíveis. Nós movimentamos toda a cadeia produtora local, desde a sua origem, trazendo prosperidade a todo o nosso ecossistema: parceiros, colaboradores, varejistas e o consumidor final," disse Bruno Girão, Diretor Presidente da Betânia Lácteos, em entrevista ao MilkPoint.
Foto: complexo industrial Betânia Lácteos, Morada Nova/CE, Fonte: Assessoria de Imprensa
Em relação ao campo, de acordo com Bruno, atualmente a Betânia conta com a parceria de mais de 3.500 famílias produtoras de leite, em cerca de 130 cidades do sertão nordestino. "Através do Instituto Luiz Girão promovemos e desenvolvemos a pecuária de leite no semiárido nordestino de forma sustentável, valorizando e proporcionando perspectivas melhores aos produtores de leite."
Segundo Bruno, o Instituto desenvolve ações para melhoria da qualidade do leite, incentivo ao uso de tecnologia no campo, planejamento forrageiro e reserva alimentar, microcrédito, assistência técnica e de gestão da fazenda, garantia de compra de toda a produção e a escola do Leite para formação de mão de obra qualificada. "Tudo que é captado no Nordeste é vendido aqui e, a cada 50 litros de leite captado, um emprego é gerado na região," explicou.
Foto: produtor de leite, Fonte: Assessoria de Imprensa
Recentemente, a Betânia "trouxe" os produtores nas embalagens de leite UHT. Girão explicou que essa ação chamada "Edição Família Betânia" foi pensada para consolidar e reforçar junto aos consumidores o compromisso da empresa de valorizar a origem e as famílias nordestinas, do campo à mesa.
"Foi, também, uma forma que encontramos de homenagear as famílias produtoras de leite do Nordeste. Através dessa campanha, conseguimos mostrar aos consumidores um pouco da história de vida desses produtores parceiros, por meio de narrativas reais e emocionantes, e o quanto a família é fundamental para a realização de sonhos," completou.
Além da ação Edição Família, Bruno lembrou que, em 2022, a Betânia completou 50 anos de trajetória ao lado das famílias nordestinas e comemorou homenageando as figuras-chave que caminharam lado a lado com a empresa na construção da sua história: os produtores de leite colaboradores, varejistas e consumidores finais.
"A história de Betânia é feita pelas famílias, com muito amor, coragem e fé no trabalho. Essa campanha foi uma forma de agradecer a todos que fizeram e ainda fazem parte dessa jornada, nos permitindo fazer parte da história do Nordeste e nos inspirando todos os dias para seguir com nosso propósito de valorização da nossa origem," disse Bruno.
De acordo com ele, os resultados das duas campanhas foram extremamente positivos para a marca com bastante engajamento nas redes sociais e grande número de visualizações dos QR Code estampados em torno de 30 milhões das embalagens de leite por campanha, que direcionavam para os vídeos com as narrativas e homenagens às famílias.
Foto: Edição Família Betânia, Fonte: Assessoria de Imprensa, Montagem: MilkPoint
Atualmente, com 6 unidades fabris e mais de 2.000 colaboradores diretos, a empresa disse entender possuir um papel muito importante de transformação na vida de milhares de famílias, não apenas oferecendo produtos, mas também gerando emprego e renda para os municípios onde está inserida.
"Hoje, estamos presentes nas prateleiras de mais de 57 mil pontos de venda em todos os estados do Nordeste, temos seis fábricas, localizadas no Ceará, Pernambuco, Bahia e Sergipe, e doze centros de distribuição."
Foto: linha de produção de leite UHT, Fonte: Assessoria de Imprensa
"Realizamos um trabalho estratégico constante para estar cada vez mais próximos dos consumidores em todos os nove estados do Nordeste, sempre atentos às necessidades do mercado, buscando oferecer produtos de qualidade com preços acessíveis, com embalagens e gramaturas que proporcionam economia para as famílias em toda a região," ressaltou o Diretor Presidente da Betânia Lácteos.
Para o futuro, de acordo com Bruno, a empresa pretende continuar atenta ao mercado para oferecer sempre as melhores opções ao público. "Temos um grande conhecimento do consumidor local, fazendo com que nossas estratégias sejam pensadas e desenvolvidas sob medida para eles," finalizou Girão.