ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Reivindicações dos produtores de leite paulistas aos candidatos a governador

POR MARCELLO DE MOURA CAMPOS FILHO

ESPAÇO ABERTO

EM 04/09/2002

4 MIN DE LEITURA

1
0

A Leite São Paulo apresentou ao Governador Alckmim e aos candidatos Paulo Maluf e José Genoino as causas da crise na pecuária de leite paulista e as reivindicações dos produtores, conforme documento anexo. Relacionamos a seguir o posicionamento dos candidatos com relação a essas reivindicações.



Candidato Governador Geraldo Alckmin

Em agosto de 2001, através do lider do PSDB na Assembléia, as lideranças de produtores de várias partes do Estado, que fundaram a Leite São Paulo, solicitaram reunião com o Governador. Fomos informados que deveríamos falar primeiro com o Secretário da Agricultura, e que se não fosse resolvido nosso problema, o Governador nos atenderia. Em 29 de agosto fomos atendidos pelo Secretário, que ouviu as reivindicações, mas não quis discuti-las, fazendo um discurso geral. Nessa ocasião foi entregue documento assinado por mais de 180 produtores com as reivindicações. Não satisfeitos com o atendimento do Secretário de Agricultura, em setembro foi solicitado formalmente a audiência com o Governador para o Deputado Sidney Beraldo, lider do PSDB, quando foi encaminhado ao Governador documento com detalhamento das reivindicações já apresentadas e sugestões de como as mesmas poderiam ser atendidas. O agendamento dessa reunião foi sendo protelado, até que em 18 de dezembro de 2001 os produtores, cansados de esperar, se dirigiram a Assembléia Legislativa de São Paulo, levando vacas leiteiras, para fazer seu protesto contra o Governador que não ouvia os produtores, e pedir apoio dos Deputados para o atendimento das reivindicações . Nessa ocasião o Deputado do PSDB Walter Feldman, Presidente da Assembéia, se pronunciou, dizendo que julgava as reivindicações justas e ia interceder para que a audiência do Governador com as lideranças de produtores paulistas fosse realizada ainda em 2001 ou logo no início de 2002. Mas nada aconteceu. Através do Deputado Duarte Nogueira foi agendada uma reunião com Clóvis Panzarini, da Secretária da Fazenda, onde mostramos que era necessário entrar na guerra fiscal, apresentamos a proposta consensada na Câmara Setorial de Leite para o ICMS do leite no Estado, e enfatizamos que a pecuária de leite paulista estava sendo destruída, sendo que nos últimos 8 anos passamos de 2º para o 5º produtor brasileiro. O Deputado Duarte Nogueira percebeu a gravidade do problema e pediu ao Clovis Panzarini que fizesse uma nota técnica com a melhor proposta para enfrentar essa guerra fiscal, que está acabando com o produtor paulista, e contribuindo para o desemprego e para a violência urbana em São Paulo, ficando ele próprio, líder do Governo, de conversar com o Governador sobre a decisão política de entrar na guerra fiscal. Essa reunião foi no dia 05 de agosto, e no dia 29 de agosto, falando com o Deputado Duarte Nogueira, ele me informou que o Governador não tinha ainda nenhuma definição sobre o assunto, mas agendaria uma audiência entre os dias 02 e 06 de setembro com o Presidente da Câmara Setorial do Leite de São Paulo, com representantes do Grupo de Trabalho da Câmara Setorias que fez as propostas sobre mudanças no ICMS e com as lideranças da Leite São Paulo.

Candidato Paulo Maluf

As reivindicações foram encaminhadas através do Deputado Wadih Helú, e o Maluf acertou de conversar com os produtores em São José do Rio Preto, durante a II Expolact. O candidato Maluf esteve conversando com as lideranças dos produtores e assumiu os seguintes compromissos:

* Se compromete a atender todas as reivindicações que dependem do Governador de São Paulo, inclusive participar ativamente da "guerra fiscal" na defesa dos produtores paulistas.

* Se compromete a se empenhar junto ao Presidente e Ministros nas reivindicações que dependem do Governo Federal.

* Prometeu que o Governo do Estado articulará com os munícipios e comprará leite para distribuir aos estudantes carentes, assegurando um consumo de meio litro por dia por estudante.

Candidato José Genoíno

As reivindicações foram encaminhadas através da Assessoria do candidato. O candidato respondeu da seguinte forma:

* Está de acordo com as reivindicações e assume o compromisso de adotá-las no seu governo.

* Com relação à "guerra fiscal" o PT defende que o Estado de São Paulo use sua força para acabar com a guerra fiscal, que é nociva tanto para os paulistas como para os brasileiros de forma geral. Mas em hipótese nenhuma será um governador omisso quando se tratar da defesa da economia paulista. Nesse sentido se compromete a adotar uma postura ativa, como pede o documento apresentado pela Leite São Paulo, e defender os interesses dos produtores paulistas na "guerra fiscal".

PS - Essas reivindições estarão também sendo apresentadas pela Leite São Paulo aos candidatos a Deputado Estadual, e pretendemos também divulgar no final de setembro os candidatos que apóiam ou não apóiam as reivindicações, bem como os que não responderam à consulta até dia 20 de setembro.

MARCELLO DE MOURA CAMPOS FILHO

Membro da Aplec (Associação dos Produtores de Leite do Centro Sul Paulista )
Presidente da Associação dos Técnicos e Produtores de Leite do Estado de São Paulo - Leite São Paulo

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

TITO LIVIO BARROSO FILHO

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/09/2002

Estive na assembléia quando da referida manifestação. Saí de lá com a impressão de que o esforço poderia ter algum efeito. Hoje, tenho a certeza que estava enganado; a política do PSDB para o setor não respeita o produtor de leite.

Necessitamos de uma política conservadora em relação aos outros estados. O que para alguns é guerra fiscal deveria ser encarado como proteção à economia do estado de São Paulo, o produtor rural, pôr falta absoluta de alternativa, continua nesta luta contra produtores de outros estados, beneficiados pôr isenções e outros benefícios.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures