ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Por que Robinho deve ficar

ESPAÇO ABERTO

EM 13/06/2005

3 MIN DE LEITURA

3
0
Por José Luiz Tejon Megido1

Auto-estima? Um espetacular motivo para a superação das dificuldades de qualquer povo. Porém, uma razão assim não convenceria o segmento mais realista do mundo dos negócios. A prática capitalista.

Ser mais um na história ou um inesquecível diferente? Bem, isso já excita. Reunir-se ao kaka, Cafu, Ronaldinhos, Amarildos, Julinhos Botelhos, Adrianos, Falcões, Romários... E depois retornar para acabar a carreira no patropi. Ou compor um seleto time de astros, os maiores do mundo de todos os tempos, dos Garrinchas e Pelés. Um deles só saiu para o alcoolismo. O outro só saiu no final da sua carreira, e foi o maior responsável pelo nascimento do próprio Robinho, na formação de garotos do Santos.

Para que os Robinhos fiquem, precisamos muito mais do que o desejo e a vontade nacionalista. Necessitamos de modernos e competentes brasileiros na liderança dos nossos destinos. Mas, como o planeta terra é uma mistura de circo dos horrores com mundo da fantasia, Robinho deveria ficar.

Se ele ficasse seria o nosso herói nacional. Enfrentaria o mundo dos sequestradores, dos que desejam ser alguém através do crime. Daria uma pedalada nos corruptos e corruptores. Iria na contramão da volúpia do ir fazer a vida no exterior, aumentando a ilusão de milhões que pensam que, para ser feliz, bastaria mudar de país. Importante mesmo é "mudar o país".

Na verdade, tudo é uma questão de realidade. Se Robinho não fosse especial no futebol do seu bairro em São Vicente, não seria no Santos, no Brasil e muito menos no mundo. Em palavras mais simples. Se você não é talentoso em Governador Valadares, não o será, num passe de mágica em Fort Lauderdale, Boca Raton ou Odessa...

Mas, a vida ensina. O tempo, infelizmente, o único fiel juiz. Como dizia Raul Seixas: "Meu Deus não quero ser perfeito, pode ser que eu seja eleito e alguém pode querer me assassinar!"

Algumas coisas curiosas acontecem. Robinho sem ter ido para o sonho do Real, aquele de Madrid, é hoje o maior destaque, a maior celebridade do futebol mundial. Jornalistas da Europa, do Japão, do mundo inteiro estão atrás da sua "transparência".

Se prestarmos bem atenção vamos ver que ele já é. Ele não será alguém se sair, se for. Ele, simplesmente já é.

Vamos agora a uma pergunta absurdamente racional: Robinho ganhará mais dinheiro, renome e prestigio mundial indo ou ficando? O conhecimento da história revela a verdade através da dialética - tese, antítese, síntese. Como na bolsa de valores, como nas commodities agrícolas.

Quando todo mundo joga suas cartas num lado é um bom sinal de que o outro vai surpreender. Parreira, querendo ou sem querer, disse algo "romântico", para muitos, ou de solidariedade para outros ou de compaixão, quem sabe:" Se o Robinho sair, será uma grande tristeza para milhões de jovens e crianças brasileiras". Viva Carlos Alberto Parreira. De espírito ainda viveremos por bilhões de anos.

Mas, não é só isso. Robinho, nas carências nacionais é a nossa Coca-Cola, nosso BMW, o Armani, Porsche, Nokia, Microsoft... Precisamos cada vez mais de Ambev´s, Daslus, Votorantins, Vales do Rio Doce, Gerdaus, Boticários, Naturas... Uma nação se constrói com a transformação das duras realidades em sonhos atingidos. E, sempre, pelo seu próprio povo. Pelos que não tinham alternativas mais fáceis.

Precisamos dos Robinhos. Pelé ficou um pouco mais sozinho, o filho do Rei não seguiu o seu caminho. E, atire a primeira pedra, aquele que não tiver pecado! Precisamos despertar a criatividade, a diferença e a excepcionalidade positiva dos milhões de brasileiros Robinhos que habitam nossa nação.

Na verdade, verdade mesmo, não é atrás do Robinho que estamos. Não é para ele que estamos clamando, torcidas de todos os times, para que fique. Esta convocação é uma angustia e um desejo interno. Íntimo. Uma voz que fala com a nossa consciência e com o sentido da vida de cada um dos brasileiros. Fica povo brasileiro. Da um show de bola e de vida. Vamos povo brasileiro. Você não precisa ir embora para ser alguém, ou ser feliz.

O Fica Robinho traduza-se por "Eu quero continuar do meu país, este é o meu lugar". Utopia para alguns, coisa fora de moda para outros, a única alternativa para milhões.

Fica Robinho, você pode ser a síntese!


____________________________
1José Luiz Tejon Megido, mestre em educação, arte e história da cultura pela Universidade Mackenzie. Professor da ESPM e FGV.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CARLOS ROBERTO FURLANETTO

BAURU - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 21/06/2005

Prezado Prof<sup>o</sup>,



Boa tarde!



Excelente seu artigo. Se me permite irei tirar cópias e espalhar pelos murais do nosso campus.



Texto assim é que nos encorajam a trabalhar e continuar lutando descentemente pela grandeza da nossa pátria.



Abraços.



Carlos Roberto Furlanetto

Técnico de Laboratório

Laboratório de Refrigeração e Ar Condicionado

Dept<sup>º</sup>. Eng<sup>ª</sup>. Mecânica

UNESP/Campus de Bauru

JOÃO MARCOS GUIMARÃES

CARRANCAS - MINAS GERAIS

EM 17/06/2005

O professor José Luís nos mostrou de maneira clara a vontade nossa, brasileiro que não rouba, que não tem mensalão, enfim que não é corrupto, de não termos que sair do nosso país para mudar de vida. Iremos à procura de saúde, educação, segurança, uma vida melhor. Se nos prepararmos bem poderemos mudar este cenário. A demora será grande, mas este sonho não é, de todo, impossível.



Ficaremos!!! O Brasil precisa de nós, iremos mudá-lo.



João Marcos Guimarães
MAURO RIBEIRO

GUARUJÁ - SÃO PAULO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 15/06/2005

Show de bola este artigo, parabéns ao professor José Luiz, esta matéria deveria ser publicado em vários órgãos da mídia porque traduz em poucas linhas o sentimento de milhões de brasileiros.



Falar nisso, que orgulho ser brasileiro.



Um abraço,



Mauro Ribeiro

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures